Depois de fumaça de vulcão, GP do Japão pode ser ameaçado por chegada de tufão no fim de semana

O tufão Phanfone ganhou força no Oceano Pacífico depois que atravessou Guam e as Marianas do Norte e, segundo as previsões, pode chegar ao Japão a partir do sábado e afetar o GP do Japão de F1

Não bastasse a história do vulcão Ontake, localizado no monte de mesmo nome, que entrou em erupção no fim de semana passado, matou dezenas e expeliu densa fumaça a centenas de quilômetros, o GP do Japão pode ser atrapalhado por um segundo fenômeno da natureza. Um tufão ganhou força nos últimos dias na região do Oceano Pacífico e pode atingir o país bem no dia da corrida, o domingo.

O Phanfone, como foi batizado, ganhou força assim que passou por Guam e está a caminho das Ilhas Marianas do Norte, segundo mostram as imagens de satélite do Weather Channel. As condições favoráveis, sobretudo as altas temperaturas de superfície do mar, já fazem com que as agências meteorológicas o coloquem como equivalente a um ciclone tropical de categoria 4.

Segundo as previsões e os cenários analisados, o tufão pode chegar ao sul do Japão no sábado e ganhar as duas principais ilhas que compõem o país até a segunda-feira. O autódromo de Suzuka fica bem no meio do Japão.

Infográfico aponta chegada de tufão às ilhas japonesas no fim de semana (Arte: Weather Channel)
Há dez anos, a aproximação de um tufão, o Ma-On, obrigou a organização da F1 a cancelar as atividades do sábado do GP do Japão, jogando a classificação para a manhã do domingo — algo até então inédito na história da categoria.
 
Em 2010, o vulcão islandês Eyjafjallajökull cobriu a Europa de fumaça e cinzas e chegou a comprometer a viagem de alguns membros da F1 para o GP da Espanha, disputado em maio. 
 
O GP do Japão é a 15ª etapa do campeonato, que tem Lewis Hamilton agora na liderança, 3 pontos à frente de seu companheiro de equipe na Mercedes, Nico Rosberg. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana em tempo real.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.