Depois de 24 corridas, Williams fica fora dos pontos, perde maior sequência de sua história na F1 e já se cobra

O desempenho péssimo do FW37 nas ruas de Mônaco deixou a Williams fora da zona de pontuação na sexta etapa de 2015. Isso colocou fim a uma sequência de 24 provas, a maior da história do time na F1


Valtteri Bottas, 14º, Felipe Massa, 15º. A Williams, pela primeira vez desde 2013, ficou fora dos pontos em um GP de F1, graças ao péssimo desempenho do FW37 nas ruas de Mônaco ao longo de todo o fim de semana. E o time já se cobra para voltar melhor ao circuito na próxima temporada e não repetir o fiasco.
 
“Não podemos voltar aqui em 2016 e repetir essa performance”, avisou o engenheiro-chefe Rob Smedley.
 
Desde o início do ano passado, quando se reformulou por inteiro, desde a chegada de Felipe Massa até a chegada de vários engenheiros, dentre eles o próprio Smedley, a equipe não sabia o que era ficar fora do top-10. Massa ou Bottas pontuaram em todas as provas de 2014 e nas cinco primeiras de 2015.
 
Esta sequência, que totaliza 24 corridas, foi a maior da história do time na F1 – supera, inclusive, as fases dominantes que o time teve na categoria em 1992 e 1993 e em 1996 e 1997.
A Williams passou em branco no GP de Mônaco (Foto: AP)
Em Mônaco, time não conseguiu levar nenhum carro ao Q3, sofrendo com falta de aderência. Bottas, aliás, foi eliminado já no Q1. Para piorar, Massa ainda foi atingido por Nico Hülkenberg na primeira volta e caiu para último, já uma volta atrás do líder.
 
“Foi um fim de semana bem difícil e não estávamos nada perto de onde deveríamos. Em Mônaco, se a classificação não é boa, você praticamente arrumou sua cama, então sabíamos que marcar pontos seria difícil. Não foi uma grande corrida para nós, mas não podemos reclamar muito, pois estávamos fora de posição. Temos de olhar para todas as áreas e ver o que deu errado com a performance do carro e o acerto”, comentou o dirigente britânico.
 
A esperança agora é de uma melhora de desempenho em pistas que possuem trechos de alta velocidade: as próximas etapas acontecem no Canadá e na Áustria. Nesta última, Massa e Bottas largaram na primeira fila em 2014. Depois vem o GP da Inglaterra, em Silverstone, outra pista boa para o FW37.
 
“Agora temos que nos concentrar nas próximas três corridas. Temos um bom pacote de atualizações chegando em breve, então estamos otimistas em voltar mais fortes no Canadá”, completou Smedley.
 
“O carro não teve sua performance de costume em todo o fim de semana, mas sabemos que estamos indo para pistas no Canadá e na Áustria que são melhores para nós e devemos voltar a brigar na frente”, disse Massa.
 
A Williams segue na terceira posição no Mundial de Pilotos, mas agora tem apenas pouco mais da metade dos pontos da Ferrari: 81, contra 158 do time italiano. O GP do Canadá acontece em 7 de junho.
VIU ESSA? MECÂNICOS SÃO ATROPELADOS EM PIT-STOP NA INDY

determinarTipoPlayer(“15483551”, “2”, “0”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.