“Decepcionado”, pai de Verstappen dá puxão de orelha após erro no GP da China: “Max precisa se controlar e pensar mais”

Um dia após o tumultuado GP da China para Max Verstappen, o pai Jos Verstappen falou à emissora holandesa Ziggo e deu um ‘puxão de orelha’ público no filho. No entanto, o ex-piloto entende que o jovem de 20 anos é julgado em demasia por conta da sua idade e fez referência à manobra de ultrapassagem de Fernando Alonso sobre Sebastian Vettel no fim da corrida em Xangai: “Disso ninguém fala”, bradou

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Os últimos dias não foram nada bons para Max Verstappen. O holandês, que tinha tudo para sair de Xangai com uma grande vitória no último domingo (15), pagou pelos seus erros durante a corrida nas tentativas desastradas de ultrapassar Lewis Hamilton e, principalmente, Sebastian Vettel, quando se chocou com a Ferrari do alemão, rodou junto e ainda levou 10s de punição, arruinando qualquer chance de bom resultado na China. Além da dura que levou de Helmut Marko logo após a prova, o jovem holandês ganhou um puxão de orelha público do próprio pai, o ex-piloto Jos Verstappen.

 
Em entrevista à emissora local Ziggo, Jos avaliou a manobra de Max ao tentar passar Vettel como “um erro de julgamento” e pediu ao filho para ter mais cabeça fria em momentos decisivos.
 
“Em algumas circunstâncias, Max tem de pensar mais. Não quero que ele mude seu estilo de pilotagem. Ele passou dois pilotos na largada e o fez perfeitamente. E isso é o que todos nós queremos ver, mas não o tipo de situação como a que aconteceu com Vettel. Ele precisa se controlar e pensar”, declarou o ex-piloto de Benetton e Arrows.
A postura de Max no GP da China decepcionou Verstappen pai (Foto: Mark Thompson/Getty Images)
“O fim de semana que passou foi doloroso, mas temos de falar sobre isso e analisar o que aconteceu de maneira normal. Isso não pode acontecer. Ele já sabe disso, não tenho muito a dizer”, continuou Jos.
 
Perguntado se estava enojado com a forma como Max agiu ao tentar passar Vettel, Verstappen pai preferiu outra expressão. “Não é a palavra correta, mas estou decepcionado. Mas é mais doloroso para ele”.
 
Jos também foi perguntado sobre a disputa envolvendo o filho e Lewis Hamilton no GP do Bahrein, na semana passada, quando os dois também se chocaram e Max levou a pior. Aí, o ex-piloto saiu em defesa.
 
“Não acho que há nada de mal nisso. Ainda acredito que foi uma boa manobra. Se puder dizer algo específico, Max poderia ter dado mais espaço a Hamilton, mas Hamilton poderia ter feito o mesmo com Max. É por isso que é um incidente de corrida e ambos estão se culpando. E ele tem de correr mais riscos com sua Red Bull porque a velocidade máxima é mais baixa que a da Mercedes”, comentou.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Na visão do ex-piloto, o filho é alvo de julgamentos e muito mais críticas em razão de ainda ser bastante novo. Por ter ainda 20 anos, Max é mais exposto do que, por exemplo, nomes como Fernando Alonso. Jos citou o bicampeão ao comentar sobre a ultrapassagem feita sobre Vettel nas voltas finais do GP da China para garantir a sétima posição no fim da prova.

 
“Max está sendo julgado também devido a sua idade. Se você ver a última corrida na China, Alonso empurrou Vettel, e não foi só um pouco, mas disso ninguém fala. Max fez isso em menor grau e disso todo mundo está falando. Ao menos deixou que Hamilton continuasse. Max está sendo assassinado pela imprensa e não acho que isso seja correto”, bradou Verstappen pai.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.