Confira declarações dos pilotos após segundo dia de testes coletivos da F1 na pista da Espanha

Valtteri Bottas liderou o dia de encerramento dos testes coletivos da F1 em Barcelona. Se a Mercedes ficou em primeiro com o finlandês, a rival Ferrari ficou em segundo, mas com um piloto que não está na categoria: Antonio Giovinazzi. McLaren, Force India e Haas completaram o top-5 na Espanha

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O último dia de testes coletivos em Barcelona não foi dos mais agitados – lembrando o próprio GP da Espanha do úlltimo domingo. Isso não impediu as equipes de testarem detalhes, analiserem suas ideias e cumprirem seus cronogramas, é claro.

Na questão dos tempos, Valtteri Bottas liderou a parte da manhã e, mesmo não melhorando seu tempo durante a tarde, acabou liderando o dia. A Mercedes teve companhia da Ferrari – mas não com os pilotos titulares, e sim com Antonio Giovinazzi, que também aproveitou a manhã para anotar seu melhor tempo.

Outros jovens pilotos aproveitaram o tteste para se destacarem: Lando Norris, no finalzinho do dia, conduziu a McLaren ao terceiro melhor tempo. Nikita Mazepin, da Force India, foi quem melhor rodou na parte da tarde e, consequentemente, chegou ao top-5 na quinta posição – Kevin Magnussen levou sua Haas ao quarto lugar.

Outro que aproveitou paa conquistar muita quilometragem foi Robert Kubica. O piloto reserva da Williams fez o oitavo melhor tempo do dia em 123 giros completados.

Nikita Mazepin (Foto: Force India)

Confira as declarações dos pilotos que falaram após os testes:

Valtteri Bottas, primeiro: Bottas fala em dia "bem interessante" com acerto diferente e celebra: "Cumprimos o programa com tranquilidade"

Antonio Giovinazzi, segundo: "Realmente aproveitei o dia. A última vez (que havia andado de F1) havia sido no primeiro treino livre em Abu Dhabi (2017), e no TL1 você só pode dar 10 voltas, mas esse aqui foi um teste apropriado. Acho que conseguimos muitos dados e isso é bom para também compararmos com os dados que temos dos simuladores. Foi um dia muito positivo e obrigado à equipe, fizemos realmente um grande teste. Estava um pouco doente, mas ao final fiquei bem, então segui até o fim. Foi importante finalizar o programa,  dar todos os dados à equipe, esse era meu ponto principal." 

Lando Norris, terceiro: "Hoje foi mais sobre testes aerodinâmicos. E também sobre manter o carro na pista, o que eu não consegui muito. Rodei na entrada da curva 12, mas nada grave. Com essas atualizações vamos para Mônaco, existem algumas coisas em que a equipe ainda trabalha que serão importantes para as próximas corridas. Sair da F2 para cá é, ainda, um passo gigante, e leva tempo para que eu me acostume. Existem coisas em que definitivamente devo trabalhar, mas o carro segue muito bom para pilotar. Me dá confiança pilotar e não achar que o carro está no limite ainda. Esse teste foi uma ótima oportunidade para me atualizar do carro e do novo motor. É ótimo que eu possa mostrar para a equipe o que eu posso fazer, mas vejo mais como uma oportunidade de aprender e me desenvolver, aprender com Stoffel (Vandoorne) e Fernando (Alonso) durante os finais de semana de corridas, do que provar que sou rápido."

Kevin Magnussen, quarto: "Tive um bom dia hoje. A gente testou, principalmente, os pneus. Foram várias coisas interessantes feitas. Nós tivemos um problema no final, infelizmente acabamos mais cedo o trabalho. Vamos ver o que rolou. No entanto, bom dia em quilometragem e entendendo os pneus".

Nikita Mazepin, quinto: "Sempre um prazer estar no carro e, como sempre, tentei dar o melhor de mim e da maneira mais profissional. As condições são muito diferentes em comparação com a última vez em que conduzi o VJM11, durante o inverno. Sinto muito melhor o carro e desde o primeiro momento senti as melhorias. Tinha meus pontos de referência do simulador, então não era tudo novo para mim, mas me senti muito mais cômodo do que no inverno. Nosso programa de hoje incluía uma mescla de stints curtos e longos e testes com os pneus macios e hipermacios. Tivemos um pequeno problema de manhã que nos impediu de andar o tanto que gostaria. Por sorte recuperamos tudo na sessão da tarde.”

