Diretor da FIA confirma possibilidade de Argentina voltar ao calendário da F1 em 2019. E com traçado dos anos 1980

Charlie Whiting, diretor de provas da F1, afirmou que a Argentina pode, sim, voltar ao calendário da F1 na temporada 2019. Whiting afirmou que deixou um relatório apurado sobre o que os organizadores precisa fazer no Autódromo Oscar e Juan Gálvez para deixá-lo nas condições práticas da FIA - e com uma pista diferente daquela vista por último

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Quase um mês depois da visita que fez ao autódromo de Buenos Aires, numa visita informal para analisar o que precisava ser feito para que o local ficasse nos padrões F1, o diretor de provas da F1, Charlie Whiting falou sobre a possibilidade da Argentina voltar ao calendário. De acordo com Whiting, o autódromo está um tanto defasado, mas nada que impeça um trabalho com 2019 em vista. E usando um traçado semelhante com aquele visto nos anos 1980.

 
Whiting confirmou que foi a pedido dos argentinos e que respondeu cuidadosamente o que precisa ser feito para colocar o autódromo Oscar e Juan Gálvez em dia para os padrões exigentes da FIA. A pista já esteve na F1 por três oportunidades diferentes: entre 1953 e 1960; entre 1972 e 1981; e, finalmente, entre 1995 e 1999. Michael Schumacher venceu a última corrida disputada por lá, já a bordo da Ferrari.  
 
"Me pediram para ir ver o que precisava ser feito para deixar o local nos padrões da F1", contou. "Eu analisei bastante a pista, escrevi um relatório compreensivo sobre o que eu senti que era necessário de ser feito. Agora, claro, é com os promotores em potencial estudar se tais coisas podem ser feitas", seguiu.
 
"Como você esperaria com qualquer pista que não está na F1 há 20 anos, há algumas coisas por fazer – mas nada tão grande. Precisa recapear, provavelmente novos muros e barreiras, coisas assim sendo instaladas", falou. 
GP da Argentina pode voltar a acontecer (Foto: Reprodução)

É exatamente a versão utilizada entre 1974 e 1981 – o desenho foi diferente em 1972 e 1973 -, que Whiting espera rever no autódromo. Muito mais veloz que aquele dos anos 1990, a configuração mais veloz tinha quase 6km de extensão. Lá, Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, respectivamente em 1975 e 1981, venceram corridas. 
 

"O mais importante é tornar a pista mais interessante ao usar uma parte do circuito antigo e muito longo. Creio que isso é que faria essa uma súper pista da F1 se puder ser feita. O plano, ou o plano proposto, é fazer um circuito muito mais rápido do que usamos nos anos 1990", disse. E encerrou: "tenho certeza que podem ter uma corrida em 2019".
 
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