De Ferran discorda de chefe da Haas e vê americanos em condições de correr na F1: “Existem vários bons pilotos”

O brasileiro Gil de Ferran discorda da afirmação de Guenther Steiner, que acredita que nenhum piloto americano está pronto para competir na F1. O campeão da Indy 500 citou Josef Newgarden e Alexander Rossi como exemplos da capacidade dos EUA no automobilismo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Os comentários de Guenther Steiner sobre a atual incapacidade dos pilotos americanos de competir na F1 repercutiram de forma negativa. Aos olhos do brasileiro Gil de Ferran, que construiu a carreira nos Estados Unidos e venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 2003, a afirmação “não é justa” com a atual geração de pilotos do país.
 
“Não acho que é uma afirmação justa. Existem vários bons pilotos americanos, o atual campeão da Indy [Josef Newgarden] é muito talentoso”, opinou De Ferran, questionado pelo ‘Motorsport.com’. “Acho que muito do talento americano floresceu, mas focou em outra área do automobilismo, em stock car [Nascar]”, comentou.
Josef Newgarden é um americano que poderia correr na F1, pensa Gil de Ferran (Foto: IndyCar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A popularidade da Nascar é, aos olhos do ex-piloto, um motivo para a falta de americanos no automobilismo americano.
 
“Você vê caras que hoje estão mais velhos ou aposentados, como Tony Stewart, Jeff Gordon ou Jimmie Johnson, e eles são caras extremamente talentosos”, explicou. “Mas no começo eles escolheram aquela área. Muito do talento americano vai para essa área. Então a oferta de talento é menor do que poderia ser. Mesmo assim, o Rossi é muito talentoso, o Newgarden é muito talentoso”, avaliou.
 
Steiner foi rapidamente criticado por pilotos. Mario Andretti, Conor Daly, Graham Rahal e Jeff Gordon usaram o Twitter para rebater as afirmações do dirigente, ressaltando o talento americano e lamentando a falta de oportunidades.
 

Na F1, os dois pilotos da Haas são europeus. Romain Grosjean e Kevin Magnussen tiveram seus contratos renovados e seguem em 2018. O único americano é Santino Ferrucci, que ocupa o posto de piloto reserva.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.