Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres para GP da Bélgica, 12ª etapa da F1

Lewis Hamilton e Nico Rosberg tiveram mais uma sexta-feira de domínio em 2014. Enquanto isso, Fernando Alonso mais uma vez conseguiu trazer a Ferrari nas primeiras posições enquanto Kimi Räikkönen teve dificuldades, e a Williams andou na frente da Red Bull

O final de semana do GP da Bélgica começou nesta sexta (22) seguindo a tônica da temporada: domínio da Mercedes. As flechas prateadas inverteram a ponta nos dois treinos livres, com Nico Rosberg na frente do primeiro e Lewis Hamilton liderando o segundo.
 
Em terceiro no TL2, Fernando Alonso voltou a posicionar a Ferrari na parte de cima da classificação, enquanto Kimi Räikkönen voltou a ter dificuldades, ficando apenas na 15ª colocação.
 
Felipe Massa seguiu, colocando a Williams na quarta colocação, à frente da Red Bull. Aliás, Valtteri Bottas também ficou na vantagem quanto aos rubro-taurinos, ficando no sexto posto.
Lewis Hamilton deixa as garagens da Mercedes em Spa (Foto: Beto Issa)
Entre os dois carros de equipe de Grove, no quinto posto, ficou Jenson Button. E Daniel Ricciardo, vencedor de dois GPs do ano, trouxe seu #3 no oitavo posto. Kevin Magnussen trouxe a outra McLaren na nona posição.
 
Fechando o top-10, que veio foi Nico Hülkenberg, trazendo consigo o futuro desempregado Jean-Éric Vergne em 11º, Adrian Sutil e seu contrato renovado em 12º e o companheiro Sergio Pérez em 13º.
 
À frente de Räikkönen em 15º, Romain Grosjean posicionou sua Lotus. Jules Bianchi seguiu, em 16º, Esteban Gutiérrez foi o 17º, com Max Chilton – e não Alexander Rossi – em 18º. As duas Caterham fecharam a fila, com Marcus Ericsson logo à frente de André Lotterer.
 
Pastor Maldonado e Sebastian Vettel, que não estiveram nas sessões por muito tempo, encerraram a classificação sem marcar voltas rápidas. 

Agora, os pilotos retornam à pista belga neste sábado, para mais um treino livre e a classificação, marcada para às 9h (de Brasília) Mesmo horário da largada, no domingo.

Confira as declarações dos pilotos:

WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, sexto: "Nós fizemos muitos testes de configuração do carro hoje e alguns deram bons resultados. Estamos buscando um bom resultado aqui, pois é uma pista que casa bem com o nosso carro. O carro esteve bem desde o começo, mas melhorou durante a sessão. Ainda acho que dá para ficar melhor até domingo.Eu não tive um rendimento muito bom com os pneus macios, mas consegui um tempo competitivo."
 
RED BULL
 
Daniel Ricciardo, oitavo: "Acho que nós vimos que vai ser difícil sair da parte intermediária aqui. Vimos a Force India, a McLaren e a Toro Rosso com bons desempenhos aqui. Espero que a gente melhore um pouco amanhã para ganharmos algumas posições. A simulação de corrida foi um pouco melhor, o que é bom, já que domingo é sempre mais divertido. Se houver alguma mudança climática, a corrida pode acabar sendo melhor para a gente. A Eau Rouge continua uma curva suave, mas agora você precisa estar mais concentrado."

TORO ROSSO
 
Daniil Kvyat, sétimo: “Eu realmente gostei de pilotar nesta pista e estou bem feliz com o carro e com como conseguimos completar o nosso programa. Melhoramos o equilíbrio do carro e tenho que dizer que me sinto confiante para amanhã, quando espero que continuemos nesta tocada e melhoremos ainda mais.”
 
Jean-Éric Vergne, 11º: “Nesta manhã, tivemos problemas relacionados à unidade de força, mas, de qualquer forma, nossa performance não pareceu tão ruim. À tarde, enquanto tentávamos coisas diferentes, nós provavelmente não seguimos na direção correta, mas agora temos um quadro claro do que temos de fazer amanhã. O lado positivo é que parecemos competitivos nos long-runs, o que definitivamente é um aspecto encorajador para o resto do fim de semana. Em geral, estou feliz, pois temos um bom carro e sabemos quais são os próximos passos.” 

MCLAREN
 
Kevin Magnussen, nono: "Eu realmente gostei de hoje, voltar para Spa é sempre um prazer. É uma pista fantástica. Nosso carro parece estar muito bom, mas dá para ficar ainda melhor. Eu particularmente prefiro que esteja seco, é divertido guiar em Spa sob qualquer condição. Em suma, estou muito satisfeito com o carro." 
FORCE INDIA
 
Nico Hülkenberg, décimo: "Foi um dia bem sólido e nós alcançamos tudo o que gostaríamos, é um bom jeito de começar um final de semana. Felizmente o tempo estava firme e pudemos usar bem o tempo disponível nas sessões. O carro esteve bem e conseguimos boas informações. Vai ser interessante ver as condições climáticas de amanhã, é bom ficar de olho nas previsões."
 
