Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres do GP do México, 19ª etapa da temporada 2016 da F1

A Ferrari dividiu com a Mercedes o protagonismo do primeiro dia de atividades de pista no Autódromo Hermanos Rodríguez no fim de semana. A Red Bull, por sua vez, decepcionou, ficando bem longe da grande força que foi nas últimas provas do Mundial. Destaque para a Force India, que andou bem, sobretudo no treino da manhã no México

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O primeiro dia de atividades do GP do México, 19ª etapa da temporada 2016 do Mundial de F1, teve um consenso entre os pilotos. A baixa aderência da pista, consequência de um asfalto pouco utilizado e bastante sujo, e também as inesperadas baixas temperaturas, atrapalharam de forma considerável a programação nesta sexta-feira (28). Para alguns pilotos, como Kevin Magnussen, Esteban Ocon e Pascal Wehrlein, o dia marcou a estreia no Autódromo Hermanos Rodríguez, e a impressão dos novatos no traçado mexicano foi bastante positiva.
 
 
Felipe Massa enfrentou dificuldades com os pneus e marcou apenas o 13º melhor tempo, enquanto Felipe Nasr, que testou o Halo pela primeira vez nesta sexta-feira, foi o 19º com o carro da Sauber. A Force India foi quem mais surpreendeu, sobretudo no primeiro treino livre. Em contrapartida, a McLaren enfrentou muitos problemas, não mais do que a Haas. Romain Grosjean, por exemplo, classificou o primeiro dia de treinos como “desastroso” para a equipe norte-americana.
 
A seguir, confira as declarações dos pilotos sobre o primeiro dia de atividades de pista do GP do México de F1.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Sergio Pérez, ídolo local, testou novamente o Halo nesta sexta-feira no México (Foto: Force India)
 
FORCE INDIA
 
Sergio Pérez (TL1, quarto; TL2, 15º): “Correr em casa é muito emocionante, mas quando você entra no carro, é importante eu tratar este fim de semana como qualquer outra corrida. A manhã correu muito bem, e eu tive uma boa impressão com o carro. Lutei um pouco mais à tarde, mas nós sabemos onde nós precisamos focar e a direção que temos de seguir para melhorar para amanhã. As condições hoje não foram o que nós havíamos previsto, mas o restante do fim de semana deve ser mais quente. Nós precisamos acertar o carro para aquilo que nós achamos que vamos encontrar no dia da corrida, mas acho que as informações que nós coletamos hoje vão nos permitir fazer isso.”
 
Nico Hülkenberg (TL1, quinto; TL2, sexto): “O principal foco da sexta-feira é completar nosso programa sem problemas, e partindo desta perspectiva, nós tivemos um bom dia. O maior dos desafios que nós enfrentamos foram os mesmos do ano passado. A altitude se converte em uma grande diferença para sentir o carro com baixo downforce, então nós precisamos nos adaptar às condições para encontrar o equilíbrio ideal do carro. O resto do dia foi o padrão: muito aprendizado sobre os diferentes tipos de pneus, e eu senti que nós fizemos um bom trabalho com isso. A sessão da manhã não nos disse muito: a pista estava muito fria e muito suja, então foi complicado buscar boas informações. Conseguimos avaliar os pneus durante a tarde e não tivemos nenhuma surpresa em particular. Em termos de equilíbrio do carro, tivemos um bom começo, mas ainda não estou completamente feliz: há uma boa margem para melhora, e espero que nós possamos trabalhar no carro para encontrar isso durante a noite.”
 
 
RED BULL
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Max Verstappen (TL1, 14º; TL2, sétimo): “Perder a maior parte do primeiro treino livre em razão do superaquecimento dos meus freios não foi o ideal, mas nós fizemos um bom trabalho no carro no segundo treino, o que foi positivo. O problema no freio tornou as coisas um pouco difíceis durante a volta, uma vez que as temperaturas estavam mais altas que o normal. Além do tempo que eu perdi nesta manhã, não estava completamente feliz com o acerto do carro em volta lançada, mas acho que encontramos um bom ritmo em long-runs para agora. Foi um pouco complicado lá fora com os supermacios, mas o carro se comportou especialmente bem com os pneus médios, o que é um bom sinal para a corrida. Acho que nós podemos ser competitivos no domingo, e eu ainda fiz mudanças no acerto em relação ao fim da segunda sessão. Eles estão começando a encaixar tudo agora, então eu posso melhorar a partir daí. Agora é hora de descansar hoje, e então encarar o restante do fim de semana.”

