Confira declarações dos pilotos depois do GP do Brasil, 18ª etapa da temporada 2015 do Mundial de F1

Nico Rosberg venceu com autoridades o GP do Brasil e evitou o primeiro triunfo do companheiro Lewis Hamilton em Interlagos. Sebastian Vettel novamente foi terceiro, Felipe Massa fechou em oitavo e Felipe Nasr terminou em 14º

Nico Rosberg venceu mais uma na reta final da temporada 2015 da F1. Agora garantido como vice-campeão, o alemão não deu muitas chances ao companheiro de equipe Lewis Hamilton, que cruzou a linha derradeira em segundo neste domingo (15) em Interlagos.
 
Sebastian Vettel voltou a ter ótimo fim de semana e levou a Ferrari outra vez ao pódio, fechando em terceiro. Vivo na briga pelo quarto lugar no Mundial de Pilotos, Kimi Räikkönen fechou logo atrás do companheiro de equipe. Valtteri Bottas completou o top-5.
 
Em bom fim de semana, Nico Hülkenberg terminou no sexto lugar. Daniil Kvyat foi o sétimo, seguido por Romain Grosjean, Max Verstappen e Pastor Maldonado. Felipe Nasr fechou apenas em 14º, enquanto Felipe Massa, que cruzou em oitavo, foi desclassificado. 
Nico Rosberg vence GP do Brasil e comemora no pódio com champanhe em Interlagos (Foto: Getty Images)

Confira declarações dos pilotos após GP do Brasil:

WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, quinto: "O início foi o momento mais emocionante da corrida para mim, pois ganhei algumas posições. Depois eu só tinha que administrar os pneus por conta da estratégia de duas paradas. Estávamos sem ritmo hoje, por isso precisamos olhar essa questão e melhorar para Abu Dhabi. Estou muito orgulhoso da equipe por obter P3 nos construtores. Estamos competindo contra equipes muito maiores do que nós, e em alguns casos superando-as, o que é muito legal. O pessoal na pista e na fábrica estão fazendo um trabalho muito bom este ano, então um enorme obrigado a todos e também para Mercedes. Queremos ganhar, no próximo ano temos de continuar dando passos adiante".
 
FORCE INDIA
 
Nico Hülkenberg, sexto: "Estou muito feliz com o sexto lugar e por marcar os pontos que ajudaram a equipe garantir o quinto lugar no campeonato, que é uma grande notícia. É o melhor resultado da nossa história e mostra o progresso que fizemos ao longo dos anos. Este quinto lugar é um resultado de todo o trabalho duro de todos na equipe e devemos nos sentir muito orgulhosos do que conseguimos alcançar juntos. A corrida de hoje foi divertida, apesar de eu não ter o melhor começo, o que me deixou para trás de Bottas e Kvyat. Felizmente, consegui um desses lugares de volta com um pit-stop precoce, mas que me obrigou a fazer dois stints muito longos com pneus médios, que foi o principal desafio do dia. Nós fizemos isto funcionar. Agora estou ansioso para Abu Dhabi e espero terminar a temporada em alta".
 
Sergio Pérez, 12º: "Não foi o melhor fim de semana para mim. Lutei para me sentir confortável com o carro desde o início e  sinto que eu não fui na direção certa com o acerto. Teremos de analisar todos os dados a partir do fim de semana para abordar as questões antes de chegar em Abu Dhabi. O resultado de hoje, no entanto, não apaga nosso grande campeonato até agora. A equipe terminou em quinto, então há uma série de pontos positivos para comemorar. Estou orgulhoso do que conseguimos juntos nesta temporada e eu estou ansioso para algo ainda maior no futuro".
Nico Hülkenberg fez bom fim de semana e fechou em sexto (Foto: Getty Images)
RED BULL
 
Daniil Kvyat, sétimo: “Hoje nós extraímos praticamente o máximo do que poderia ser feito. Infelizmente fomos superados pela Force India no primeiro pit, o que comprometeu um pouco nossa corrida. Depois disso, segui Hülkenberg o tempo todo e estava difícil de ultrapassar. Ficamos presos atrás dele, tentando atacar, mas eles estavam nos dominando em velocidade final, então não foi fácil. Consegui DRS algumas vezes, mas não ajudou. De qualquer forma, precisamos ficar felizes com os 6 pontos que conseguimos nessa pista. Como um todo, tivemos uma classificação controlada ontem e uma corrida controlada hoje, mas isso não poderia ser muito melhor”.
 
Daniel Ricciardo, 11º: “Nas primeiras voltas nós ganhamos algumas posições e fizemos o que podíamos e partimos para um primeiro pit agressivo. Quando colocamos os pneus duros, nós não tínhamos de fato a durabilidade que achávamos, então precisamos de três pits, andando em um ritmo bem parecido com o dos carros ao nosso redor. Algumas partes da corrida foram chatas, apesar de ter passado por uma bela disputa com Pérez, o que foi encorajador. Precisei ultrapassá-lo duas vezes e isso me animou por um tempo. Claramente minha punição de hoje não ajudou, mas Abu Dhabi é a próxima pista e esta sempre foi uma boa pista para nós. Eu gosto muito, então, como última corrida da temporada, tomara que dê para conseguir um final sólido nos pontos”.
Daniil Kvyat terminou o GP do Brasil no sétimo lugar (Foto: Getty Images)
TORO ROSSO
 
Max Verstappen, nono: "Foi uma corrida muito agradável! Claro, você sempre quer marcar mais pontos, mas temos de ser realistas e um P10 foi o máximo que conseguimos fazer hoje. Nas retas éramos lentos e estava muito difícil defender a posição contra Lotus ou Force India, infelizmente. Mas ganhar pontos é sempre bom eu gostei desta tarde – consegui fazer algumas boas ultrapassagens, especialmente na curva 1. Foram algumas boas batalhas, eu estava atacando, mas tentavam fazer o mesmo contra mim, então não tive descanso. Foi divertido! Estou feliz por terminar entre os dez primeiros, mais uma vez".
 
