Confira passo a passo da vitória em Cingapura que colocou Hamilton na liderança do Mundial de F1

Lewis Hamilton dominou o GP de Cingapura, mas precisou se esforçar um bocado no final da prova para conseguir vencer mesmo fazendo um pit-stop a mais. Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo completaram o pódio e Felipe Massa chegou na quinta posição

GP de Cingapura de F1

TEMPO REAL com

 RENAN
 DO COUTO
 A cobertura do GP de Cingapura no GRANDE PRÊMIO
icone_TV  Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
 As imagens deste domingo da F1 em Cingapura

 
11h12
Agradeço demais a todos vocês pela companhia nesta cobertura AO VIVO e em TEMPO REAL do GP de Cingapura de F1. Uma grande corrida e foi bem legal poder acompanhar por aqui. Estaremos de volta daqui a duas semanas, invadindo a madrugada para ver o GP do Japão.

Eu, Renan do Couto, me despeço por aqui, mas continuaremos de olho em toda a repercussão do GP de Cingapura ao longo do dia no GRANDE PRÊMIO. Grande abraço e até a próxima!
 

11h11
 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

 

11h09
A próxima etapa do Mundial de F1 acontece em duas semanas em Suzuka, no Japão. Depois teremos o GP da Rússia, dos Estados Unidos, do Brasil e a final, em Abu Dhabi, com pontuação dobrada. Tudo está completamente aberto entre Hamilton e Rosberg, amigos!
 
11h08
A corrida começou mequetrefe, mas acabou muito empolgante em Cingapura, e com a segunda vitória de Lewis Hamilton em Marina Bay. Já tinha vencido em 2009.

E foi lá, em 2008, que viveu um dos momentos mais importantes da conquista do título — assim como neste ano, devido a um infortúnio do principal adversário.

O campeonato vai pegar fogo, ainda mais, daqui em diante.
 

11h05
Hamilton é o novo líder do Mundial de F1, vitória importantíssima para o britânico! Vettel e Ricciardo completam o pódio, Fernando Alonso é o quarto e Felipe Massa chegou em quinto!

Bottas não deu conta de levar os pneus até o final: eles acabaram na última volta! O finlandês ficou de fora dos pontos! Vergne conseguiu abrir 5s e vai manter o sexto lugar apesar da punição! Foi seguido por Pérez, Räikkönen, Hülkenberg e Magnussen!

Aqui o relato da corrida.
 

11h04
LEWIS HAMILTON VENCE O GP DE CINGAPURA!
 
11h03
Vergne vai ter 5s acrescidos ao tempo total, mas está com pneus mais novos e acabou de passar por Hülkenberg, Räkkönen e Bottas. Tem pista livre para tentar abrir e garantir os pontos.
 
11h02
Essa vai ser a sétima vitória de Lewis Hamilton em 14 corridas em 2014. Venceu na Malásia, no Bahrein, na China, na Espanha, na Inglaterra e na Itália. E é a segunda vez que o inglês vai assumir a liderança do campeonato.
 
11h01
Três voltas ou três minutos para o final — ou seja, vamos pelo tempo mesmo.
 
11h00
Por enquanto, nada de ultrapassagens na briga pelo pódio, tampouco na briga pela sexta posição.
 
10h59
Vergne punido de novo por desrespeitar os limites da pista.
 
10h58

 

10h57
Bottas sob enorme pressão de Räikkönen, mas segurando bem demais até agora, apesar dos pneus bem mais velhos — desde a volta 24. A resistência de Bottas vai garantindo a Felipe Massa o quinto lugar nesta corrida.

Mais à frente, 1s3 separam Vettel de Alonso — Ricciardo está no meio.
 

10h56
Magnussen passou Maldonado e tirou do venezuelano a chance de marcar o primeiro ponto de 2014.
 
10h55
As duas Red Bull agora lutam por pontos, e Alonso pressiona também para tentar chegar ao pódio.
 
10h54
Maldonado está na décima posição! Pode ser o primeiro ponto dele na temporada 2014. Mas Magnussen está a apenas 0s6 dele e com pneus mais novos.
 
10h52
Enquanto isso, Jenson Button abandonou. Estava em sétimo lugar disputando com Valtteri Bottas.
 
10h51
Vettel venceu as últimas três edições do GP de Cingapura. Mas não aguentou duas voltas na liderança em 2014: Hamilton passou Vettel na maior reta do circuito e já é o líder de novo. Vai assumir a liderança do campeonato após a corrida de hoje.
 
