Diretor afirma que Lotus aprendeu com erros de 2014 e vê Williams como inspiração por parceria com Mercedes

Diretor de operações da Lotus, Alan Permane afirmou que a equipe de Enstone aprendeu com os erros de 2014 e que a pretende repetir neste ano o renascimento protagonizado pela Williams no ano passado, quando trocou a Renault pela Mercedes

A Lotus viveu uma temporada para esquecer no ano passado e agora pretende retomar o caminho do sucesso. E a inspiração vem da Williams. A equipe de Enstone deseja dar os mesmos passos da rival e a aposta, claro, está no contrato com a Mercedes, que vai fornecer os motores ao time neste ano.

A esquadra de Pastor Maldonado e Romain Grosjean sofreu com as unidades de força da Renault no último campeonato e decidiu desfazer o acordo com os franceses. Um ano antes, a equipe de Grove também teve a mesma ideia e, depois de uma reformulação em seu staff técnico, também voltou a figurar na parte de cima da tabelana F1.

Equipe Lotus vê na Williams inspiração para 2015 (Foto: Getty Images)

Alan Permane, diretor de operações da Lotus, afirmou que o time aprendeu com os erros e agora dará um importante passo à frente na parceria com os alemães. "Foi um ano de trabalho muito duro, mas sem recompensa, infelizmente", disse. "Agora, temos de aprender e seguir em frente. Nós temos um pacote bem melhor para 2015, então espero um bom trabalho de todos",completou.

"Acho que, depois de um ano de experiência, agora é possível entender e operar melhor as novas unidades de força. Claro que vai ser sutilmente diferente com a Mercedes, mas nós vamos estar também em uma posição diferente da que estávamos há um ano", acrescentou o inglês.

Permane admitiu ainda que, a maneira como a Williams retornou ao topo, serve de motivação extra, mas nem tudo precisa ser copiado. "Nós esperamos fazer o mesmo, para ser honesto. Não vamos dizer que é somente o motor, a Williams construiu um chassi muito bom e nós precisamos fazer o mesmo", explicou.

A diferença na esquadra inglesa, entretanto, também está na reestruturação interna que sofreu. Mas isso não preocupa com o diretor da Lotus. "É sempre bom ter continuidade. As pessoas vão dizer o que você quer ouvir. Tivemos uma temporada fantástica em 2013, fizemos um grande carro e alguém pode dizer que, para continuar, precisamos manter as mesmas pessoas."

"A Williams viveu em crise durante anos e conseguiu mudar para melhor, fez um ótimo trabalho. Mas você olha para a Red Bull e eles têm praticamente a mesma equipe dos últimos quatro anos. Por isso, acho que a solução não está só em mudar tudo ao seu redor", encerrou.

PETROBRAS COGITA REVER OU MESMO INTERROMPER ACORDO COM WILLIAMS

Embora o assunto esteja sendo tratado internamente de maneira sigilosa e não haja ainda uma decisão tomada, o Diário Motorsport , parceiro do GRANDE PRÊMIO, pode afirmar que a revisão – ou até mesmo a interrupção – do contrato com a equipe Williams na F1 está na pauta de assuntos pendentes nesse início de 2015 na Petrobras. Não que a presença da petrolífera brasileira na categoria esteja ameaçada pelos atuais solavancos políticos e econômicos, mas uma questão pontual de ordem técnica teve o poder de colocar o acordo numa vasta planilha de ações que estão sujeitas a revisão.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

EX-DIRETOR DA MARUSSIA LAMENTA CRISE E VÊ PONTOS EM 2014 COMO VITÓRIA PARA EQUIPE GRANDE

Atual chefe de comunicação da F-E, Luca Colajanni atuoua ainda na temporada 2014 como diretor de parcerias da Marussia na F1. O italiano, que também respondeu durante mais de 20 anos pela área de imprensa da Ferrari, permaneceu no cargo em Banbury até meados de setembro, logo depois do GP da Itália, muito antes da derrocada da equipe anglo-russa no Mundial. Mesmo assim, o assessor lamentou o destino do time com a grave crise financeira, mas também saudou o melhor momento da esquadra no ano passado, quando somou dois pontos com a nona colocação de Jules Bianchi no GP de Mônaco, em maio passado.

Leia reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

RICCIARDO VÊ MERCEDES JÁ NO TOPO E ACHA QUE RED BULL ALCANÇA EM 2015

Daniel Ricciardo fez uma grande temporada em 2014, mas a Red Bull não entregou a ele um carro que desse condições de conquistar o título mundial. Em 2015, Ricciardo crê que a Mercedes não tem mais o que melhorar, enquanto Red Bull ainda tem muito onde evoluir. Portanto, o piloto acredita que a diferença entre as duas irá diminuir bastante 

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.