Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres do GP de Singapura, 14ª etapa da temporada 2017 da F1

Daniel Ricciardo comandou domínio da Red Bull nos dois treinos livres desta sexta-feira. Mesmo assim, o australiano prevê mais dificuldades para sábado e para a corrida de domingo em Singapura, apostando na evolução da Ferrari, tratada como favorita por todos os rivais para esta etapa desde o GP da Itália

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Daniel Ricciardo foi a estrela desta sexta-feira (15) nos treinos livres em Singapura. O que intriga a F1, que considerava a Ferrari favorita para o final de semana no circuito asiático, pelo estilo da pista favorece o carro italiano. Claro, foram apenas as primeiras sessões, mas a liderança do australiano, com recorde da pista, e a dobradinha no TL2, com Max Verstappen deixando Mercedes e Ferrari para trás, cria mais uma história interessante para sábado e domingo.

O próprio Ricciardo sabe disso, já que ponderou sobre como Sebastian Vettel deve se aproximar e "apertar" a Red Bull a partir de sábado. Outro que acha que pode entrar na briga é Lewis Hamilton, o líder do campeonato, que acredita na capacidade da Mercedes de não deixar as rivais se afastarem.

Para trás no grid, Vettel é o primeiro a lamentar, mostrando preocupação sobre como a Ferrari alterou seu carro e, mesmo assim, não conseguiu render no TL2, não alcançando nem o top-10.  Lamentações seguidas, por exemplo, por Felipe Massa, que reclamou da lentidão da Mercedes. 

Fernando Alonso continua em seu show particular: a McLaren oficializou o acordo com a Honda, mas ele ainda despista sobre seu futuro.

Daniel Ricciardo (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Daniel Ricciardo, primeiro: Ricciardo admite que esperava liderança nos treinos livres, mas espera "aperto" da Ferrari no sábado: "Eles vão chegar"

Max Verstappen, segundo: "Terminar em primeiro e segundo no TL2 significa que tivemos uma sexta-feira positiva. O carro como um todo estava bom e ficamos felizes nesse sentido. Sempre dá para melhorar o equilíbrio do carro, também estamos com pouca velocidade máxima, mas nada muito sério. Depois de um dia tão bom, precisamos acreditar que uma boa classificação é possível. Vamos atrás disso"

Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton vê Red Bull mais forte e Ferrari perto, mas não descarta Mercedes: "Ninguém está fora de alcance"

Valtteri Bottas, quarto: “Fizemos grandes mudanças no acerto entre o primeiro e o segundo treino, mas ainda não encontramos o setup correto. Há muito a fazer pelo que aprendemos hoje, já que briguei muito com a aderência geral e o equilíbrio do carro. O carro esteve muito nervoso, então não é tão fácil confiar no carro enquanto você acelera. É a principal coisa em que precisamos trabalhar para poder elevar meu nível de confiança."

Nico Hülkenberg, quinto: “Foi uma sexta-feira padrão e, mesmo assim, positiva aqui em Singapura. O desempenho do carro foi muito bom. Estava me sentindo feliz com o carro durante todo o dia e isso é o mais importante para mim agora. Eu definitivamente tive um bom ritmo, harmonia, mas sempre há espaço para melhoras. Definitivamente, um bom começo de final de semana.”

Stoffel Vandoorne, sexto: "Foi uma sexta positiva, fiquei em sexto mesmo nunca tendo pilotado aqui. Usei o TL1 para descobrir como é a pista e me acostumei rapidamente. Assim, parece um bom dia, mas a Ferrari terminou atrás de nós e não pareceu estar bem hoje. Acredito que eles mostrem algo novo sábado, mas espero que possamos manter este ritmo também."

Fernando Alonso, sétimo: Alonso diz ainda ter 15 dias para decidir futuro na McLaren e cobra Renault: "Tenho que ver o que trarão de bom"

Sergio Pérez, oitavo: Dia de atualizações termina com dupla da Force India satisfeita em Singapura: "Melhor sexta-feira do ano"

Kimi Räikkönen, nono: "Muita coisa não fez sentido. Há muito trabalho a se fazer. Não estamos onde queríamos, temos que trabalhar para avançar. Mas estou certo de que podemos melhorar. Não é a primeira vez que a sexta-feira não é a ideal."

