Confira declarações dos pilotos após treino classificatório do GP da Bélgica, 12ª etapa do Mundial de F1

Lewis Hamilton chegou a 68 pole-positions na carreira ao conseguir confirmar o favoritismo em Spa-Francorchamps neste sábado (26). Kimi Räikkönen, o desafiante mais temido, não foi bem. Jolyon Palmer, que andava surpreendentemente bom, foi outro a ter problemas

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O recorde de Lewis Hamilton, igualando Michael Schumacher e chegando a 68 pole-positions na F1 foi o que de mais importante aconteceu no treino classificatório deste sábado (26). Como anunciado antes, Hamilton confirmou o favoritismo e larga da posição de honra na corrida do domingo em Spa-Francorchamps.

 
A primeira fila fica completada com o líder do campeonato, Sebastian Vettel. Mercedes e Ferrari também se alternam na segunda fila, com Valtteri Bottas logo à frente de Kimi Räikkönen na quarta colocação. As duas Red Bull seguem, com Max Verstappen por volta de 0s5 mais rápido que Daniel Ricciardo.
 
Nico Hülkenberg confirmou o sétimo posto, com Sergio Pérez e Esteban Ocon confirmando a Force India logo na sequência. Jolyon Palmer fazia uma classificação promissora, mas teve problemas antes do começo do Q3 – e ainda pode ter que substituir a caixa de câmbio. Assim, acabou não dando volta rápida e, ao menos a priori, larga em décimo.
 
Fernando Alonso vem na frente das duas Haas, Romain Grosjean e Kevin Magnussen. Carlos Sainz Jr é o 14º, com Lance Stroll sendo o último antes da fila de punidos. Felipe Massa, Marcus Ericsson, Pascal Wehrlein, Daniil Kvyat e Stoffel Vandoorne fecham o grid.
GRANDE PRÊMIO acompanha o GP da Bélgica AO VIVO e EM TEMPO REAL com o novo livetiming a partir das 8h30 (de Brasília) do domingo.
Lewis Hamilton (Photo: Xavier Bonilla / Grande Premio)

Confira as declarações:

Lewis Hamilton, primeiroCom lágrimas nos olhos, Hamilton agradece homenagem ao igualar recorde de poles de Schumacher: “É especial”

Sebastian Vettel, segundo2º no grid em Spa, Vettel destaca importância do vácuo de Räikkönen no Q3: “Me deixou mais confortável”

Valtteri Bottas, terceiroBottas sente derrota para Vettel e diz que precisa achar resposta para déficit de desempenho em Spa

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Kimi Räikkönen, quartoRäikkönen reclama de problema com vibrações, mas mostra otimismo para GP da Bélgica: “Estamos indo bem”

Max Verstappen, quinto5º, Verstappen vibra com “classificação perfeita” em Spa

Daniel Ricciardo, sextoMas Ricciardo lamenta: “Não consegui tirar 100% do carro”

Nico Hülkenberg, sétimo: “Fico muito satisfeito com minha classificação. Não consegui o acerto que eu queria, mas ainda deu para levar o sétimo lugar. Estávamos trabalhando no acerto do carro hoje de manhã, mas estava difícil encontrar aquela condição em que tudo funciona perfeitamente. Ainda não acho que temos a melhor solução, mas fiquei surpreso por conseguir arranjar P7. Foi um bom trabalho da equipe. Amanhã a corrida vai ser puxada, então é hora de abaixar a cabeça e pisar fundo”

Sergio Pérez, oitavoPérez e Ocon lamentam voltas do Q3 na Bélgica, mas confiam no ritmo de corrida da Force India: “Somos rápidos”

Esteban Ocon, nonoPérez e Ocon lamentam voltas do Q3 na Bélgica, mas confiam no ritmo de corrida da Force India: “Somos rápidos”

Nico Hulkenberg (Photo: Xavi Bonilla / Grande Premio)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Jolyon Palmer, décimo: “Estive bem no RS17 o fim de semana todo. Certamente meu melhor fim de semana no ano. Tenho confiança no carro, está bem balanceado e nem precisamos de grandes mudanças. Tivemos o problema de câmbio no Q3, que veio depois de alguns problemas com a embreagem. Apesar disso, é bom chegar ao top-10 da classificação. Não fosse o problema do Q3, o sétimo lugar certamente era possível. Torço por pontos amanhã”

Fernando Alonso, 11º: Fora do Q3 por problema de bateria, Alonso diz que motor melhor colocaria McLaren na pole em Spa

