Confira declarações dos pilotos após treino classificatório do GP de Abu Dhabi, 20ª etapa da temporada 2017 da F1

Valtteri Bottas foi mais rápido que esperado e acabou arrancando das mãos de Lewis Hamilton uma pole-position que parecia certa. A última pole-position de 2017 é do finlandês

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No momento da definição do treino classificatório deste sábado (25) que definiu o grid de largada para o GP de Abu Dhabi, Valtteri Bottas bateu a carteira de Lewis Hamilton e garantiu a última pole-position da temporada quando parecia nas mãos do companheiro. Se as três principais equipes davam a impressão de estarem em igualdade de condições, a Mercedes mostrou que é a grande favorita.

 
Atrás de ambos, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo preenchem a segunda fila, enquanto Kimi Räikkönen e Max Verstappen são quinto e sexto. Nico Hülkenberg põe a Renault no sétimo posto, enquanto Sergio Pérez e Esteban Ocon aparecem na sequência e Felipe Massa fecha o top-10.
 
Fernando Alonso e o amigo Carlos Sainz ficam na sexta fila, com Stoffel Vandoorne e Kevin Magnussen, Lance Stroll, Romain Grosjean, Pierre Gasly, Pascal Wehrlein, Marcus Ericsson e Brendon Hartley fecharam o pelotão.
Valtteri Bottas e Lewis Hamilton (Foto: AFP)
Confira as declarações:
 
 
 
 
 
Kimi Räikkönen, quinto: "O carro estava bom, mas foi difícil fazer os pneus trabalharem de forma constante. Estava me sentindo bem com o carro, mas os pneus estavam muito bons em algumas curvas e então ficavam complicados de trabalhar. Na ultima volta eu acabei saindo de traseira na curva 11, e isso acabou atrapalhando todas as outras curvas. Senti que tinha bastante velocidade, mas eu não consegui realmente usá-la".
 
 
Nico Hülkenberg, sétimo: "Sabemos que foi só a classificação e tudo pode acontecer na corrida, mas nos colocamos numa boa posição. Tive uma das minhas elhores voltas do ano no Q2; no Q3 eu tive mais dificuldades no começo, porque as temperaturas estavam caindo, mas nós vemos isso todos os dias. O ritmo das simulações de corrida estavam bom fortes e me senti forte no carro. Estamos confiantes. Vamos abordar a corrida com normalidade, mas esperamos segurar o sétimo posto."
 
 
 
 
 
Carlos Sainz Jr., 12º: "Tenho que dizer que foi decepcionante da minha parte, especialmente já que tínhamos ritmo no TL1 e no Q1 para chegar ao Q3. Infelizmente o Q2 foi comprometido pelo aquecimento dos pneus dianteiros. Tive uma volta ruim e não consegui acertar a temperatura dos pneus, a volta final não foi boa também. Mostramos ritmo bom nas long runs, então amanhã queremos chegar aos pontos. Nico está numa ótima posição e coloca a equipe em boas condições, o que é muito importante."
 
Stoffel Vandoorne, 13º: “Eu tenho sentimentos mistos após hoje. O treino final foi muito bom nesta manhã e estávamos fortes, éramos a quarta equipe mais rápida. Mas, como sempre vemos na classificação, não temos um botão mágico como as outras equipes para conseguir uma forcinha extra. Esperávamos que fosse difícil para nós hoje, mas foi bastante próximo e acredito que tínhamos potencial para avançar para o Q3. Temos apenas mais uma corrida e estamos ansiosos, mas toda a equipe está agindo como se fosse apenas mais uma etapa e existe oportunidade para marcar pontos. O ritmo de corrida parece bom. Sabemos que a estratégia será um pouco limitada, então espero que possamos fazer uma boa largada, uma boa primeira volta e nos colocar em uma boa posição. Darei o meu melhor e quero terminar o mais alto possível”.
 
