Confira passo a passo do treino classificatório que terminou com pole de Hamilton em Cingapura
Em uma das classificações mais disputadas do ano, Lewis Hamilton e Nico Rosberg conquistaram uma importantíssima primeira fila para a Mercedes em um dos circuitos mais travados do calendário. Ferrari, Red Bull e até a Williams ameaçaram. Confira como foi a classificação
GP de Cingapura de F1
Relacionadas
TEMPO REAL com
RENAN DO COUTO |
A cobertura do GP de Cingapura no GRANDE PRÊMIO | |
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana | |
As imagens deste sábado da F1 em Cingapura |
11h06 Vamos nos despedindo por aqui nesta cobertura AO VIVO e em TEMPO REAL da classificação para o GP de Cingapura, mas voltamos amanhã para acompanhar a 14ª etapa do Mundial de F1. Hamilton vai conseguir tirar mais pontos de Rosberg? Os dois largam lado a lado na primeira fila. E não perca a hora: é às 9h, no horário normal, a largada. Chegamos por aqui às 8h40. Grande abraço e até lá! |
11h05 Primeira vez que Massa larga na frente de Bottas desde a pole no GP da Áustria. |
11h03 Grid de largada para o GP de Cingapura é o seguinte: 1 HAM |
11h02 Rosberg ficou um tanto bravo ao saber que perdeu a pole por sete milésimos de segundo: "DAMN IT!" |
11h01 Massa melhorou apenas sete milésimos na última tentativa e caiu para sexto, atrás também de Vettel e Alonso. Então é a SEGUNDA POLE CONSECUTIVA PARA LEWIS HAMILTON NA TEMPORADA 2014! É LEWIS HAMILTON QUEM LARGA NA FRENTE NO GP DE CINGAPURA! |
11h00 Pole provisória de Ricciardo! Mas Rosberg já tira dele! E Hamilton agora vai para primeiro! |
11h00
|
10h59 Problema no motor de Kimi, Ferrari manda parar na pista. |
10h58 Todos os dez pilotos estão na pista. É uma volta para cada um e aí saberemos quem largará na pole amanhã. |
10h57 Falei da Áustria, mas dessa vez não é só a Williams que cresceu: Ferrari e Red Bull também. |
10h56
|
10h55 Rosberg e Hamilton cometendo erros, como cometeram na Áustria ao ver o crescimento da Williams. Interessante. |
10h54 Mercedes no momento aparece só na terceira fila. Até aqui, sempre um dos carros esteve pelo menos na segunda fila. |
10h54 Acho que dá para entender que o Grosjean está meio puto: "I cannot believe it! Bloody engine! We break our balls for this?" "Same problem as before" "I don't care!" |
10h53 Excelente volta de Felipe Massa! 1min46s007 para o brasileiro, que bateu Ricciardo, Alonso, Räikkönen, Bottas, Hamilton e Rosberg nessa primeira tentativa. |
10h51 Os dez pilotos do Q3 estão na pista, e Massa é quem puxa a fila: ROS ALO HAM RAI MAS RIC VET BOT MAG KVY |
10h50 Nunca esteve tão difícil para a Mercedes tentar uma dobradinha no grid de largada, mas isso é importante em uma pista de rua. Ainda mais em uma pista onde quatro poles venceram em seis oportunidades e onde a probabilidade de safety-car é de 100%. |
10h48 BANDEIRA VERDE
|
10h47 Aqui a comparação do desempenho de Button e Magnussen antes dessa classificação. Podem botar +1 nos números do danês. É levando em conta que Mag, um novato, está derrotando o inglês, que a McLaren pensa em trocar Button no próximo ano. Só não sabe se vai conseguir um nome melhor. Eu manteria Button, ainda confio no talento dele. Eliminado por um pentelho, como diria Nelsinho Piquet, Button assumiu que travou a roda no hairpin da Anderson Bridge.