10h50
Hamilton tem menos de 15 minutos, cinco ou seis voltas, para ultrapassar Sebastian Vettel e vencer o GP de Cingapura. Será que vai conseguir?
 
10h49
HAMILTON NO BOX!
Rosberg assiste atentamente do pit-wall.
Parada muito boa, abaixo de 2s é sempre boa. Vai ser no final da reta e… Vettel assume a liderança! Mas Hamilton se mantém à frente de Daniel Ricciardo, que vai tentar ganhar a posição com pneus mais aquecidos — embora mais desgastados também.
 
10h48
Hamilton virou agora 1min52s771. Ótimo tempo de volta. Engenheiro pediu mais uma volta. "My right rear is getting seriously worn"
 
10h46
Mecânicos da Mercedes ainda nos boxes. Hamilton irritado no rádio, quer entrar nos boxes, sente que os pneus acabaram. Nesta volta, foi só 0s2 mais rápido que Alonso e 0s4 mais rápido que Ricciardo. Vettel é que foi bem mal: 1min54s294. Seus pneus também estão acabando.
 
10h44
Já andando na casa de 1min53s013. Vamos chegando àquele momento em que a dúvida é: vale a pena parar agora e ter mais tempo para ultrapassar ou tentar ganhar a posição agora.
 
10h43
Hamilton ainda precisa de 5s: vantagem para Vettel é de 22s7. Ricciardo está 4s2 atrás do alemão e 1s6 à frente de Alonso. Se parar agora, Hamilton vai voltar bem próximo da Ferrari.
 
10h42
Hamilton agora perendo bastante rendimento! 1min52s843. Pneus dele acabaram, mas Vettel ainda é bem mais lento: 1min53s604. Ricciardo e Alonso andando em 1min53s9.
 
10h41
Massa tem 4s8 de vantagem para Bottas, que está sendo bastante pressionado por Button e Kimi. A McLaren e a Ferrari têm pneus novos. Se passarem, vão estar bem mais rápidos e podem chegar no brasileiro no final.
 
10h38
Diferença crescendo ainda mais, já em 18s7. Mas tempo de volta do Hamilton, pela primeira vez, ficando acima de 1min52s059.
 
10h35
V44: HAM +15s3 VET
Faltam cerca de 29 minutos.
 
10h33
Kvyat agora é quem reclama do calor: "Estou morrendo aqui dentro".
 
10h33

 

10h31
As conversas continuam no rádio da Mercedes: Lewis acha que a tática de forçar agora para parar de novo pode ser arriscada em caso de safety-car, mas o engenheiro disse que, neste caso, vai chamar o piloto imediatamente aos boxes.

Diferença no final da volta 43: 11s5. 1min51s465 a volta de Lewis, 1min53s436.

Se quiser vencer, Hamilton vai ter que ultrapassar.
 

10h29
Hamilton e o engenheiro Peter Bonnington também conversam sobre estratégias… O inglês quer saber quem vai até o final. "Um ou dois podem tentar, mas há um longo caminho pela frente"

Hamilton já tem 9s7 para Vettel após 41 voltas.
 

10h28
A parada de Vettel foi na volta 26.
 
10h27
Como a relargada foi na 38ª volta, Alonso deve ter cerca de 20 voltas para fazer com esse pneu macio. Massa e Bottas pararam, respectivamente, nas voltas 23 e 24. Desafio e tanto fazer esses pneus durarem, vão chegar ao final sofrendo bastante.

A Red Bull também falou para o Vettel, que não acha que vai ser possível. A resposta foi direta: "É o que Daniel vai fazer e achamos que vários carros atrás de você".
 

10h25
Hamilton ouviu da Mercedes que provavelmente tem sete voltas de vida no pneu que está em seu carro agora. Por enquanto, abriu 5s8 para Vettel.
 
10h24
Williams agora pede para Massa tentar levar esse jogo de pneus até o fim da corrida.
 
10h23
Volta 38 de Hamilton: 1min51s640.
Volta 38 do resto: tudo acima de 1min54s. Impressionante!
 
10h22

 

10h21
 BANDEIRA VERDE 
Foram 18 minutos de safety-car.
 
10h19
Safety-car longo assim ajuda quem pretende ir até o fim: menos tempo para o resto abrir, menos voltas para poupar pneus.

E corrigindo: Sutil foi punido por track limits. O choque com Pérez não rendeu nenhuma sanção ao alemão.
 

10h18
#GPnaCorneta

 

10h17
Stop-and-go de 5s para Adrian Sutil no próximo pit-stop pelo acidente com Pérez.

