Confira declarações dos pilotos depois do GP da Alemanha de F1, décima etapa da temporada 2014

Nico Rosberg ignorou acidente e recuperações atrás dele e buscou uma vitória na qual não foi ameaçado em momento algum. O show da ultrapassagens ficou por conta de Lewis Hamilton, enquanto a imagem do dia foi a da batida entre Felipe Massa e Kevin Magnussen

A cobertura completa do GP da Alemanha no GRANDE PRÊMIO
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A primeira imagem do GP da Alemanha que fica na cabeça é evidentemente a batida entre Felipe Massa e Kevin Magnussen – que viu o brasileiro de ponta cabeça na pista, o dinamarquês perdendo posições e Daniel Ricciardo tentando fugir da confusão por fora da pista -, já a vitória de Nico Rosberg não deixou grandes momentos de clímax, ultrapassagens incríveis ou recuperações sensacionais. Rosberg largou na frente, andou rápido, abriu vantagem e com segurança total levou a Mercedes #6 ao final, na bandeirada. 

 
O show ficou por conta de Lewis Hamilton, que largou da 20ª colocação, foi buscando adversário por adversário, passando de quase todas as formas imagináveis para chegar ao terceiro lugar. Tentou passar Valtteri Bottas pelo segundo posto, mas o finlandês se segurou e garantiu o P2 pela segunda prova consecutiva.
Massa voltando a ficar com a cabeça virada para o lado certo (Foto: Beto Issa)
Sebastian Vettel veio na quarta colocação, após conseguir segurar o ímpeto de Fernando Alonso nas voltas finais. O espanhol passara Daniel Ricciardo pelo quinto lugar e foi atacar a outra Red Bull. O australiano, que também se recuperou após perder posições na primeira volta, ficou no sexto posto.
 
Na sétima posição, Nico Hülkenberg se manteve pontuando e trazendo consigo Jenson Button. Mesmo envolvido no principal acidente da prova, Magnussem foi nono. Encerrando o top-10, ficou a outra Force India, de Sergio Pérez.

Confira declarações dos pilotos:

FORCE INDIA
 
Nico Hülkenberg, sétimo: "Foi uma corrida difícil e diferente do esperado, principalmente devido às temperaturas mais baixas. Estávamos esperando uma degradação maior dos pneus na traseira, mas depois de algumas voltas, ficou claro que a limitação estava na dianteira, o que mudou o jogo. Foi um dia bastante desafiador e, considerando a forma como o carro estava, acho que fizemos o máximo. Também tive que superar alguns problemas de motor no meio da corrida e a equipe foi bem em resolver isso. Foi importante marcar mais pontos e por isso estou satisfeito."
 
Sergio Pérez, décimo: "Eu estava esperando mais no início da corrida, mas eu não conseguia fazer meus pneus funcionarem. Briguei com o balanço do carro durante a maior parte do dia. Foi uma corrida muito estranha, a pista mudou muito em relação a sexta-feira e os pneus dianteiros estavam se degradando, não os traseiros. Junto com as temperaturas mais baixas, isso tornou o carro difícil de guiar. Considerando isso, sair com um ponto foi um bom resultado no final."
 
MCLAREN
 
Jenson Button, nono: "Tive um bom começo, estava brigando pelo sexto lugar no início e tudo estavam bem. Mas fizemos a estratégia errada na segunda parada. Não sei por que paramos tão cedo, isso tornou extremamente difícil para mim manter o conjunto de pneus em bom estado até o final da corrida. Não deu certo, foi uma pena, mas vamos aprender algumas lições. Quando senti a batida de Lewis, fiquei um pouco surpreso. Muitos pilotos tomam uma linha mais aberta na entrada da curva 6, a fim de obter uma saída melhor. Talvez Lewis esperasse que eu o deixasse passar, mas por que eu deixaria alguém passar se estávamos correndo? Nós esperávamos mais hoje."
FERRARI
 
Kimi Räikkönen, 11º: "É uma pena o rumo que minha corrida tomou, especialmente esse final de semana, que eu me sentia mais confortável. Hoje, com pneus novos, eu ia bem. Infelizmente, duas vezes eu estive no meio de dois carros e nas duas ocasiões minha asa frontal foi danificada. Isso comprometeu minha corrida. O desempenho dos oneus caía mais que o esperado e eu tinha desgaste no dianteiro esquerdo e estava perdendo downforce aerodinâmico. Do lado positivo, pude guiar do jeito que eu gosto. Estou certo de que, não fosse pelos problemas, as coisas teriam acontecido diferente e eu poderia terminar na zona de pontuação."
 
LOTUS
 
Pastor Maldonado, 12º: "Foi uma corrida dificil desde o início. O acidente na curva 1 foi bastante complicado de se evitar, mas então o nosso ritmo começou a parecer consistente. Eu fiz o meu melhor para manter os pneus, que estavam degradando bastante, e podíamos fazer apenas uma parada. Hoje a baixa temperatura nos ajudou. Nosso plano inicial incluia três paradas, mas então nosso primeiro stint foi muito bom e decidimos ir para o plano B, que foi muito bom para nós."
 