Carlos Sainz Jr., não completou: "Como é frustrante não começar uma corrida! Fui fazer o primeiro arranque no caminho para o grid, mas o motor de repente desligou. Fui empurrado de volta para a garagem e comecei a corrida do pit-lane, mas o motor parou. É uma pena, porque eu estava realmente ansioso para correr aqui! Definitivamente não é a situação ideal para um novato como eu, pois preciso ganhar experiência e terminar as corridas, mas agora é olhar para a frente, há uma corrida em Abu Dhabi em duas semanas e vamos dar o nosso melhor para tentar terminar a temporada em alta".
Max Verstappen fez várias ultrapassagens, tomou outras tantas e ficou em nono (Foto: Getty Images)
LOTUS
 
Pastor Maldonado, décimo: “Foi uma corrida bastante movimentada com muita coisa acontecendo. Usamos uma estratégia diferente da maioria com os pneus mais lentos, mas que duravam mais no primeiro stint, então foi difícil fazer um progresso contra os que estavam de macios. Isso significa que quando mudamos pudemos acelerar mais e conseguimos boas posições. Então, no final, estávamos brigando contra aqueles que estavam com pneus mais novos, então não tinha como manter o 10º lugar, mas de onde largamos foi uma boa corrida”.
 
MCLAREN
 
Jenson Button, 14º: “Nunca curtimos terminar em 15º, mas a corrida até que foi agradável, pude brigar com algumas pessoas. Sabíamos onde eram nossas fraquezas, então vamos nos concentrar nos pontos positivos. Tínhamos confiança no carro, e acabamos 12s atrás do último piloto dos pontos, o que é provavelmente mais próximo do que esperávamos. Estamos longe do pelotão da frente, e quando eles passam é assustadora a velocidade. Mas, para o pessoal do meio, nas curvas somos competitivos, então dá para ter um pouco de diversão. Estamos trabalhando duro, provavelmente produzimos mais novas partes do que qualquer outra equipe, e elas parecem estar funcionando. A última corrida será em Abu Dhabi, e esperamos nos sair um pouco melhor”.
 
Fernando Alonso, 15º: “Terminar a corrida era nosso principal objetivo após ter sofrido abandonos nas últimas corridas, então são boas notícias de que ambos os carros viram a bandeira quadriculada e coletamos bons dados, especialmente para o próximo ano. Infelizmente o carro não estava trabalhando 100% no início da prova. Algumas vezes parecia estranho de pilotar, com diferentes potências nas marchas, então estava tentando ignorar isso. Acredito que a razão seja porque após a classificação colocamos um novo motor e não demos nenhuma volta com ele. De qualquer maneira, temos apenas mais uma corrida em 2015 agora. Mal posso esperar para me concentrar totalmente no ano que vem”.
Jenson Button ficou apenas em 14º (Foto: Getty Images)
SAUBER 
 
Marcus Ericsson, 16º: "Acho que foi provavelmente a pior largada da minha carreira F1. Apesar disso, o ritmo era bom e eu estava trabalhando para pegar os caras na minha frente. Então, infelizmente, Pastor (Maldonado) fez uma manobra para cima de mim na curva 1. Ele atingiu a traseira do meu carro, rodei e tive que ir aos boxes para verificar se havia danos. Perdi cerca de 30 a 40 segundos e, obviamente, a corrida foi comprometida. Apesar disso, eu tinha um bom ritmo, só perdemos muito tempo com o incidente. No geral foi um dia decepcionante, mas o ritmo foi promissor".
 
MANOR MARUSSIA
 
Will Stevens, 17º: "Acho que focar no equilíbrio da corrida realmente valeu a pena para mim neste fim de semana. Não foi fácil, porque tive que cuidar dos pneus traseiros, mas eu sabia que se passasse por Alex poderia me afastar. Estou satisfeito por recuperar a vantagem sobre o meu companheiro de equipe e trazer o carro para casa em 18º lugar. Mais uma vez os dois carros da equipe chegaram ao fim, o que é uma boa notícia, portanto, vamos para a rodada final em Abu Dhabi ansiosos para terminar a temporada em alta. "
 
Alexander Rossi, 18º: "Foi uma corrida difícil. Meu primeiro stint não foi tão ruim, mas no segundo e terceiro stints o saldo era terrível, estava perdendo tempo saindo de traseira. É uma pena, porque na primeira parte do fim de semana fui mais forte. Eu gostaria de ter um resultado melhor em minha rodada final da F1 2015, mas se eu olhar para trás, as cinco corridas que fiz desde que o Japão me deixam muito feliz no geral. Tem sido uma experiência positiva e sei que eu dei tudo o que tenho. Agora vamos esperar e ver o que o futuro traz, mas quero agradecer a equipe por esta incrível oportunidade de mostrar o que posso fazer".
Will Stevens ficou em 17º em Interlagos (Foto: Getty Images)
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.