Ainda sobre estratégias: Alonso pode tentar ir até o fim com os macios, assim como os outros caras que pararam nos boxes. Fato é que não teremos 61 voltas — vai depender também de quantos SC ainda teremos.
 

10h14

Enquanto isso, Red Bull disse para Ricciardo evitar passar sobre a zebra. Carro pode ter algum problema.
 

10h12
Magnussen, coitado, está derretendo dentro do carro. Disse que o banco está quente e não consegue beber para se hidratar.

 

10h11

A ordem da fila atrás do safety-car é a seguinte:

HAM
VET
RIC
ALO
MAS
BOT
BUT
RAI
VER
MAG
KVY
HUL
GRO
SUT
MAL
BIA
PER
ERI
CHI

GUT, ROS e KOB estão fora.
 

10h10
Variável a ser considerada nas estratégias a partir de agora: corrida vai, de fato, terminar no limite de duas horas.
 
10h08
Tática da Ferrari: pneus macios novos estavam rendendo mais que supermacios usados. Só que Alonso e Räikkönen agora perderam posições. Realmente não sei se vão conseguir fazer valer essa tática diferenciada neste momento ou se vão perder tempo presos atrás dos outros carros. E todo mundo deve voltar a usar pneus supermacios no final.
 
10h07
Contei nove carros nos boxes durante essa intervenção do safety-car, bem na metade da corrida: ALO RAI BUT GRO MAL PER BIA ERI HUL
 
10h04
Pérez saiu de trás do Grosjean para bater com o Sutil… Mas a culpa foi do alemão, que não o deu espaço suficiente. Várias equipes se preparam para pit-stops.
 
10h03
Safety-car! Pérez perdeu a asa dianteira, e Charlie Whiting resolveu animar um pouco a prova.
 
10h03

 

10h02
Tava falando que ia sair faísca… Tanto é que a Force India chamou Pérez para os boxes.

 

10h00
Briga entre Pérez, Grosjean e Kvyat valendo a 12ª posição. Vai sair faísca.
 
9h59

 

9h56
Ricciardo para e devolve a liderança para Hamilton. Macios no carro dele. Então a nova ordem da corrida tem HAM ALO VET RIC.
 
9h55

 

9h54
Massa está com 3s de vantagem para Räikkönen. Já digo os pneus do finlandês.

Vez de Hamilton ir aos boxes e colocar mais supermacios em uma lenta parada de 4s7.
 

9h53
Vettel nos boxes e para colocar pneus macios. Alonso, com os supermacios, passa pela reta e ganha a ssegunda posição!

Kimi também foi aos boxes, vamos ver se Massa recupera a posição…
 

9h50
Mais à frente, Alonso reduziu em 2s a distância para Vettel e entrou nos boxes. 2s6 de pit-stop e mais pneus supermacios.
 
9h49
Push now!, é a mensagem para Räikkönen, que vai tentar recuperar nesta janela de pit-stops a posição que perdeu na primeira para Massa. Bottas, na mesma tática de Massa, parou nos boxes uma volta depois e também mudou para os macios.
 
9h48
Massa nos boxes na volta 23 para uma boa segunda parada de 2s4. Pneus macios no carro agora.
 
9h48

 

9h46

 

9h46

 

9h45

 

9h43
Um safety-car até que cairia bem… Como disse no começo da transmissão, todos os GPs de Cingapura até hoje contaram com pelo menos uma intervenção do carro de segurança.
 
9h42
Alonso agora faz a volta mais rápida da corrida, 1min52s849.

Quanto a Gutiérrez, sétimo abandono dele no ano.
 

9h40

 

9h39
1min52s882 na volta 17.

Gutiérrez fora da prova — e bem puto.
 

9h38
Tenho comigo que esse problema do Rosberg vai aliviar um pouco as teorias da conspiração de que o alemão está sendo favorecido dentro da Mercedes.
 
9h37
Agora que o povo parou nos boxes, a ordem da corrida é a seguinte:

HAM
VET
ALO
RIC
MAS
RAI
BOT
BUT
VER
MAG
HUL
KVY
GRO
SUT
MAL
PER
GUT
BIA
CHI
ERI

ROS e KOB estão fora.
 

9h36
Foi por desrespeitar os limites da pista.
9h35
Pelo menos o Rosberg tem a esposa ali para consolá-lo.
 
9h34

 

9h33
Hamilton, com vitória, assume a liderança do campeonato com três pontos de vantagem para Rosberg!
 
9h31
Massa passou Pérez.

