Diretor da Honda afirma que primeiro teste do motor está programado para pré-temporada em Jerez

Yasuhisa Arai, diretor de automobilismo da Honda, disse em entrevista ao site da F1 que os motores Honda estão se desenvolvendo dentro do programa traçado e devem ir às pistas pela primeira vez nos testes de Jerez, no início do ano

Não em 2014, mas no começo de 2015 a Honda pretende ir à pista pela primeira vez com seu novo projeto, o de retorno à F1. A montadora japonesa vai reavivar a partir do ano que vem a lendária parceria com a McLaren, que rendeu títulos durante o fim dos anos 1980 e começo dos anos 1990.
 
O diretor de automobilismo da Honda, Yasuhisa Arai disse que a nova fornecedora de unidades de potência da F1 já vai realizar testes na fábrica nas próximas semanas, mas que os testes de carro completo, com os motores japoneses e o chassi da McLaren, devem ser inciados em Jerez, no começo do próximo ano.
 
"Estamos dentro do nosso plano de desenvolvimento. Nosso motor – ou, mais precisamente, nossa unidade de força – está pronta para uma checagem, mas sem chassis. Ainda precisa de mais tempo para juntar a unidade de força e o chassi e poder checar com o carro completo", disse.
 
"Nas próximas semanas, começaremos as simulações e no início do ano que vem, vamos à pista – muito possivelmente em Jerez. Deve ser a primeira vez que mostraremos nosso carro por completo, o motor Honda e os chassis McLaren – o Honda McLaren. Agora, ainda não há planos de coletar informações durante 2014. Jerez será a primeira vez", seguiu.
A McLaren vai ser movida pelo motor da Honda em 2015 (Foto: McLaren)
Arai ainda confirmou que apenas a McLaren terá motores Honda em 2015, e que, embora a possibilidade de atender outras escuderias a partir de 2016 seja real, a equipe britânica seguiria sendo a principal cliente da companhia japonesa. 
 
"Nossa especialidade são os motores. E a McLaren é especialista em chassis, controle de corrida e atividades de pista. Então, o melhor é combinar nossos talentos. Em 2015, não temos planos de fornecer motor para outro time, apenas a McLaren. Em 2016 ou depois, se outros times quiserem ser nossos parceiros, vamos analisar a situação", ponderou. 
 
"Mas mesmo assim a McLaren será nossa parceira principal. Nosso foco será sempre ganhar e melhorar o motor através das nossas informações, não necessariamente um retorno de investimento. Se você vencer, isso vem automaticamente",  afirmou.
 
"Tenho confiança de que vamos igualar o trabalho da Mercedes. E acho que as outras duas fornecedoras vão se recuperar na próxima temporada. Acredito muito nisso. Estaremos lá, também. Creio firmemente que vamos ganhar corridas ano que vem, e isso vai mandar um sinal positivo para nossa marca em todo o mundo", encerrou.
 
Enquanto a Honda não volta, a F1 segue, no próximo dia 7 de setembro, em Monza.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.