Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres para GP da Hungria, 11ª etapa da F1

Com 1min24s482, Lewis Hamilton foi o mais rápido no primeiro dia de treinos livres para o GP da Hungria de F1. Nico Rosberg e Sebastian Vettel completam o top-3 desta sexta-feira (25)

A cobertura completa do GP da Hungria no GRANDE PRÊMIO
As imagens da sexta-feira da F1 em Hungaroring
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Lewis Hamilton abriu os trabalhos em Hungaroring mostrando toda sua força na temporada 2014 da F1. Com seu melhor giro em 1min24s482, o britânico cravou o melhor registro desta sexta-feira (25), 0s238 à frente de Nico Rosberg, o segundo colocado. Sebastian Vettel fecha o top-3 em Hungaroring.

 
0s955 mais lento que Hamilton, Fernando Alonso colocou a Ferrari na quarta colocação, à frente de Kevin Magnussen. Kimi Räikkönen vem na sexta colocação, seguido por Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas e Jenson Button. Felipe Massa completa a lista dos dez melhores.
Lewis Hamilton liderou a sexta-feira na Hungria (Foto: Getty Images)
Com sua melhor volta em 1min26s689, Daniil Kvyat colocou a Toro Rosso no 11º posto, à frente de Jean-Éric Vergne e Nico Hülkenberg. Adrian Sutil foi o 14º, com Sergio Pérez em 15º e Pastor Maldonado em 16º. Romain Grosjean, Esteban Gutiérrez, Kamui Kobayashi, Jules Bianchi, Max Chilton e Marcus Ericsson completam a lista dos 22 participantes dos treinos desta sexta.
 
Confira declarações dos pilotos após o primeiro dia de treinos livres:
 
McLAREN
 
Jenson Button, nono: "Tive uma boa sequência com os pneus macios e bastante combustível, então, fico feliz com isso.  Mas o equilíbrio dentro de uma volta é algo em que precisamos nos concentrar.  Foi bem difícil ser consistente, o carro parecia diferente em cada curva. Eu gosto de carros precisos, e ese não foi ótimo hoje. Acho que sabemos o motivo e vamos mudar para amanhã. Não estou muito preocupado. Olhando a tabela de tempos, é bem difícil saber onde estamos – não chegamos no nível da Mercedes ou da Red Bull, mas os carros da Williams pareceram um pouco menos competitivos em comparação com a última corrida. Ainda temos muito trabalho a ser feito."
 
FERRARI
 
Kimi Räikkönen, sexto: “Na primeira sessão de treino livre, nós conseguimos fazer um bom trabalho, testando várias soluções do nosso programa e eu estava me sentindo razoavelmente satisfeito com o manejo do carro. Aí, de tarde, fui para uma segunda saída com os pneus médios, pois o comportamento deste composto parecia pior já que a temperatura subiu e isso afetou o controle do carro, enquanto que com os macios eu não tive problema”.

“Na segunda parte da sessão, fiz uma simulação de corrida com os dois compostos: infelizmente, quando coloquei os médios tive um problema com o traseiro esquerdo e tive que parar mais cedo que o planejado. A telemetria não mostrou qualquer problema com o carro, então espero que as informações nos indiquem a direção correta para os próximos dois dias.”
Jenson Button voltou a usar capacete rosa em homenagem ao pai (Foto: Getty Images)
RED BULL
 
Daniel Ricciardo, sétimo: “Para ser honesto, nós tivemos muita dificuldade hoje tentando encontrar aderência. Este circuito não tende a evoluir muito durante o fim de semana. A aderência estava muito baixa para todos no treino desta manhã e nós vimos muitas pessoas escorregando. Nós achávamos que íamos encontrar algo nesta tarde, mas nós não evoluímos com a pista, então temos um pouco de trabalho para fazer esta noite para entender isso, mas é para isso que são as sextas-feiras. Você aprende, experimenta coisas e espera que resolva tudo durante a noite para a classificação”.
 
WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, oitavo: "Foi uma sexta-feira interessante. Passamos por todas as atualizações, e estou muito feliz que elas funcionaram como esperado. Então, avançamos. com o carro. O circuito é mais apertado e será mais difícil para a Williams do que as três últimas corridas. Vai ser bem próximo amanhã, então, precisamos trabalhar para encontrar cada décimo e talvez cada centésimo de segundo que temos a ganhar com o setup." 
 
TORO ROSSO
 
Daniil Kvyat, 11º: “Foi, como sempre, uma sexta-feira movimentada, onde tentamos fazer o máximo de coisas possível. Gosto de pilotar nesta pista, mas não fiquei muito feliz com o equilíbrio do carro no TL1, mas nós demos um passo à frente durante a sessão desta tarde. Tomara que possamos dar outro passo à frente amanhã”.
 
Jean-Éric Vergne, 12º: “Têm coisas boas e ruins hoje. Esta manhã eu fiquei bem feliz com o comportamento do carro, mas o equilíbrio estava pior de tarde, fazendo com que fosse difícil guiar. Nós precisamos entender o motivo de termos perdido performance no TL2 para tirar o melhor do carro amanhã, mas ainda acredito que temos o potencial para melhorar”.
 
