Diretor da Renault admite que distância para top-3 da F1 aumentou em 2018 e lamenta: “Estamos decepcionados”

Bob Bell, diretor-técnico da Renault, afirmou que a expectativa na equipe francesa era descontar muito da distância para Mercedes, Ferrari e Red Bull já nesta temporada 2018, mas após três etapas ficou evidente que isso não aconteceu. Há, então, um desapontamento latente

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Renault começou a temporada 2018 do Mundial de F1 com muita expectativa sobre o que seria capaz de fazer, especialmente em relação à Mercedes, Ferrari e Renault. Após três etapas do campeonato, o diretor-técnico Bob Bell admite que há uma decepção na equipe por não ter havido aproximação.

 
O início de temporada da Renault não é ruim, longe disso: são 25 pontos e o quinto lugar do Mundial de Construtores, o que representa por si só mais um passo na evolução gradual pregada pela montadora quando resolveu voltar à F1 como equipe de fábrica, em 2016. Mas não é o que a Renault esperava.
 
Bell falou que a Renault se surpreendeu ao ver que estava tão longe quanto ano passado das três principais equipes, mas gostou de ter mantido frente com relação à McLaren – em desempenho, porque a equipe inglesa é hoje a quarta colocado do Mundial de Construtores por uma série de acasos. Já o crescimento de Toro Rosso e Haas foi inesperado.
Renault está mais distante do top-3 (Foto: Renault)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

"Eu diria que estamos desapontados que não estamos mais na frente. Esperávamos, durante o inverno, tirar mais um pouco em relação aos três times principais e não foi assim. Talvez eles tenham se distanciado mais, então estamos um pouco decepcionados com isso", disse.

 
"Eu acredito que estamos razoavelmente agradecidos com a forma como nos posicionamos em relação à McLaren, algo que nos preocupava quando eles se juntaram conosco no motor, mas claramente a Toro Rosso e a Haas estavam tornando a vida muito difícil para nós", avaliou.
 
"Será uma batalha de trincheira como eles por toda a temporada, e a McLaren vai melhorar. A McLaren é muito boa em se desenvolver para recuperar de derrotas do começo. Será uma luta bem próxima entre todas. Nós esperávamos estar com mais vantagem no começo da temporada, mas não é uma ciência exata e sabemos que podemos fazer um bom trabalho de desenvolvimento durante a temporada", afirmou.
 
Outra coisa que Bell lembrou é que a Renault ainda realiza um processo de aumento e modernização da fábrica de Enstone, que herdou da Lotus, assim como crescimento no número de pessoal.
 
"Nosso trabalho não foi bom o bastante. Não fomos tão espertos quanto eles foram durante o inverno ao projetar e desenvolver nosso carro. Ainda estamos crescendo, desenvolvendo e ainda estamos alinhando nossa metodologia, recrutando pessoal e melhorando a fábrica. Não uso isso como desculpa, mas ainda não estamos maduros como as equipes principais, e eles ainda tem vantagem em construir carro", admitiu.
 
"Não sei se podemos atacar essa distância, mas creio que exista uma chance razoável de começarmos a diminuir, porque temos um caminho mais fácil para melhorar", encerrou.
 
A F1 segue no próximo fim de semana, dos dias 27 a 29, com o GP do Azerbaijão.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.