|
10h45
|
10h44 Não deixem de conferir a nova versão mobile do GRANDE PRÊMIO! (function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));
|
10h42 Button fora por 0s017! Não alcançou Kvyat. Magnussen se garantiu no top-10, Vergne não passou, Grosjean também não, nem Pérez e Gutiérrez. Então temos o seguinte grid, por enquanto: 11 BUT |
10h41 BANDEIRA QUADRICULADA |
10h40
|
10h39 Quarto tempo para Felipe Massa, que conseguiu escapar bem do tráfego em sua volta — vai ser um grande problema para quem deixar para dar a volta rápida no final. 1min46s472. Bottas foi só oitavo com 1min46s622. |
10h38 Bottas vem no embalo. |
10h37 Felipe Massa na pista a 2min30s do final em volta rápida. Passou pelo primeiro setor 0s307 abaixo do tempo de Button, décimo colocado. |
10h36 Quatro carros com motor Renault, quatro com motor Mercedes e dois com motor Ferrari vão se classificando no momento. Em Cingapura, como já falei, o motor de combustão interna e o turbo são pouco exigidos. Por outro lado, o MGU-K é bastante acionado, já que se fica muito tempo com o pé no freio. A volta tem 5065 metros e só 45% em aceleração plena. |
10h34 A seis minutos do final, estamos naquele momento intermediário do Q3, em que os pilotos ficam nos boxes preparando a segunda entrada na pista: Classificados do momento: HAM ALO RAI RIC ROS VET MAG KVY VER BUT |
10h33 Hamilton assume a ponta deste Q2 com 1min26s387. Felipe Massa e Valtteri Bottas estão fora do top-10: só 12º e 13º, respectivamente. |
10h32
|
10h31 Pasmem: última pole-position de Kimi Räikkönen foi no GP da França de 2008. Mas já é Alonso o mais rápido: 1min46s328. |
10h30 Pérez é o primeiro a andar, pneus supermacios, 1min47s597. Felipe Massa foi ligeiramente mais rápido: 1min47s597. Kimi, muito mais rápido: 1min46s359. Olha esse Kimi! |
10h29 Completando o assunto rádio: a ideia era proibir também a maioria dos avisos técnicos e fazer com que os pilotos administrassem tudo de dentro dos carros. Contudo, chegou-se à conclusão de que algumas equipes poderiam ser muito prejudicadas porque optaram, ainda no ano passado, por um hardware mais simples e que dá menos informações ao piloto. Para o ano que vem, todas devem optar por sistemas mais elaborados, além de trabalhar melhor com os pilotos essas questões e ensiná-los a adminstrar tudo sozinhos. |
10h27 BANDEIRA VERDE |
10h25 Coisa que temos de falar neste fim de semana é da proibição do rádio. O negócio é um tanto confuso e subjetivo, mas é o seguinte: os engenheiros não podem mais conversar com o piloto sobre informações que o ajudem a guiar o carro, questões que são referentes à técnica do piloto. Freie 10m mais cedo ou mais tarde, você está perdendo tempo na curva X, fulano está pisando no freio em tal ponto ou abrindo o DRS de tal jeito. Também não podem falar dos tempos de volta exatos dos adversários, por exemplo. O que pode ser falado: questões técnicas a respeito do carro, especialmente as que são relacionadas a problemas que podem afetar a segurança. Estratégia, ainda pode. Ordens de equipe, idem. E o famoso 'It's Hammer Time' de Lewis Hamilton, por enquanto, continua permitido. |
10h23 |
10h22 Primeira vez na temporada que Kimi Räikkönen é o piloto mais rápido. E a volta foi muito boa. Surpresa ver as Mercedes somente em P3 e P6. Vamos ver como vai evoluir essa classificação.
|
10h20 Então temos, fora do Q2, Sutil, Maldonado, Bianchi, Kobayashi, Chilton e Ericsson, nesta ordem. Detalhe para o tempo de Ericsson, 1s8 mais lento que Kobayashi e Chilton. 1s8 é muita coisa, amigos. |
10h19 BANDEIRA QUADRICULADA Fim de Q1 em Cingapura! Ainda tem gente completando volta, vamos ficar de olho. |
10h18
|
10h16 Alonso atrás do Räikkönen, e Hamilton atrás dos dois! Que coisa… Primeira vez que a equipe italiana parece realmente candidata à pole-position. |
10h15 E P1 para Hülkenberg, momentaneamente, mas ele já perdeu para Räikkönen e para Button. Todo mundo com pneu supermacio. |
10h15
|
10h14
|
10h13 Vettel reclamando que foi atrapalhado por dois carros na volta rápida, uma Caterham e uma Toro Rosso. O ruim é que ele perdeu a volta boa do pneu supermacio. Numa pista de 23 curvas, o composto mais macio da F1 não chega tão inteiro no final da segunda tentativa. |
10h12 Temos no top-10, por enquanto: HAM GUT ALO RAI BOT ROS GRO MAS SUT MAL |
10h11 Grosjean estava com problemas nos freios, mas parece que se entendeu com o carro e fez o sétimo tempo. Enquanto isso, GUTIÉRREZ está em segundo. É aquilo que falei dos pneus, obviamente: andou com os supermacios. |