E Rosberg nos boxes, chegando devagarinho, a equipe apagou o motor, reiniciou o sistema, Rosberg tenta ajustar tudo para sair e… Parece que não consegue engatar nenhuma marcha, acena e desiste da corrida! O líder do campeonato está fora da corrida com problemas eletrônicos na Mercedes! Agora que o campeonato vai pegar fogo.
 

9h29
Red Bull diz para Vettel que não adianta, ele não vai ter ritmo para alcançar Hamilton. Poupe combustível e pneus, save tyres and fuel.
 
9h28
Pinteiros também nos boxes: Vettel, Alonso e Ricciardo (sim, as duas Red Bull na mesma volta, essa equipe é muito boa).

Todos os três trocaram para os supermacios.

Do lado de fora da reta, Massa e Räikkönen passaram a Sauber de Gutiérrez. E Hamilton vem parar no fim desta volta.
 

9h26
Ferrari reagiu à parada de Massa e chamou Kimi, que parou junto de Bottas. E não diantou, Massa ganhou a posição do Kimi — no momento, está em nono lugar na pista.
 
9h25

 

9h23
Felipe Massa vai aos boxes, bem como Kvyat e Grosjean. Mas vamos ver como a Williams trabalha com Felipe… Parada rápida, carro no chão e de volta à pista com mais pneus supermacios.
 
9h22
Sutil foi o primeiro a parar nos boxes, na volta 9, e trocou supermacios por mais supermacios. Hülkenberg fez o mesmo na volta seguinte.
 
9h21
Rosberg já está 54s atrás de Hamilton. É questão de tempo para que tome uma volta do líder.
 
9h20
Câmbio do Rosberg passou direto de terceira para quinta marcha. Daí tamanha dificuldade em se livrar do Ericsson.
 
9h19

 

9h18
Diferença entre HAM e VET cresce para 2s8. Os três primeiros são os únicos que andam em 1min53s, mas há uma distância de 0s4 por volta entre eles, na ordem. Ricciardo virou 1min54s506 na sétima volta.
 
9h17
Rosberg passou Chilton e agora vai tentando ganhar a posição de Ericsson, mas não está fácil. Bem interessante…
 
9h16
Todos os pilotos largaram com pneus supermacios.
 
9h16
No further action para o Magnussen também.

 

9h15
Ricciardo não está dando conta de acompanhar o ritmo de Alonso na disputa pela terceira posição, e Massa está virando igual Kimi. Tem 1s1 de desvantagem para o finlandês e 2s de vantagem para Button.
 
9h14
Ritmo de corrida de Sebastian Vettel é interessante, trocando voltas mais rápidas com Hamilton. E só porque eu estava escrevendo isso, tomou 0s5 na última volta. Diferença entre os dois é de 2s1. Alonso está 4s8 atrás de Vettel.
 
9h12
Rosberg tem que fazer uma difícil corrida de recuperação em um travado circuito de rua e com problemas no carro. Ainda não passou nem pelo Max Chilton.

 

9h10
Magnussen também sob investigação por desrespeitar os limites da pista na disputa com Button na primeira volta.
 
9h09
Ao final da segunda volta temos HAM, VET, ALO, RIC, RAI, MAS, BUT, BOT, MAG e KVY.

VER, HUL, GUT, PER, GRO, SUT, MAL, BIA, ERI, CHI e ROS.
 

9h08
No further action.
 
9h07
Fernando Alonso sob investigação por desrespeitar os limites da pista entre as curvas 1 e 2.
 
9h06
Hamilton manteve a ponta e Alonso cortou a primeira curva para ganhar três posições e saltar para segundo! Mas depois o espanhol deixou Daniel Ricciardo passar. Räikkönen também largou muito bem e ganhou duas posições, Felipe Massa continuou em sexto lugar.

Nico Rosberg conseguiu largar dos boxes.
 

9h02
Problemas também para Kamui Kobayashi, que parou na área de escape da curva 8! Fim de prova para o japonês — se é que ela começou.

 

9h01
Carro foi levado para o pit-lane, que é de onde Nico Rosberg deve largar.
 
9h00
Os carros partem para a volta de apresentação e ROSBERG FICA PARADO NO GRID! O líder do campeonato está parado no grid. Sua Mercedes tem um problema eletrônico.
 
8h59
Está prestes a começar a sétima edição da única corrida inteiramente noturna do campeonato! Vamo que vamo!

 

8h58
Claro, não posso deixar de comentar a principal novidade deste fim de semana: a proibição de qualquer mensagem de rádio que se refira ao trabalho do piloto. Driver coaching, como os ingleses estão falando. Nada de falar onde está perdendo tempo, ganhando, onde precisa frear antes ou depois. Isso tudo é com ele, de dentro do carro. E, para o ano que vem, os pilotos vão ter que aprender a tomar conta de tudo do carro lá de dentro mesmo.
 