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, 12º: “Ontem nós tentamos alguns níveis de downforce e claramente ficamos com um que era muito baixo e deixava o carro difícil de pilotar. Hoje eu fiquei feliz comigo mesmo e com a equipe. Foi uma grande volta de classificação. Dava para conseguir mais com vácuo, mas não fiquei perto o suficiente para ganhar vantagem. O resto da volta foi incrível, é o melhor que a gente poderia fazer. A corrida de amanhã vai ser agitada, com muita coisa acontecendo. E ninguém tem informação real sobre degradação de pneus”

Kevin Magnussen, 13º: “A classificação foi ok. Não encaixei minha última volta, o que foi uma pena. Não acho que ia mudar muita coisa, mas nunca é bom quando você não acerta a volta. A distância para os outros pilotos acabou sendo muito grande para fazer qualquer coisa. Só o Romain estava ao meu alcance. Mas não é uma posição ruim para brigar por pontos. Não precisamos que aconteça muita coisa na nossa frente para pontuarmos”

Carlos Sainz Jr., 14º: “Estou um pouco decepcionado por ter terminado em 14º na classificação hoje porque nós vínhamos tendo um bom fim de semana até então. Estive bem desde o primeiro treino, sempre no top-10 e completando boas voltas. A classificação hoje foi mais do mesmo. Começamos a classificação pensando que um top-10 seria possível, mas quando você se vê só em 14º, é bem frustrante. Acho que tirei o máximo do carro, então nós só temos de seguir trabalhando. Vamos ver o que somos capazes de fazer amanhã. Até agora, vem sendo um bom fim de semana, então não há motivos para achar que não vamos avançar. E, espero, que possamos terminar com alguns pontos.”

Lance Stroll (Foto: Williams)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Lance Stroll, 15º: “Uma peça da minha asa traseira quebrou, acontece. É uma pena que isso tenha me impedido de dar uma segunda volta no Q1, minha classificação acabou ali. Precisamos de mais velocidade e competitividade. Não conseguimos as velocidade que outros carros conseguem, e isso nos custa em certas pistas. Certamente seria mais rápido se tivesse dado a segunda volta, mas seria difícil passar do Q1. É frustrante, não é onde queremos estar. Mas precisamos dar sequência ao trabalho no carro. Só espero que a gente tenha um dia melhor amanhã”

Felipe Massa, 16º: Sem passar do Q1 em Spa, Massa fala em "situação crítica" e diz que Williams está "andando para trás"

Marcus Ericsson, 17º: "A gente sabia que a classificação de hoje seria difícil para nós porque Spa é uma pista que exige muito da potência. Considerando o problema técnico que eu tive no TL3 e as poucas voltas que eu pude completar, a equipe fez um bom trabalho ao otimizar o carro. Ele estava bom, mas precisamos dar um jeito de melhorar nosso ritmo. O clima pode ser crucial para o resultado da corrida de amanhã"

Pascal Wehrlein, 18º: "Hoje foi um dia melhor para mim em termos de tempo de pista. Consegui boa quilometragem no TL3. Mas nossa performance ainda não é aquela que queremos, infelizmente. Estamos de olho nos nossos dados e trabalhando para melhorar na corrida de amanhã"

Daniil Kvyat, 19º: “Não pilotei muito neste fim de semana, então não tem sido fácil. Nesta manhã, no terceiro treino, tive um problema na unidade de potência, e tenho de dizer que os caras fizeram um grande trabalho para trocar o motor em tempo de fazer a classificação. Tentei fazer a melhor volta que pude, mas não estava totalmente confortável e só consegui terminar em 17º. Não consegui fazer um único long-run, então é difícil dizer o que esperar para amanhã. Nós ainda temos de cumprir uma punição no grid, então vamos largar lá do fundo, mas vamos tentar fazer nosso melhor e ver onde vamos terminar.”

Stoffel Vandoorne, 20º: “Sabia que vou largar no fim do grid amanhã, de modo que a classificação não era o mais importante para mim. A estratégia era tentar que os dois carros passassem ao Q2, e consegui ajudar Fernando com o vácuo para que ele pudesse avançar ao Q3, mas infelizmente não deu. Amanhã vai ser uma história diferente. Vou largar lá no fim e tenho de buscar os demais. Temos [Fernando e eu] um relacionamento muito bom, mostramos isso nas últimas corridas e também hoje. Tenho certeza que ele vai retribuir esse favor.”

RENOVAÇÃO COM RÄIKKÖNEN DIZ MUITO SOBRE O QUE É A FERRARI E SEU PENSAMENTO SOBRE A F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.