Consultor da Red Bull rasga elogios a Verstappen, mostra irritação com Renault e se gaba: “Temos o melhor chassi da F1”
Helmut Marko é alguém com papel fundamental na Red Bull. Consultor da equipe e coordenador da academia de pilotos da marca dos energéticos, Marko tem plena consciência que tomou todas as decisões corretas no que diz respeito a Max Verstappen. E também ao desenvolvimento do carro da Red Bull. Não fosse o motor não confiável da Renault, o que Marko evidencia esperar que aconteça logo, a equipe estaria na briga com as rivais da frente
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As últimas semanas são de vibração e comemoração pelos lados da Red Bull. Ficou evidente pelo desempenho recente que a equipe da marca dos energéticos conseguiu alcançar as duas grandes rivais Mercedes e Ferrari e que agora disputa vitórias com iguais condições – foram duas vitórias nas últimas quatro corridas, inclusive, e são três no ano. Além disso, a equipe conseguiu fazer Max Verstappen assinar um novo contrato que o mantém ligado ao time austríaco até o fim da temporada 2020. Não que o clima esteja totalmente calmo, como os casos envolvendo sobretudo a Toro Rosso mostraram, mas são de otimismo. Em entrevista ao GRANDE PRÊMIO, o consultor Helmut Marko falou sobre o trabalho recente, Verstappen e as decisões difíceis que saíram daqueles lados recentemente.
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"Max Verstappen teve uma ótima pilotagem hoje. Ele precisou andar também lento e cuidar do motor, porque nós ficamos muito, muito preocupados. Quatro carros abandonaram com o mesmo problema de motor. Quer dizer, tivemos muitos problemas de motor ao longo do fim de semana. Então, enquanto o carro não cruzou a linha de chegada, não pude acreditar", contou Marko ao GP.
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Quanto a Max, Marko e ninguém da Red Bull tem dúvidas: todo o encaminhamento dele até a F1 e desde que chegou no Mundial foi correto. O holandês tinha 17 anos quando foi levado da F3 Euro para a Toro Rosso e 18 quando, no meio de 2016, subiu para a Red Bull. Agora, no fim da primeira temporada completa na equipe, já teve seu contrato renovado por mais três anos – algo que o companheiro, Ricciardo, ainda não teve. E são três vitórias nesse período.
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Os momentos mais conturbados para Marko recentemente foram aquelas da situação envolvendo os pilotos da Toro Rosso. Como se sabe, além de consultor da Red Bull, Marko é o coordenador do programa de pilotos da marca dos energéticos. É ele quem toma todas as decisões. Foi ele, por exemplo, quem decidiu rebaixar Daniil Kvyat da Red Bull em 2015 para promover Verstappen. Também foi ele que concluiu, após o GP de Singapura, que era hora de trocar Kvyat por Pierre Gasly com efeito imediato. Quando, nos Estados Unidos, Sainz precisou ser liberado por empréstimo para a Renault e Gasly precisou cumprir o contrato com a Honda na Super Formula, foi Marko quem chamou Kvyat de volta e deu lugar ao ex-piloto da marca e hoje membro do programa da Porsche no WEC, Brendon Hartley, vencedor das 24 Horas de Le Mans.
COM GALID OSMAN, PADDOCK GP #101 QUESTIONA: VERSTAPPEN MERECEU PUNIÇÃO EM AUSTIN?
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