Kevin Magnussen, 14º: “Não acho que a situação está tão ruim. Fizemos um bom trabalho ao recuperar o TL1 que perdi, o que infelizmente aconteceu algumas vezes esse ano. Encontramos um bom ponto de equilíbrio no carro e demos bons passou no TL2 e no TL3. Lidamos bem com as mudanças de temperatura, já que a classificação é de noite e o frio afeta muito os pneus. Não é fácil acertar isso, e não acho que fizemos um trabalho ruim. Não temos nada a perder amanhã, então vamos dar nosso melhor.”
 
Lance Stroll, 15º: "Não foi o dia perfeito e não foi uma boa classificação. Eu não conseguia encontrar o equilíbrio certo e pilotar o carro da maneira que queria. É difícil, pois temos a desvantagem do motor antigo após a mudança no Brasil. Eu também cometi muitos errinhos. Eu acabei travando os pneus na primeira volta, e na segunda eu encontrei muito tráfego, e fui mais lento do que o planejado no último setor. Precisamos entender o motivo disso acontecer, para melhorar nos sábados. Eu não estou dizendo que é o fim do mundo, pois amanhã é um novo dia e já largamos mais atrás neste ano e conseguimos alguns pontos".
 
Romain Grosjean, 16º: “A gente não conseguiu andar muito no TL2 de ontem, então a classificação certamente seria difícil. O carro não está nada dianteiro. O Kevin [Magnussen] ama isso, mas eu não gosto. Estamos sofrendo para encontrar o equilíbrio ideal do carro. Não é desculpa, mas não vai de acordo com o que eu gosto. Vamos precisar trabalhar pesado para melhorar essa situação. Está assim ao longo das últimas oito ou nove corridas. Demos um passo adiante no Brasil, mas as curvas de baixa velocidade daqui tornam tudo mais difícil. Espero que a situação seja melhor na corrida.”
 
Pierre Gasly, 17º: “Minha volta de classificação foi boa. Fico feliz porque consegui acertar tudo, foi uma volta decente. A única coisa que não me deixa muito feliz é a performance, claro. Ficar em 17º não é o que queremos, e é frustrante não poder lutar por posições melhores. Dito isso, acho que aproveitamos nosso potencial, e isso é o que importa. O que eu realmente espero é que dê para segurar o sexto lugar no Mundial de Construtores amanhã. Vai ser uma missão difícil, mas nada é impossível.”
 
Pascal Wehrlein, 18º: “A classificação foi ok. É claro, não estou satisfeito com o resultado, no entanto, sabíamos que teríamos alguma dificuldade em conseguir fazer os pneus trabalharem de forma correta quando as temperaturas começaram a cair. A corrida será no mesmo horário que a classificação, então veremos o que é possível. Eu darei o meu melhor para terminar a prova na melhor posição possível”.
 
Marcus Ericsson, 19º: “Foi uma classificação decente. Eu não estava completamente feliz com o equilíbrio do carro no terceiro treino, então fizemos algumas mudanças para a classificação. Me senti mais confortável após isso, o que nos mostrou que estamos indo na direção correta. Na classificação, meu tempo de volta melhorou a cada volta. O giro final do Q1 foi bom, mas acabou não sendo suficiente para ir ao Q2. Estou ansioso para brigar amanhã”.
 
Brendon Hartley, 20º: “A gente está devendo ritmo nos dois carros nesse fim de semana, mas a situação é pior no meu. Claro que a gente fez várias mudanças no carro, a gente ia largar em último de qualquer jeito, então não tinha nada a perder. Mas foi uma sessão bem ruim da minha parte, definitivamente não encaixei boas voltas. É frustrante, mas não muda o resultado. Claro que gostaria de fazer uma volta banzai, mas não teve jeito. O lado positivo é que isso serve de preparação para o próximo ano. Agora o que tenho que fazer é acelerar o máximo possível amanhã.”
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