Consultor da Red Bull nega que decisão de contratar Verstappen tenha sido influenciada por oferta da Mercedes

Helmut Marko, consultor da Red Bull e responsável pelo programa de jovens pilotos da marca austríaca, afirmou que a decisão de contratar Max Verstappen nada teve a ver com as investidas da Mercedes, que também chegou a negociar com o holandês

Consultor da Red Bull e cabeça do programa de jovens pilotos da marca austríaca, Helmut Marko negou que a decisão de contratar Max Verstappen e o tornar titular já em 2015 tenha sido influenciada por uma oferta feita ao holandês pela rival Mercedes.

Verstappen, de 16 anos, vai se tornar no próximo ano o piloto mais jovem a estrear no Mundial. Max vai ainda assumir o posto de Jean-Éric Vergne na Toro Rosso. O novato, que atualmente disputa a F3 Euro, recebeu uma proposta para integrar o programa da equipe prateada no ano que vem. A oferta incluía uma vaga na GP2 e alguns treinos livres na F1 às sextas-feiras em um dos times clientes da montadora alemã, com o objetivo de tentar uma vaga de titular em equipes como a Force India ou a Williams a partir de 2016.

Verstappen vai andar na Toro Rosso em 2015 (Foto: Getty Images)

A Red Bull também vinha, paralelamente, negociando com o piloto, mas Marko deixou claro que a investida da Mercedes nada teve a ver com a decisão dos energéticos. "Nós somos a Red Bull e não a Mercedes", disse o consultor em declaração ao site da revista 'Autosport'.

"Eu nunca perguntei o que a Mercedes estava oferecendo. Nós negociamos, construímos a nossa relação e ele decidiu vir com a gente", completou.

De acordo com a publicação inglesa, Verstappen assinou um contrato de três anos para correr na equipe de Faenza. Provavelmente, a estreia na equipe será feita no primeiro treino livre para o GP dos EUA, em Austin, em novembro. Marko ainda disse que Max optou pelos austríacos por conta da "boa sensação" que teve com relação à organização toda.

"Nós temos um histórico comprovado com os nossos jovens pilotos. Nós não estamos queimando dinheiro aqui e oferecendo salários ridículos, esse não é o caso."

"Ele está em um contrato semelhante a todos os outros pilotos, mas só tivemos a chance de obter um extraordinário talento, que não vemos todos os dias", acrescentou.

Bolão GRANDE PRÊMIO EUROBIKE:
faça suas apostas para o GP da Itália e concorra a uma viagem. É grátis!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.