F1
18/03/2018 06:15

Diretor da Williams garante que novo FW41 é rápido, mas faz ressalva: “Ainda precisa de desenvolvimento”

Diretor-técnico da Williams, Paddy Lowe afirmou que o novo carro inglês é muito veloz e conta com uma refinada abordagem aerodinâmica, mas que ainda precisa de tempo de pista. O desempenho em Barcelona pouco mostrou do potencial da máquina, segundo o engenheiro
Warm Up, DO CIRCUITO DA CATALUNHA
EVELYN GUIMARÃES, do Circuito da Catalunha

A Williams viveu uma pré-temporada difícil de avaliar em 2018. Contando com pilotos com pouca experiência e tendo no reserva Robert Kubica a direção para o desenvolvimento, os primeiros quilômetros do FW41 mostraram que o carro, agora em um desenho mais agressivo, mas também de comportamento mais arisco, ainda precisa de mais tempo de pista. A verdade é que os testes coletivos tiveram como meta maior fazer a dupla Lance Stroll e Sergey Sirotkin ganhar conhecimento e aprender a trabalhar junta. Assim, o desempenho em termos de números puros diz pouco sobre o que esperar da equipe inglesa. Diretor-técnico e líder da esquadra de Grove, Paddy Lowe reconheceu também há aspectos que ainda precisam de maior atenção, mas assegurou que o carro britânico é rápido.
 
Lowe procurou detalhar o trabalho que a Williams agora tem pela frente. “Acho que há um enorme grau de mudança tanto na equipe que fez o carro quanto do próprio carro, então isso pode levar algum tempo a mais em desenvolvimento. A correlação é bastante sólida. Na verdade, a habilidade da Williams em medir o desempenho aerodinâmico é uma das mais fortes que já vi. A tecnologia e as pessoas que temos formam um time forte. Nós temos um ótimo túnel de vento. Temos boas ferramentas e acho que fazemos bom uso delas. Mas acho que há potencial para fazer ainda mais. O carro é rápido”, contou o inglês, ouvido pelo GRANDE PRÊMIO durante a última semana de testes coletivos na Catalunha. 
Paddy Lowe crê no potencial do FW41 (Foto: Williams)
O engenheiro ainda relatou que a entradas de curva têm sido a principal dor de cabeça daqueles que analisam os dados. “Estamos fazendo muitos testes e experimentos, e acho que, neste momento, a limitação no carro está na instabilidade nas entradas de curva. Para ser honesto, essa tem sido uma das maiores limitações do carro, mas é particularmente exagerado neste momento, então estamos trabalhando um pouco mais nisso”, garantiu Paddy. 
 

“Acho que vamos encontrar um pouquinho mais de tempo de volta quando progredirmos nesse sentido. Mas há outros aspectos do carro que realmente funcionam muito fortemente neste momento”, completou.
 
Durante a pré-temporada, Stroll, Sirotkin e Kubica dividiram o carro com o objetivo de entender melhor o desempenho e traduzir o comportamento da máquina aos engenheiros. E tanto é assim que a Williams também só optou por andar com pneus macios ao longo das atividades. No geral, o russo fechou os testes coletivos com o melhor tempo entre os três. O estreante conseguiu 1min19s189 em sua melhor passagem no último dia de trabalhos, sendo o 16º mais rápido na tabela. Kubica obteve 1min19s629, enquanto o canadense fez 1min19s654. O mais rápido dos trabalhos em Barcelona foi Sebastian Vettel. O ferrarista conseguiu 1min17s182, guiando com os hipermacios.
 
Por fim, o comandante técnico da equipe de Grove ainda falou sobre a expectativa quanto à disputa no grupo intermediário do grid. E rejeitou a ideia de traçar uma posição para a Williams. “Será muito interessante acompanhar o grupo intermediário na Austrália, para ver onde cada um realmente está. Porque aqui é um pouco diferente, cada equipe vai por um caminho, testa coisas diferentes, também tivemos esse problema com o tempo, mas parece tudo muito próximo realmente”, concluiu.
 
A F1 dá o pontapé inicial para a temporada 2018 no próximo fim de semana, na Austrália. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
”VOCÊ TEM DE RESPEITAR”

EMOÇÃO GENUÍNA DE BARRICHELLO É EXEMPLO DE MOTIVAÇÃO


Últimas Notícias
domingo, 22 de abril de 2018
Mitsubishi
MotoGP
MotoGP
MotoGP
Indy
MotoGP
MotoGP
Indy
MotoGP
Indy
Stock Car
MotoGP
Indy
Stock Car
Superbike
Galerias de Imagens
Facebook