Esteban Ocon, décimo: “Foi um dia cheio na garagem, testamos muitas peças novas. A primeira sessão não foi muito fácil, mas serviu para encontrar a direção certa para a segunda. Estou otimista. O carro melhorou muito ao longo do dia e estamos preparados para a classificação.”

Sebastian Vettel, 11°: Vettel revela preocupações com mudanças feitas no carro pela Ferrari e reconhece: "Não sei se foi a escolha certa"

Carlos Sainz Jr., 12°: “Depois de ficar de fora do TL1, óbvio que precisei de tempo para me acostumar com a pista no TL2. Precisei de voltas extras no começo para garantir que tinha recuperado o tempo perdido. Ainda acho que não me recuperei por completo, mas ainda temos até amanhã para ficarmos prontos e estou confiante. De resto, estou feliz com minha performance na sessão de hoje. Ainda temos que entender algumas coisas que colocamos no carro neste fim de semana, mas vamos trabalhar pesado durante a noite para resolver isso”

Daniil Kvyat, 13°: “Foi uma sexta-feira decente, fizemos um bom trabalho. Claro, ainda temos trabalho pra fazer a respeito do balanço do carro. Espero que dê para arrumar isso para amanhã. Fora isso, podemos ficar felizes com o começo do fim de semana. Conseguimos muitas voltas e agora temos informações suficientes para dar um novo passo adiante amanhã”

Jolyon Palmer, 14°: "No geral foi uma boa sessão. Estou muito feliz e o carro está bom. Acertei o muro na sessão noturna então temos um pouco de trabalho para arrumar durante a noite. Estamos em um bom lugar para sábado.”

Felipe Massa, 15°: Sexta-feira difícil em Singapura deixa Massa na expectativa de GP complicado: "Estamos lentos"

Lance Stroll, 16°: “Não foi o melhor dia para a equipe. A sexta-feira foi difícil, principalmente para mim que tive um problema de câmbio em uma pista em que nunca tinha andado antes. Não foi o ideal. No TL2 teve um VSC durante minha melhor volta, o que também não ajudou. Não foi meu dia da sorte. Certamente precisamos melhorar o carro para amanhã, mas eu gostei de pilotar aqui. Foi divertido, mas também desafiador. Eu sabia que a pista ia ser apertada e me preparei para isso, mas foi uma das mais difíceis em termos mentais e físicos”

Kevin Magnussen, 17°: “Obviamente o ritmo não foi bom. Precisamos trabalhar nisso e ver se podemos encontrar uma melhora. Será difícil para nós neste final de semana. Acho que temos muita coisa a fazer. Partindo disso, é ver se é o suficiente. Foi legal pilotar aqui, mas nossa prioridade é sermos competitivos.”

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, 18°: “Foi um dia duro. Singapura é desafiadora por si só, para os mecânicos, para os pilotos e para os carros, com essa umidade. Temos sofrido para alcançarmos o nosso melhor. Acho que fizemos progressos no carro, mas falta avançar na parte da frente dele. É algo que temos sofrido em circuitos de rua como Mônaco, mas eventualmente demos um jeito. Acho que este noite pensaremos em algo para amanhã e, quem sabe, acharemos a solução.”

Pascal Wehrlein, 19°: “O fim de semana tem sido bom até aqui. O carro esteve bem melhor no segundo treino do que no primeiro. Cumprimos o cronograma tranquilamente, o que é positivo. Testei os três tipos de pneus e consegui uma boa comparação. Os dados coletados hoje vão ajudar na preparação para a classificação e a corrida"

Marcus Ericsson, 20°: “Tivemos um dia livre de problemas. Conseguimos completar nosso cronograma e acumular um bom número de voltas. Existe uma diferença clara na comparação com a concorrência, mas precisamos fazer nosso melhor para maximizar o rendimento do carro. Em termos de atmosfera, Singapura segue tão bom quanto sempre. Gosto muito de pilotar aqui sob a luz dos holofotes"

Sean Gelael, 21º: “Singapura é um dos circuitos mais difíceis do calendário e ainda estava úmido no começo do TL1, então não foi o começo ideal para minha carreira na F1. No fim das contas, controlamos a situação. Curti o dia aqui e também conseguimos concluir o cronograma. Claro que gostaria de terminar mais perto do Daniil, mas essa meta fica mais para frente”

KUBICA TEM WILLIAMS COMO GRANDE CHANCE PARA VOLTAR À F1 EM 2018. E PODE "SOBRAR MUITO" PARA MASSA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.