Sergio Pérez, 13º: "Foi um bom dia e nós aprendemos bastante sobre os pneus e o balanço do carro. A simulação de corrida pareceu muito boa, então podemos esperar um final de semana promissor. Espero que a gente consiga vaga na parte final da classificação, para podermos lutar por muitos pontos no domingo."

SAUBER
 
Adrian Sutil, 12º: "Foi um bom dia, me diverti muito no meu circuito favorito. Estou bem satisfeito com nosso programa hoje, já que não tivemos problemas pela manhã ou à tarde. O equilíbrio do carro estava OK, mas ainda há algumas áreas em que precisamos nos otimizar."
 
Esteban Gutiérrez, 17º: "Foi uma sexta bem curta para mim. Não guiei pela manhã, então, à tarde, tive um problema no MGUK, que custou o segundo treino livre. Pelo menos deu para dar alguns giros. Temos que investigar a causa do incidente. Agora, vou focar em amanhã. Temos muito trabalho e precisamos aprontar as coisas para a classificação."
FERRARI
 
Kimi Räikkönen, 15º: "Um dia complicado, alguns problemas atrapalharam o nosso desempenho. Eu tive complicações nos freios, mas tive como concluir razoavelmente bem a primeira sessão. Alguns componentes pareceram funcionar bem, mas alguns falharam. Pela tarde, o problema foi elétrico. Para amanhã, espero que não tenhamos problemas e que a gente classifique bem."
MARUSSIA
 
Jules Bianchi, 16º: "Estou feliz com 16ª colocação, é um bom início de fim de semana. É sempre bom guiar em Spa e tenho boas recordações daqui. Fiquei muito satisfeito com o meu tempo e também com a comparação com os demais carros que disputam conosco."
 
Max Chilton, 18º: "Foi bom voltar para o carro e poder focar no final de semana. Foi uma boa sessão para mim, pegando as informações colhidas pelo Alex, que fez um grande trabalho pela manhã. O carro pareceu melhor com as mudanças que fizemos, espero evoluirmos ainda mais e que o time consiga ter os dois carros chegando ao final na prova de domingo."
 
Alexander Rossi, 20º na primeira sessão: "O principal pra mim hoje é agradecer ao time por me dar a oportunidade de guiar o carro. Claro que é desapontador não poder disputar a prova, mas eu nem estava esperando esta oportunidade tão cedo. Esquecendo esta história, eu realmente gostei da minha primeira sessão, me senti bastante confortável no carro. Eu espero ter demonstrado para o time que eu posso contribuir. Eles pareceram satisfeitos com meu progresso e as informações que consegui para o desenvolvimento do carro." 
 
LOTUS
 
Romain Grosjean, 14º: "A primeira sessão foi boa hoje. Tivemos um desafio um pouco maior no TL2 com um pequeno problema técnico na traseira da primeira vez que fomos à pista, tendo como resultado uma perda de desempenho. Como essa é uma pista em que teríamos um desafio, focamos em encontrar downforce e acertar o setup da forma que gostaríamos. Deve ser um fim de semana duro, mas estams otimizando cada uma das partes do nosso pacote. Você nunca sabe o que pode acontecer em Spa."
 
Pastor Maldonado, S/T: "Perdi o carro na saída da curva 9, terminando minha tarde. Dei um olá simples ao centro médico no meu caminho de volta ao pit-lane, mas estou bem, e o dano ao carro não foi grande. Eu já posso dizer, pelo que vimos da manhã, que temos um carro razoável aqui. Certamente, temos potencial para brigar por uma boa classificação e corrida. Ainda temos dificuldade com nossa potência em retas longas, mas está melhor que esperávamos, o que é um plus."
 
CATERHAM 
 
Marcus Ericsson, 19º: "É bom estar de volta na pista. Treinei duro durante o recesso e me sinto em boa forma. Não começamos tão bem, tendo problemas com os freios e alguns outros problemas técnicos, o que não é o que precisamos. O TL2 foi melhor para nós. Resolvemos os problemas da manhã, ainda que tenhamos de resolver outras coisas durante a noite, mas foi produtivo. Completamos muitas voltas com os dois compostos, então, temos muita informação, o que será vital para o resto do fim de semana."

André Lotterer, 20º: "Estou satisfeito. Hoje de manhã. O TL1 foi bom; me acostumei com o carro bem rapidamente e agora preciso melhorar tudo em termos de estilo. Considerando que foi minha primeira vez, foi tudo como planejando. No TL2 também foi bom, com tudo indo tranquilo, mesmo que tenhamos parado um pouco mais cedo por um problema técnico. Definitivamente, foi um processo de aprendizagem andar com os pneus macios, mas acho que correu bem. Seguimos o programa como planejado, melhorando enquanto aprendemos. Fizemos algums voltas e certamente começando a me sentir confortável. Deu para sentir como é guiar esse carro. Agora, precismaos seguir trabalhando e melhorar o carro."

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.