 
Max Verstappen ficou longe de brilhar nesta sexta-feira no Hermanos Rodríguez (Foto: Red Bull Content Pool)

WILLIAMS
 
Valtteri Bottas (TL1, sexto; TL2, oitavo): “Acho que foi um bom dia para nós. Nós definitivamente ainda temos muito trabalho a fazer com o equilíbrio. A pista obviamente melhorou muito, então a impressão do carro estava cada vez melhor a cada volta. Os long-runs pareceram bastante competitivos com os pneus supermacios e médios, então espero que nós possamos ter um bom fim de semana adiante. Ainda precisamos trabalhar duro para realizar as mudanças que precisamos para obter maior performance.”
 
 
McLAREN
 
Fernando Alonso (TL1, 16º; TL2, décimo): “Foi um dia muito exigente para todos nós, com uma pista bastante suja e escorregadia, como no ano passado. No primeiro treino, nós testamos muitas coisas no carro, enquanto na segunda sessão nós testamos diferentes tipos de pneus, mas o desgaste foi bastante significativo. A situação certamente vai melhorar para amanhã e domingo, quando a pista vai ficar mais limpa e vamos ter mais aderência. No fim do segundo treino, nós tivemos uma anomalia no sistema de freios, então nós resolvemos parar por precaução para fazermos algumas checagens. Amanhã nós vamos trabalhar mais para encontrar performance, mas, ainda assim, passar para o Q3 não vai ser fácil.”
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Jenson Button (TL1, 18º; TL2, 12º): “Começamos nesta manhã fazendo muitos trabalhos gerais de testes, então o primeiro treino livre não foi tão útil neste fim de semana. No segundo treino, nós pudemos fazer muito mais de testes específicos para o México, trabalhamos muito no equilíbrio e finalmente encontramos alguma coisa, e isso foi um pouco mais interessante. Não acho que tudo foi bom aqui, com baixíssima aderência em razão do ar rarefeito, mas espero que nós tenhamos encontrado algo para que nós possamos trabalhar amanhã. Houve também um pouco de granulação com os pneus supermacios, mas o desgaste se tornou um pouco menor ao longo da sessão. Os long-runs foram um tanto complicados, e acho que todo mundo teve as mesmas complicações com os supermacios, mas nós só temos de tentar fazer o melhor com o que nós temos. No começo da corrida, acho que muitos dos carros com pneus macios vão parar com quatro ou cinco voltas, mas isso vai embaralhar [o grid] e acho que isso vai adicionar um pouco de empolgação. Os pneus médios funcionaram bem melhor que os outros dois: dura mais e não vimos muita granulação até agora, mas proporcionalmente há menos aderência com eles. Acho que estamos à beira do top-10. Pode ser um pouco mais difícil do que na última corrida, mas não é tão ruim ficar de fora do top-10 porque é uma forma de você escolher a estratégia de pneus. Obviamente, vamos tentar nosso melhor para avançar ao Q3, ainda assim, mas a estratégia é mais importante do que os elogios por chegar ao Q3, e o objetivo é marcar pontos. Finalmente, é lindo ver tanta gente aqui já na sexta-feira. Os fãs são fantásticos aqui e há muita torcida pela F1. É um ambiente incrível, então estou ansioso para o fim de semana.”

Jenson Button prefere focar na corrida do que na classificação no México (Foto: AFP)
 
TORO ROSSO
 
Daniil Kvyat (TL1, décimo; TL2, 11º): “Acho que foi um bom dia. Assinalamos a maior parte das tarefas do nosso programa, e estou feliz com a maneira como as duas sessões se desenrolaram. Meu engenheiro, Pierre, também está feliz, o que é bom. Nós agora temos de analisar todos os dados coletados e nos prepararmos para o restante do fim de semana. Estou me sentindo bem no carro, ainda que as condições lá fora tenham sido um pouco complicadas porque fez muito frio, portanto, como para todas as outras equipes, nós vamos precisar encontrar uma boa abordagem para este tipo de condições. Vamos trabalhar duro durante a noite e amanhã nós vamos ver que fizemos um bom trabalho.”
 
Carlos Sainz (TL1, 12º; TL2, nono): “Diria que foi uma sexta-feira bem interessante. Em particular, com os pneus macios que foram introduzidos aqui neste ano e o fato de as temperaturas do asfalto terem sido bastante baixas hoje, acho que foi um dia bastante desafiador, não só para nós, mas para todo o grid. Espero que isso tenha criado algumas oportunidades para nós no domingo. No momento, nós estamos bem, dentro do top-10, mas não podemos nos esquecer que é apenas sexta-feira, sabemos que as coisas podem mudar rapidamente aos sábados. O bom é que nós começamos o fim de semana de forma positiva e nós vamos continuar tranquilos, trabalhar duro, tirar o máximo do carro e ver onde vamos terminar.”
 