8h57

 

8h55
Desgaste de pneus vai ser um fator importantíssimo na corrida deste domingo — apesar da corrida ser à noite, o calor é intenso e a borracha está gastando bastante.

A Pirelli já recomendou a estratégia que considera a ideal: três paradas. Larga-se com os supermacios, para-se na volta 20 para mais supermacios, outro pit-stop na volta 36 e é só na volta 51 que a fabricante colocaria no carro os macios.

Essa tática tende a ser 10s mais rápida que a melhor de duas paradas: largar com supermacios, parar na 22 para mais supermacios e parar na 44 para botar macios.

Safety-cars e o tempo de prova, é claro, vão interferir nas decisões das equipes.
 

8h52
O grid de largada para o GP de Cingapura é o seguinte:

HAM ROS
RIC VET
ALO MAS
RAI BOT
MAG KVY
BUT VER
HUL GUT
PER GRO
SUT MAL
BIA KOB
CHI ERI
 

8h50
Mercedes já vai passando o primeiro apuro do dia: um problema eletrônico no volante. Mercedes tenta resolver sob os olhares de Jo Bauer, o delegado-técnico da FIA.
 
8h48
Chance de safety-car? 100%. Tivemos pelo menos um a cada edição desta prova.
 
8h47
E uma questão que muito se temeu durante o ano, mas que nunca realmente se mostrou um problema, pode interferir no andamento do GP de Cingapura: o consumo de combustível. Ano passado, essa foi a pista onde os times usaram mais gasolina, 150 kg. Neste ano, o máximo é de 100 kg, e a Renault acredita que só um safety-car para deixar o povo mais tranquilo quanto a isso.
 
8h45
Mas temos uma longa corrida pela frente, a mais longa do calendário, e vamos falar dela. Aliás, o GP de Cingapura mais curto dos seis que já foram realizados teve 1h56min. Como os carros estão mais lentos nesta temporada, dificilmente veremos as 61 voltas serem completadas — o limite de tempo de duas horas deve encerrar prematuramente essa prova.
 
8h43
E eis a classificação do Mundial de Construtores:

Mercedes — 454
Red Bull — 272
Williams — 177
Ferrari — 162
McLaren — 110
Force India — 109
Toro Rosso — 19
Lotus — 8
Marussia — 2
 

8h42
A cada corrida que passa, a disputa pelo título mundial fica cada vez mais tensa e mais apertada entre os pilotos da Mercedes. Nico Rosberg continua líder, posição que só deixou de ocupar entre o GP de Mônaco e o GP do Canadá. Mas Lewis Hamilton é quem vem de vitória e larga na pole em Cingapura.

A classificação do campeonato está assim:

ROS — 238
HAM — 216
RIC — 166
BOT — 122
ALO — 121
VET — 106
BUT — 72
HUL — 70

Esses aí são os pilotos que ainda têm chances matemáticas de título — OK, sabemos que a batalha está mesmo entre Rosberg e Hamilton e que só uma tragédia vai deixar Daniel Ricciardo entrar efetivamente na briga. Os que não têm mais chances matemáticas são:

MAS — 51
RAI — 41
PER — 39
MAG — 38
VER — 11
GRO — 8
KVY — 8
BIA — 2
 

8h40
Muito bom dia, leitores do GRANDE PRÊMIO! Sejam todos muito bem-vindos à cobertura AO VIVO e em TEMPO REAL do GP de Cingapura! Eu sou Renan do Couto e vou ficar com vocês por aqui na expectativa de saber quem vence a 14ª etapa da temporada 2014. A largada será dada em 20 minutos.

Também os convido a participar usando a hashtag #GPnaF1 no Twitter. Na medida do possível, responderemos questionamentos e comentários.
 

 
Comentários e interações
Você pode interagir diretamente com nossa transmissão, usando sempre a hashtag #GPnaF1. Aqui na coluna direita, todos os comentários serão reunidos para que nós e vocês estejamos alinhados com tudo que acontece na F1.  
 
GP de Cingapura de F1
A partir das 10h00, o GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO e em TEMPO REAL a classificação para o GP de Cingapura de 2014. A transmissão é comandada pelo Renan do Couto.
 

!function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0],p=/^http:/.test(d.location)?’http’:’https’;if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=p+”://platform.twitter.com/widgets.js”;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document,”script”,”twitter-wjs”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.