Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres para GP do México, 18ª etapa da temporada 2017 da F1

Daniel Ricciardo liderou o segundo treino livre no México, enquanto Valtteri Bottas ficou na frente na sessão matutina. Lewis Hamilton ficou em segundo em ambos, enquanto Max Verstappen fechou nas duas ocasiões o top-3

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A sexta-feira de treinos livres tpara o GP do México teve vencedores diferentes nas duas sessões, mas com dois nomes sempre presentes no top-3: Lewis Hamilton e Max Verstappen. Dois indicativos: o de que é possível disputa maior por pole e vitória do que apenas um domínio do britânico, mas tamvbém o de que Hamilton deve sair tranquilamente com qualquer posição acima de quinto lugar do Hermanos Rodríguez e, consequentemente, com seu tetracampeonato.

O provável campeão saiu "sorrindo" do treinos, satisfeito com seu carro e seu desempenho. Verstappen sorriu apenas para fotos com mexicanos vestidos de mariachis, mas saiu contente com seu resultado, apesar do problema que teve no motor.

Enquanto isso, Daniel Ricciardo, líder do TL2 e dono do melhor tempo do dia, sabe que dificuldades virão no sábado de classificação.

Daniel Ricciardo (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Daniel Ricciardo, primeiro: Melhor do dia no México, Ricciardo prevê Mercedes mais forte no sábado e pede “alguns décimos” para seguir à frente

Lewis Hamilton, segundo: Hamilton sorri com forte ritmo de corrida da Mercedes no TL2 do México: “Um dos melhores long-runs que já fiz”

Max Verstappen, terceiro: Verstappen minimiza falha em “motor antigo” no México e revela ainda não estar feliz com ritmo da Red Bull

Sebastian Vettel, quarto: Vettel sofre com explosão do extintor e tem ritmo de corrida “mais ou menos” no México. Mas “carro está bom“

Sebastian Vettel (Foto: Ferrari)

Kimi Räikkönen, quinto: “Foi uma sexta normal, tentando algumas coisas diferentes e soluções para o carro. Por causa da altitude as condições da pista na são fáceis, sempre parece um pouco escorregadia. Em alguns pontos ela é ok enquanto em outros é um pouco mais difícil. Obviamente você sempre quer que seja um dia mais fácil, com uma boa sensação desde o começo, mas é normal que seja assim numa sexta. É o primeiro treino e podemos melhorar. Durante a noite vamos rever tudo, entender o que podemos melhorar para amanhã.”

Valtteri Bottas, sexto: “O primeiro treino foi bom, curti bastante. É um circuito divertido para guiar porque há muito pouca aderência, então é desafiador. Fizemos algumas mudanças no acerto para o segundo treino, fomos no rumo errado, então no fim da sessão voltamos para o acerto original. Por algum motivo, também sofri com os pneus no segundo treino. É por isso que não parecia ser tão bom quanto no primeiro. Mas eu acho que foi um dia positivo no geral. Estou ansioso para a classificação."

Fernando Alonso, sétimo: Alonso comemora “melhor sexta do ano” e provoca Honda: “Com outro motor, seríamos os primeiros no grid”

Sergio Pérez, oitavo: Pérez valoriza crescimento da Force India durante sexta-feira, mas pondera: “É difícil achar o acerto na altitude”

Nico Hülkenberg, nono: “No geral foi uma sexta-feira comum, perdemos um pouco de tempo de pista mas vamos dar um jeito. O carro parece competitivo e com bom equilíbrio, mas temos espaço para melhorar. Acho que podemos melhorar nosso pacote para amanhã mas, no geral, foi um bom começo.”

Esteban Ocon, décimo: "Nunca é o ideal perder uma sessão porque você sempre melhora a cada volta. Por este motivo, foi crucial ter o máximo de tempo possível de pista no TL2 e eu tenho que agradecer à equipe. Não foi um trabalho fácil consertar o carro em duas horas, mas eles conseguiram. O trabalho deles me deu ainda mais motivação para fazer um bom trabalho. Em termos de equilíbrio, o carro ainda precisa de um pouco de trabalho. A sensação ainda não está perfeita, mas há muito ainda por vir antes da classificação amanhã."

Esteban Ocon e Sergio Pérez (Foto: Force India)

Carlos Sainz Jr., 11°: "Tivemos um bom começo no TL1, estava me sentindo bem com o carro. Porém, no TL2 sofri um pouco para achar o equilíbrio ideal. Vamos trabalhar duro para encontrar respostas para amanhã e espero voltar a me sentir bem com o carro. Tenho certeza que podemos ter um sábado forte aqui no México para termos boas opções para ajudar o time no domingo."