 
HAAS
 
Romain Grosjean (TL1, 11º; TL2, 20º): “A manhã não foi tão ruim, mas nossa tarde foi desastrosa.        Cabe a nós trabalharmos em torno disso. Quando nós temos problemas como os que tivemos na sexta-feira, isso tende a nos custar o domingo. É bem verdade que ainda temos amanhã, mas nós precisamos fazer mais do mesmo, levando tudo o que nós tivemos de lidar hoje.”
 
Esteban Gutiérrez (TL1, 15º; TL2, 22º): “Foi incrível estar no meu circuito de casa. É muito empolgante estar aqui e guiar na pista, o que é maravilhoso, estar diante de todos os fãs mexicanos. Nós temos de continuar trabalhando na performance, que não está legal no momento. O carro esteve muito difícil de guiar durante o segundo treino livre e tivemos pouca aderência. Vamos ter de trabalhar durante a noite para tentar melhorar nosso acerto e tornar as coisas melhores para o terceiro treino e a classificação.”
 
 
RENAULT
 
Kevin Magnussen (TL1, 19º; TL2, 14º): “Nós fizemos algum bom progresso com o carro hoje. Foi a minha primeira vez guiando neste circuito e estou feliz que nós tenhamos conseguido lidar bem com o carro, da forma que nós queríamos que ele estivesse no segundo treino. A altitude tira o seu fôlego aqui muito mais que o layout da pista, que é bastante simples. Eu certamente vou querer ter muito mais aderência amanhã.”
 
Jolyon Palmer (TL1, 21º; TL2, 16º): “Foi uma sexta-feira razoável para nós. Entretanto, nós ainda precisamos trabalhar no equilíbrio do carro, que não está onde nós queremos que esteja. A pista está muito escorregadia. Nós vimos a aderência melhorar durante as sessões hoje e nós esperamos que isso melhore significativamente para amanhã e domingo. Gostaria de estar um pouco mais feliz no fim do dia de hoje, então nós temos algum trabalho a fazer.”
 
 
MANOR
 
Pascal Wehrlein (TL1, 19º; TL2, 17º): “No geral, eu me sinto bastante otimista sobre hoje. De fato, esta é a primeira sexta-feira que eu fico feliz depois de muito tempo. Tocamos nosso programa normalmente, começando um pouco diferente, trabalhando com o pneu macio antes do médio. Nosso ritmo parece bom, mais ou menos parecido com o da Sauber, então estou feliz com isso. E eu gostei da pista. Ela é rápida, fui de forma agradável e é divertida de guiar. Então foi um bom começo. Foi bastante desafiador lá fora. Lutamos um pouco com a temperatura do pneu, o que tornou nossa vida um pouquinho mais difícil, mas nós vamos fazer nosso melhor para melhorar para amanhã.”
 
Esteban Ocon (TL1, 22º; TL2, 21º): “Sinceramente, foi um começo difícil de fim de semana para nós. Lutamos um pouco hoje com a maneira como o carro está escorregando. Testamos coisas diferentes para tentar melhorar, mas ainda foi difícil para guiar. Nós precisamos analisar bem o motivo e ver o que podemos fazer em torno disso para amanhã. Gostei da pista aqui, é muito desafiadora, com seções de alta velocidade, o que é bom, mas isso exige mais confiança para fazer um bom tempo de volta. Acho que, em certa medida, vamos começar tudo de novo amanhã. Esperamos ter resolvido os problemas e que consigamos melhorar as coisas no terceiro treino para recuperar a velocidade para estar onde precisamos estar na classificação.”
 
 
SAUBER
 
Marcus Ericsson (TL1, 13º; TL2, 18º): “Foi um dia produtivo. Tivemos dois treinos livre de problemas, durante os quais nós testamos acertos bem diferentes. Depois de analisar todos os dados hoje, nós vamos saber mais sobre a forma como vamos seguir para o restante do fim de semana. No geral, foi um pouquinho difícil ter uma boa leitura do carro em razão da baixa aderência e também das condições de baixa temperatura, mas isso é o mesmo para todo mundo. Nós precisamos encontrar uma forma de o carro funcionar no seu melhor nesse tipo de condição, é o principal desafio para nós para o restante do fim de semana.”
 
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.