FORCE INDIA
 
Nico Hülkenberg, 13º: “Hoje, foi bem razoável: uma sexta de rotina sem grandes problemas. Passamos por todos os itens que tínhamos de testar, então, desse ponto de vista, foi um dia tranquilo. Ainda temos trabalho a fazer no nosso ritmo de uma volta. Temos conseguirmos encontrar esse tempo. Em ritmo de corrida, estamos bem. O carro está bom, o que é promissor nesse início do fim de semana. O fator chave no domingo será o controle de pneus, como em quase todas as corridas. O clima é incerto, mas ainda vai estar quente apesar do que aconteça. Precisamos tirar o melhor dessas situações."
Nico Hülkenberg classificou a sexta-feira como razoável (Foto: Getty Images)
Sergio Pérez, 15º: “Foi um dia difícil, especialmente durante o tempo com os pneus médios. Precisamos voltar às informações que colhemos e analisá-las para resolvermos os pequenos problemas que temos tido. Numa nota mais positiva, parecemos ser competitivos quando o assunto é o ritmo de corrida. Precisamos mexer em alguns ajustes e fazer a batalha mais dura que conseguirmos. A posição no grid será crucial na Hungria, porque aqui é muito difícil de ultrapassar. Vai ser importante classificar bem, e isso nos dará boas chances no domingo, especialmente com as temperaturas altas que estamos esperando."
 
SAUBER
 
Adrian Sutil, 14º: “Hoje, trabalhamos nosso programa natural de sexta. Tentamos os pneus macios e médios, e ficou claro que os médios funcionaram melhor para mim. A pista é escorregadia e a dirigibilidade estava difícil. Temos menos donwforce que ano passado, o que faz mais difícil manter o carro sob controle. De qualquer forma, a equipe fez um bom trabalho. Desse ponto de vista, tivemos duas sessões positivas."
 
Esteban Gutiérrez, 18º: “Foi um bom dia. Trabalhamos em ajustes diferentes e descobrimos mais sobre o carro. A sessão matutina foi um pouco melhor que a vespertina. Fizemos algumas mudanças à tarde para ver qual ajuste funcionava melhor. Coletamos bastante informação coletada para estarmos melhor amanhã. Todos estão fazendo seu melhor para encontrar o equilíbrio. Temos de continuar nessa direção."
 
LOTUS
 
Pastor Maldonado, 16º: “Foi um dia OK para mim, pois não tivemos problemas com meu carro, o que é sempre positivo. O equilíbrio não parece ruim, mas conseguir aderência é o mais desafiador aqui. Está bem quente, e esperamos que amanhã seja igual, o que deve ser bom para o aquecimento do pneu. Creio que possamos desempenhar melhor aqui do que nas últimas corridas; esse é o alvo.”
 
Romain Grosjean, 17º: “O carro parece razoável aqui, mesmo que tenhamos perdido muito da sessão da tarde por causa de um problema do sistema de resfriamento. É um circuito que eu adoro, por isso fico decepcionado por perder a voltas rápidas. Como sempre, temos uma quantidade razoável de trabalho a fazer para a classificação de amanhã, onde estaremos forçando tudo que podemos para conseguirmos a melhor posição no grid, porque é muito importante aqui.”
Romain Grosjean teve um problema com o sistema de resfriamento (Foto: Getty Images)
CATERHAM
 
Kamui Kobayashi, 19º: “A sexta foi melhor que as que temos há algum tempo. Progredimos sempre e mostramos estar mais perto dos rivais. A confiabilidade tem sido chave para isso. No TL1 tivemos zero aderência e ainda problemas no freio traseiro. Depois, melhorou o carro, mas a aderência seguiu baixa e não consegui julgar o equilíbrio do carro. Mudava de puxar para frente e para trás em cada curva, então, fizemos mudanças mecânicas e aerodinâmicas e aí, sim, melhorou. No TL2, saímos de médios e logo o carro começou a sair de traseira. Mudamos coisas mecânicas e o equilíbrio melhorou. Na minha volta mais rápida da segunda sequência, deu uma pequena rodada. Voltei aos boxes e saí de macios, e o carro respondeu bem na simulação de corrida com eles. Nos dá estratégias para domingo."
 
Marcus Ericsson, 22º: “Tivemos problemas de aderência no TL1, o carro escapava e não dava para forçar na pista. Hungaroring normalmente é ver no início do fim de semana, mas dessa vez estava pior. Depois, a temperatura subiu muito no TL2 e o carro estava se comportando de forma estranha. Mudando de puxar para a frente para puxar para trás pelas curvas, e foi difícil não cometer um erro. Depois, o equilíbrio começou a melhorar, mas ainda não foi o bastante. Com os macios, o equilíbrio melhorou, com a pista pegando aderência. Na minha volta rápida de macios não consegui uma volta limpa., mas o ritmo de corrida estava bom. É bom ver que progredimos com o setup, nos dá chance de competição com a Marussia.”
 
MARUSSIA
 
Jules Bianchi, 20º: “Tivemos algumas dificuldades com o equilíbrio do carro hoje, o que fez tornou mais difícil chegar num bom ajuste. A manhã foi muito problemática, mas parece que melhoramos um pouco à tarde, não o bastante para ficar à frente do Kobayashi. Então, continuaremos forçando para encontrar mais tempo no carro para a classificação de amanhã, já que precisamos nos assegurar que consigamos uma boa posição em relação aos carros de trás.”
 
Max Chilton, 21º: “Foi outro começo difícil de dia com um pequeno fogo que tivemos no início do TL1. Isso me custou quase toda a sessão, já que tivemos de mudar a caixa de marcha, mas créditos ao time por conseguir mexer tão rápido e me permitir dar cinco voltas para testar. Foi o bastante para me avisar que o carro estava muito diferente para o princípio do TL2, talvez por causa do aumento da temperatura e uma perda de aderência geral. Fizemos bom progresso, mas ainda não estamos onde gostaríamos, que é à frente da Caterham."

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Hungria, 11ª etapa do Mundial de F1, com a repórter Evelyn Guimarães. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

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