Consultor da Red Bull vê Kvyat “muito inconsistente” e justifica rebaixamento como forma de amenizar pressão

Helmut Marko não se furtou a falar sobre a troca de Daniil Kvyat por Max Verstappen, oficializada nesta quinta-feira (5). O consultor da Red Bull considerou o piloto russo inconsistente e mais lento que Daniel Ricciardo nesta temporada. Outro fator apontado por Marko foi acalmar os ânimos também na Toro Rosso, levando em conta a rivalidade entre Verstappen e Carlos Sainz

Consultor da Red Bull, Helmut Marko justificou a troca de Daniil Kvyat por Max Verstappen já a partir do GP da Espanha, oficializada na manhã desta quinta-feira (5). O jovem russo, de apenas 22 anos, foi o protagonista da polêmica na corrida do último domingo, em Sóchi, depois de ter acertado por duas vezes a Ferrari de Sebastian Vettel, causando não só a batida do tetracampeão, mas também danos ao carro do seu companheiro de Red Bull, Daniel Ricciardo, arruinando a corrida do time, nas palavras de Christian Horner. 
 
Mas para Marko, o rebaixamento de Kvyat para a Toro Rosso não se deve diretamente pelo que aconteceu na Rússia no fim de semana. 
 
“Esta é uma medida para, principalmente, tirar pressão de Daniil. Esta pressão existe nesta temporada e ele não está tendo o mesmo rendimento do ano passado. Ele vem sendo entre 0s3 e 0s5 mais lento que Ricciardo. Em 2015 ele estava ao mesmo nível”, comentou o ex-piloto e dirigente ao site ‘MotorSport Total’.
Marko culpou a inconsistência de Daniil Kvyat como motivo para trocá-lo por Verstappen a partir do GP da Espanha (Foto: Getty Images)
“Ele está sendo muito inconsistente e tendo muitos altos e baixos. Alguma vez vai bem, como se viu na China, mas ele mesmo se colocou muita pressão. O acidente em Sóchi é uma consequência da pressão interna que ele mesmo construiu. Não veio da nossa parte. Nossa vantagem agora é que podemos recuperar sua moral na Toro Rosso novamente”, disse.
 
A polêmica troca de Kvyat por Verstappen na Red Bull também serve, na visão de Marko, para acalmar os ânimos no time de Faenza. O consultor faz referência à recente rivalidade travada pelo holandês com seu, até ontem, companheiro de equipe, o espanhol Carlos Sainz.
 
“Por outro lado, houve um mal estar considerável na Toro Rosso entre Verstappen e Sainz. De modo que assim resolvemos vários problemas. E não descartamos Kvyat, levando em conta que ele ainda faz parte da equipe”, comentou.
Max Verstappen e Helmut Marko em Sóchi antes do GP da Rússia (Foto: Getty Images)
No fim da contas, Marko deixou claro que o rebaixamento de Kvyat não significa que o russo não faz mais parte dos planos e que a fase do piloto em Faenza é vista como crucial para recuperá-lo. 
 
“A Toro Rosso é uma boa equipe do meio do grid que unicamente tem de mostrar seu potencial, tanto o carro quanto os pilotos. Daniil deve entrar constantemente nos pontos”, encerrou.
PADDOCK GP #27 RELEMBRA COBERTURA DA MORTE DE AYRTON SENNA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.