Romain Grosjean, abandonou: "Não tivemos uma largada fácil com os pneus macios, e lutei para aquecê-los após o Safety-Car também, mas nosso ritmo estava até que bom hoje. Sofri com a perda de poder devido a um problema com nosso sistema de resfriamento, então pedimos para desligar o carro. É uma pena já que estávamos com uma estratégia diferente de nossos rivais, então parecia que conseguiríamos conquistar alguns pontos. Algumas vezes é o que acontece com esportes a motor."
 
TORO ROSSO
 
Jean Éric-Vergne, 13º: "Estava tendo uma boa corrida até  momento em que tive que cumprir a penalidade de cinco segundo de stop-and-go durante meu segundo pit-stop, o que comprometeu qualquer possibilidade de marcar pontos. Após isso, eu voltei para a pista com pneus médios, o que estavam bastante frágeis para as condições. Acredito que os pontos eram possíveis, já que a corrida estava muito boa. Realmente é uma grande pena."
 
Daniil Kvyat, abandonou: "É uma pena em como minha corrida terminou hoje, especialmente porque ontem tudo foi muito bem. Meu primeiro stint estava bom até o contato com Sergio Pérez, o que fez com que perdesse terreno. Eu acredito que não estava mantendo muito bem meus pneus durante o segundo stint, no qual tentei recuperar algumas posições. Eu estava bem na parte final em relação de ritmo, mas então perdi a direção e então vi fumaça e fogo pelo retrovisor. Comecei a me sentir muito quente dentro do carro, então parei e pulei o mais rápido possível. Não é uma situação agradável para estar envolvido, mas agora estou mais preocupado com o carro do que qualquer outra coisa. Espero que tudo esteja ok, e isso não mudará meu foco para a Hungria, onde espero ir melhor."
 
SAUBER
 
Esteban Gutiérrez, 14º:  "A equipe inteira fez um ótimo trabalho durante o final de semana. Desde sexta-feira desenvolvemos o carro da melhor maneira que conseguimos. Entretanto, 14º não é satisfatório. Estava brigando a corrida inteira, tentando ganhar posições e mantendo os carros atrás de mim. Em dado momento perdemos o ritmo para brigar com os carros que estavam na nossa frente, e não tinha muito o que podia fazer. Precisamos trabalhar e focar em nosso desempenho, então poderemos ser mais competitivos nas próximas corridas."
 
Adrian Sutil, abandonou: "Foi uma corrida exitante com boas brigas. Me diverti bastante e foi a primeira vez que pude manter o ritmo com outros pilotos. É bastante positivo que nosso carro estava mais competitivo esse final de semana. De repente, após meu pit stop, eu perdi a energia. Então eu girei e então o motor desligou. É de certo modo frustrante, mas no momento não devemos nos preocupar com isso."
 
MARUSSIA
 
Jules Bianchi, 15º: "Tive um problema no início e fiquei para trás, mas voltei a ficar à frente de Kobayashi e Max em algumas voltas, o que me deixou satisfeito. Em seguida, a corrida foi boa para mim. Eu poderia manter todos atrás de mim, pois estava um pouco mais rápido, mas não estava rápido o suficiente para pegar a Sauber, que é o nosso desafio. Assim, a corrida foi dentro do que esperávamos."
 
Max Chilton, 17º: "Fiz uma boa largada e conseguiu evitar o incidente na curva 1, mas depois minha corrida não foi tão boa. Mudamos a estratégia para tentar chegar à frente de Kobayashi, mas não deu certo. Parece que perdemos um pouco em toda parte com as mudanças que fizemos no carro antes desta corrida, por isso a próxima semana será movimentada para tentarmos recuperar terreno."
 
Caterham
 
Kamui Kobayashi, 16º: "No começo consegui segurar Bianchi, mas eu estava atrás de Chilton. Depois do safety-car, me concentrei em acelerar para a primeira parada, quando a equipe fez bom trabalho e me ajudou a passar Chilton, posição que segurei tranquilamente até a segunda parada. O equilíbrio do carro estava ok, mas eu não tinha ritmo para pegar os carros à frente. Eu me afastei de Chilton e 16º era o que poderíamos fazer hoje." 
 
Marcus Ericsson, 18º: "Comecei do pitlane, por isso foi uma luta hoje. Obviamente, o safety-car na primeira volta ajudou, mas eu tinha que cumprir uma punição. Quando voltei do primeiro pit-stop, apareceram as bandeiras azuis e comecei a perder mais tempo. Não havia nada que eu pudesse fazer para tentar me aproximar dos carros à frente. Meus tempos de voltas foram muito bons até a segunda parada, na volta 41. Voltamos para os supermacios, mas com cerca de cinco voltas o conjunto acabou, então não consegui brigar com Chilton."
 

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Alemanha, décima etapa do Mundial de F1, com a repórter Evelyn Guimarães. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

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