Contratado depois de ter banimento suspenso, diretor-técnico Symonds deixa Williams após três anos

Pat Symonds, diretor-técnico da Williams desde 2013, está fora da equipe de Grove e deixa os preparativos para o carro feito para a nova regulamentação técnica de 2017. Symonds trabalhou na Toleman, Benetton e Renault, e chegou a ser banido da F1 por conta do 'Crashgate' do GP de Cingapura de 2008

 

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Pat Symonds, que estava intrinsecamente envolvido no desenvolvimento do novo carro da Williams com as novas regras para a temporada 2017, está fora da equipe de Grove. O cargo de diretor-técnico da Williams vem sendo especulado como nas mãos de Paddy Lowe, que ocupou o mesmo papel na Mercedes nos últimos anos, mas não se esperava que Symonds deixasse a equipe com efeito imediato.

 

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A informação foi dada pela revista inglesa 'Autosport'. Symonds tem 63 anos de idade e já se falava numa aposentadoria ao final de 2017 após um ano de transição com ele e Lowe trabalhando juntos sob o comando da chefe-adjunta Claire Williams. 

Nas últimas semanas, Symonds aparecia altamente envolvido, falando inclusive dos pilotos. Garantiu que manter Valtteri Bottas é crucial para o projeto em 2017, assim como afirmou que Lance Stroll é um talento de verdade.

Pat Symonds está fora da Williams (Foto: Getty Images)

O veterano engenheiro chegou à Williams em 2013 após quatro anos de afastamento. Na realidade, Symonds foi banido permanentemente em 2009 por conta do escândalo do 'crashgate' do GP de Cingapura de 2008, quando ele e o então chefe da Renault, Flavio Briatore, ordenaram que Nelsinho Piquet batesse de propósito para dar a vitória a Fernando Alonso. O banimento, ao menos para Symonds, terminou sendo retirado.

 
Em sua carreira na F1, Symonds trabalhou com a Toleman, Benneton e Renault, permanecendo no que era a mesma base de equipe por duas compras diferentes. Foi engenheiro de corridas de Michael Schumacher na Benetton, depois sendo promovido a diretor-executivo de engenharia na Renault – por onde viu mais dois títulos, em 2005 e 2006.
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