Dez anos após conquistar primeiro título na F1, Alonso diz que “há outras categorias para ser campeão do mundo”

Em 25 de setembro de 2005, Fernando Alonso comemorou, em Interlagos, a conquista do seu primeiro título mundial de F1. Embora diga que ainda sonha e busque o tricampeonato, o piloto da McLaren já admite buscar novos horizontes para sua carreira nas pistas

Há dez anos, Fernando Alonso transformava-se no mais jovem piloto à época, com 24 anos, um mês e 27 dias, a conquistar um título mundial na F1. Em Interlagos, no GP do Brasil de 2005, bastou um terceiro lugar para coroar uma grande temporada e destronar Michael Schumacher, que vinha com uma sequência incrível de cinco títulos mundiais entre 2000 e 2004. Em 2006, também correndo pela Renault, Alonso faturou o bicampeonato. Mas, desde então, o espanhol amarga uma seca de títulos que dura até hoje.

Do outro lado do mundo, em Suzuka, Alonso comemora o marco histórico do seu primeiro título na F1 e disse que ainda espera e alimenta o sonho de chegar ao tricampeonato. Contudo, ciente de que já está na fase final da carreira na categoria, o atual piloto da McLaren, aos 34 anos, já admite buscar novos ares para voltar a triunfar no esporte a motor.

Alonso ainda sonha em ser campeão novamente na F1, mas já olha para novos horizontes (Foto: AP)

“Espero que volte a ser campeão do mundo. Parece que já se passaram mais anos do que realmente foram, parece que já se vão 20 anos desde que conquistei o Mundial, até mesmo pelo que vivi todos esses anos desde que estou aqui”, declarou o piloto após o fim das atividades de pista do primeiro dia do GP do Japão.

“Na Rússia [prova seguinte do calendário], acredito que vou chegar a completar 250 GPs, então dez anos não são nada. Tomara que isso possa se repetir, mas do contrário, há outras categorias para ser campeão do mundo”, acrescentou Alonso, que chegou a ter convite da Porsche para disputar as 24 Horas de Le Mans, mas foi impedido pela McLaren e pela Honda por força de contrato.

Longe dos tempos gloriosos de Renault há dez anos, Alonso amarga uma fase difícil com a McLaren. A sexta-feira (25) representou a sequência de um trabalho difícil no desenvolvimento do MP4-30 e do motor Honda. Diante da chuva forte em Suzuka, não deu para fazer muita coisa, mas ao menos a equipe conseguiu testar com êxito as mudanças e correções no câmbio que acabou por levar ao abandono tanto Alonso como Jenson Button em Cingapura, na semana passada.

Alonso aproveitou o dia chuvoso para testar as correções que a McLaren implemento no câmbio (Foto: AP)

“Apesar de não ter rodado muito, tivemos alguns testes importantes. Alguns eram vitais, como a refrigeração do câmbio, algo que nos fez abandonar com nossos dois carros em Cingapura. E aqui também temos algumas atualizações, e tudo funcionou como se esperava. Espero que, pouco a pouco, encontremos as soluções para os nossos problemas”, disse.

“Dentre as poucas voltas que completamos, acredito que elas foram bem úteis. Sabíamos que seria uma sexta-feira distinta em razão da chuva extrema hoje, e a previsão aponta sol para amanhã, de modo que não havia muito o que testar. Ainda assim, tivemos muitos probleminhas durante a sessão, tanto Jenson como eu, tivemos de trocar um motor, por isso temos de seguir melhorando, mudar tudo para amanhã e ver em que posição nos encontramos”, acrescentou o bicampeão.

“Amanhã teremos o treino livre mais importante, já que teremos muitas coisas para testar e que não testamos hoje, mas é o mesmo para todo mundo, e vamos ver se conseguimos encontrar alguma vantagem”, finalizou Alonso, confiante em poder finalmente guiar no seco neste fim de semana em Suzuka.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.