10h08 Bottas chegou a liderar com a Williams, mas já é Lewis Hamilton quem está na frente com 1min47s847. |
10h05 Rosberg já cometeu um erro na curva 8 e aproveitou que tinha uma área de escape por ali. Está de volta à classificação. Primeiros tempos já vão sendo anotados e estão na casa de 1min48s. |
10h03 Essa necessidade de já se usar os pneus supermacios deve tornar o GP de Cingapura uma corrida de três paradas. Lembrando que cada piloto tem três jogos de cada tipo de pneu para fazer a classificação e a corrida. |
10h02 Os pilotos estão entrando na pista com pneus macios para as primeiras tentativas do Q1, mas é bem provável que todo mundo mude para os supermacios ainda nesta primeira parte da classificação. A diferença entre os dois compostos é enorme, quase 2s5. Ou seja, não dá para arriscar ficar fora tão cedo. |
10h00 ESTÁ VALENDO São 18 minutos de treino no Q1. Ao final deste segmento da classificação, os seis piores classificados serão eliminados. |
9h59 No ano, Rosberg já fez sete poles, Hamilton, 5, e Massa, 1. |
9h58
|
9h57 As últimas três vitórias em Cingapura foram conquistadas por Sebastian Vettel. Mas o tetracampeão vai enfrentando um fim de semana difícil até aqui, mais uma vez com problemas no motor. Teve de trocar um motor que não estava no fim da vida por outro, e já foi avisado que não vai ter jeito mesmo: até o fim do ano, perderá, ocasionalmente, dez posições no grid de largada por usar um sexto ICE (Internal Combustion Engine). |
9h56 Essa é a sétima edição do GP de Cingapura. Nas seis primeiras, em quatro a vitória ficou com o pole-position. Felipe Massa perdeu a corrida em 2008 em meio ao CrashGate e o problema da mangueira da Ferrari, e Lewis Hamilton liderava em 2012 até abandonar com um problema no câmbio. |
9h55 Em uma rápida passada pelas outras editorias, informo que a Toyota vai largar na pole nas 6 Horas do Circuito das Américas, hoje, às 19h (de Brasília). Confira o grid completo. |
9h53 A Williams melhorou. Aparentemente, o plano B do time era melhor que o plano A para o fim de semana. Ontem, o FW36 estava superaquecendo os pneus traseiros e provocando muitas saídas de traseira. Hoje, Felipe Massa foi sétimo no TL3, atrás justamente dos carros de Mercedes, Ferrari e Red Bull — e também de uma Toro Rosso. Aliás, olho na Toro Rosso. Forte canidata ao Q3. |
9h51 Mas apesar da superioridade da Mercedes no ano, essa promete ser uma classificação das mais interessantes. Nos treinos livres, Ferrari e Red Bull se mostraram próximas. Tanto que a melhor volta do fim de semana até aqui é de Fernando Alonso no TL3. Daniel Ricciardo foi o segundo colocado e Nico Rosberg apareceu somente na terceira posição. Aqui tem o resultado completo. |
9h49 Aqui, a classificação do Mundial de Construtores, com a Mercedes tendo quase o dobro dos pontos da Red Bull: Mercedes — 454 |
9h48 Essa é a 14ª etapa do campeonato que tem Nico Rosberg na primeira posição. O alemão venceu quatro corridas, duas a menos que Lewis Hamilton, mas tem sido mais regular e por isso está 22 pontos à frente. Confira a classificação: ROS — 238 Esses aí são os pilotos que ainda têm chances matemáticas de título. Os que não têm mais são: MAS — 51 |
9h45 Muito bom dia, leitores do GRANDE PRÊMIO! Sejam todos muito bem-vindos à cobertura AO VIVO e em TEMPO REAL do treino classificatório para o GP de Cingapura! Eu sou Renan do Couto e vou ficar com vocês por aqui na expectativa de saber quem larga na frente na única corrida inteiramente noturna do calendário. Também os convido a participar usando a hashtag #GPnaF1 no Twitter. Na medida do possível, responderemos questionamentos e comentários. |
Comentários e interações Você pode interagir diretamente com nossa transmissão, usando sempre a hashtag #GPnaF1. Aqui na coluna direita, todos os comentários serão reunidos para que nós e vocês estejamos alinhados com tudo que acontece na F1. |
GP de Cingapura de F1 A partir das 10h00, o GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO e em TEMPO REAL a classificação para o GP de Cingapura de 2014. A transmissão é comandada pelo Renan do Couto. |
Tweets sobre "#GPnaF1" !function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0],p=/^http:/.test(d.location)?’http’:’https’;if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=p+”://platform.twitter.com/widgets.js”;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document,”script”,”twitter-wjs”);