Felipe Massa, 12°: Massa fala em “sexta-feira de análises” e mostra preocupação com Renault: “Agora eles têm dois pilotos que pontuam”

Brendon Hartley, 13°: "Tivemos um começo devagar por causa de um problema no motor que tive no TL1, então perdemos um pouco de tempo, mas a equipe fez um grande trabalho para deixar o carro pronto para esta tarde. Estou me sentindo melhor nas partes curtas e terminar em 13° não foi ruim. Aprendi boas lições nas partes longas e, mesmo com a falha no motor, o restante do dia foi bastante positivo. Estou mais bem preparado do que há uma semana."

 

Lance Stroll, 14°: "Foi um dia decente e eu gosto da pista. É minha primeira ez no México, então estou só aprendendo. É definitivamente um desafio devido à altitude e o carro está nervoso, mas é o mesmo para todos. Tenho tentado entender os limites do carro. Não é fácil acertar os pneus em uma volta. Não tenho expectativas para a classificação e vamos fazer apenas o que temos que fazer para que tudo dê certo."

 

Stoffel Vandoorne, 15°: “Tive um problema no motor no TL1, o que obviamente limitou meu tempo na pista. No TL2 também foi difícil para nós sair dos boxes no começo da sessão em razão de um pneu perdido, mas conseguimos completar nosso plano para a sessão e conseguir os dados que precisávamos. Espero que amanhã tenhamos um dia livre de problemas. Estou feliz de ter conseguido consertar o problema da primeira sessão e espero que possamos andar bastante no TL3 amanhã, antes da classificação. Em uma pista nova, pegar tempo de pista é a coisa mais importante, especialmente quando você está tentando acertar o carro para condições complicadas como a altitude daqui. Sinto que podemos nos sentir melhor com o carro amanhã.”  

Pascal Wehrlein, 16°: "Foi um dia ok para mim. Pude completar um bom número de voltas. No TL1, tentamos alguns acertos diferentes com pneus macios e ultramacios, enquanto no TL2 focamos na classificação e na preparação para a corrida. No geral foi um dia produtivo. Tentaremos manter esse desempenho, para continuarmos bem no final de semana."

Brendon Hartley (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Kevin Magnussen, 17°: Magnussen passa mal, deixa autódromo logo depois de treino e vira dúvida para GP do México

Marcus Ericsson, 18°: "Foi um pouco desafiador para mim começar apenas no TL2 hoje. Tive que me achar um pouco, mas estou satisfeito em encontrar o ritmo rapidamente. No geral foi um dia positivo. Por azar, tive alguns problemas com o carro durante a sessão, mas estamos trabalhando para entendermos as causas e melhorarmos para amanhã. No geral, foi uma sessão decente para mim."

Pierre Gasly, 19°: "Não conseguir ir muito para a pista hoje, uma pena. Sean gelael foi à pista pela manhã e de tarde só consegui completar uma volta. Tivemos problema com o motor e paramos o carro. No domingo terei uma punição… Então não foi um bom dia, mas é isso, não podemos fazer mais nada sobre.Teremos um dia de muito trabalho amanhã porque eu não conheço a pista, então terei o TL3 para aprender e para me preparar para a classificação e para a corrida. Farei o máximo que puder."

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, 20°: “O carro estava perfeito na volta que completei. Me compliquei com a traseira no final Inicialmente, não soube o que estava acontecendo, se eu tinha muita aerodinâmica ou se não acertei o carro. Rodei, não estava esperando, e depois vi o pneu voando. Não sei qual veio primeiro, ovo ou a galinha, mas me senti bem estranho naquela volta. Precisamos dar alguns giros amanhã, mas não vamos conseguir dar um ‘long run’. Claramente você dá um tiro no próprio pé quando não consegue pilotar em ambos os treinos de sexta. Novamente, tentaremos dar nosso melhor amanhã. Acredito que temos dois jogos de ultramacios para o TL3. A partir daí, vamos tentar acertar o que precisamos para a corrida.”

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO, em TEMPO REAL e ‘in loco’, com a jornalista Evelyn Guimarães, todo o fim de semana do GP do México de F1 no Autódromo Hermanos Rodríguez.

VIGIAR E PUNIR

COM GALID OSMAN, PADDOCK GP #101 QUESTIONA: VERSTAPPEN MERECEU PUNIÇÃO EM AUSTIN?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.