Valtteri Bottas (Foto: Beto Issa)

Jack Aitken, sexto: "Foi uma experiência incrível conduzir um carro da F1 pela primeira vez. Foi uma pequena surpresa me adaptar tão rápido ao carro. Foi um dia muito útil com o problema completamente realizado. Fomos bem e a equipe aprendeu muito hoje. No geral, um dia maravilhoso com muitas voltas completadas e muitos dados acumulados. Então estou muito feliz.”

Charles Leclerc, sétimo: "Foi um dia de testes produtivo para a gente. Me sinto confortável nesta pista, dado que passamos bastante tempo aqui nesta temporada – nos testes de inverno, no GP do último fim de semana e, agora, no terceiro teste do ano. Tentamos vários ajustes de carro e testamos novas peças aerodinâmicas. Também foi interessante para testar diferentes tipos de pneu e aprender mais sobre as suas reações. Estou satisfeito com o número de voltas que completamos. Coletamos muitos dados e poderemos aprender a partir disso para aplicar o conhecimento nas corridas que virão."

Robert Kubica, oitavo: "Analisamos muitas coisas. Foi um dia muito interessante do ponto de vista do piloto, mas ainda mais para os caras da equipe, que poderão analisar os dados coletados. Em um tempo limitado, procuramos a melhor maneira de resolver nossos problemas. E não é algo que possa ser feito em 24 horas. Fico feliz em poder ajudar e fiz o meu melhor, como de costume."

Pierre Gasly, nono: "Foi uma tarde quieta para mim. Dei 39 voltas porque tivemos alguns problemas, então não andei muito, mas conseguimos testar algumas coisas e obtivemos respostas para encontrarmos a direção certa para que melhoremos nosso carro. Acho que conseguimos bons resultados e agora me foco em Mônaco, estou animado em correr pela segunda vez em casa.

Pierre Gasly (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Stoffel Vandoorne, 10°: "Foi um bom dia e completamos muitas voltas em um período relativamente curto. Estávamos testando para a Pirelli, para que eles possam desenvolver os pneus, mas também foi bom para mim estar de volta ao carro e lidar com mudanças sem ajustar as configurações. Foi um exercício muito útil. O stint de hoje foi valioso e pude comparar um pouco dos dois carros, já que hoje usamos o modelo antigo. Isso significou que pude observar os detalhes e as melhoras do novo carro e como eles afetam o desempenho. As melhorias funcionaram como deviam e definitivamente creio que demos um passo à frente."

Jake Dennis, 11°: "Meu primeiro dia com o RB14 foi muito bom. Obviamente é um grande passo em relação ao que estou acostumado na GT, mas me acostumei com a velocidade e com o grip rapidamente e conseguimos cumprir todo o plano. A parte da manhã foi muito boa e durante a tarde consegui algumas voltas boas. Foi legal mudar algumas coisas para que eu visse de verdade as diferenças entre o simulador e a vida real. Então temos algumas coisas no que trabalhar em Milton Keynes para ajudar Max (Verstappen) e Daniel (Ricciardo) e tornar isso ainda mais real para eles. Mas, no geral, estou muito feliz, muito obrigado à equipe por me dar esta oportunidade, e espero voltar ao RB14 logo.”

Sean Gelael, 12°: "Foi uma longa sessão nesta manhã. Fiquei bastante no carro e completei 83 voltas. Foi muito divertido, especialmente porque ontem andei muito menos. Estou muito feliz com hoje. Acho que a equipe teve ideias interessantes e bom desenvolvimento, então isso deve ser valioso para as próximas corridas. Foi um prazer contribuir com simulações de corrida, espero que os itens testados funcionem perfeitamente e façam o carro mais rápido.”

A NOVA ESTRELA DA FÓRMULA E

DECISÃO DE MASSA PELA FE É OUSADA, CORAJOSA E MUITO SEGURA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.