Diretor-esportivo da F1, Brawn vê punição a Verstappen em Austin como “dura, mas tecnicamente correta”

Ross Brawn vê a adição de 5s ao tempo total de prova de Max Verstappen como “tecnicamente correta”. Mesmo assim, o diretor-esportivo da F1 admite revisar o processo de julgamento e punição na categoria

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Ross Brawn concorda com a punição aplicada a Max Verstappen no GP dos Estados Unidos deste fim de semana. O holandês, acusado de cortar curva para ultrapassar Kimi Räikkönen na última volta, sofreu a adição de 5s ao tempo total de prova e perdeu um pódio. Uma consequência “dura” aos olhos do diretor-esportivo da F1, mas que vai de acordo com o regulamento esportivo da F1.
 
“Foi uma punição dura, mas tecnicamente correta”, ponderou. “É um consolo pequeno, mas acho que ele mereceu o prêmio de ‘Piloto do Dia’ dado pelos fãs, o Max tem um talento incrível. Depois que a poeira baixar, acredito que seria bom revisar casos como esse com todas as partes envolvidas, como FIA e equipes”, seguiu.
Max Verstappen ainda dá o que falar (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A punição de Verstappen causou controvérsia não apenas pelo lance com Räikkönen. Max foi o único punido por exceder os limites de pista em Austin, o que leva parcela do público a acreditar que os comissários não aplicaram seus critérios corretamente.
 
Brawn não toma partido neste aspecto, mas admite repensar o processo de julgamento e punição – usando a tecnologia como uma aliada.
 
“Em todos os esportes a tecnologia está se tornando mais e mais importantes, permitindo decisões precisas e imediatas. Está acontecendo até no futebol, com o sistema de vídeo sendo utilizado na Alemanha e na Itália. Já temos tecnologia de vídeo excepcional na F1, mas acho que precisamos pensar em como usar isso como precisão e consistência”, encerrou.

VIGIAR E PUNIR

COM GALID OSMAN, PADDOCK GP #101 QUESTIONA: VERSTAPPEN MERECEU PUNIÇÃO EM AUSTIN?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.