‘Dobos Torta’: Mercedes vê de binóculo batalha Red Bull-Ferrari e esforço da Williams na Hungria

A Mercedes fez o que se espera dela. Nesta sexta-feira, os prateados comandaram os dois treinos livres com Lewis Hamilton e devem monopolizar a disputa pela pole neste sábado. O restante do grid deve acompanhar uma briga mais acirrada entre Red Bull e Ferrari pelas posições atrás das Flechas de prata. A Williams corre por fora em Hungaroring, tentando compensar a menor carga aerodinâmica

UMA VEZ MAIS, a Mercedes provou que vive um campeonato paralelo. A expectativa de que a ausência do FRIC, o sistema de suspensão interligado, pudesse gerar um impacto maior no desempenho dos prateados na Hungria, devido à natureza do traçado de Hungaroring, não se confirmou. Embora tenha sido uma das equipes que melhor fez uso do recurso, o time chefiado por Toto Wolff ignorou a concorrência e apenas se concentrou em obter o melhor acerto para a classificação e a corrida de domingo. Os 30 minutos finais da segunda sessão de treinos livres desta sexta-feira ainda mostraram o quão constante estão as Flechas de Prata. Tanto Lewis Hamilton, o mais rápido do dia, quanto Nico Rosberg tiveram desempenho notáveis, com voltas sempre na casa de 1min28s, sem forçar demais o equipamento.

Apesar da liderança, Hamilton ainda se apresentou cauteloso. Um pouco, claro, em função dos recentes azares. O inglês ressaltou que a Mercedes precisa trabalhar um pouco mais para deixar o carro perfeito para o treino que decide as posições de largada. A preocupação, evidentemente, tem a ver com a caraterística maior de Hungaroring: a dificuldade de ultrapassagem. Lewis não quer correr o risco de se envolver em um novo revés na Hungria. Aqui, certamente, o show da semana passada seria muito, mas muito mais difícil. 

O campeão de 2008 ainda expressou preocupação com a pouca aderência do quente asfalto húngaro. Um discurso semelhante, mas menos dramático foi o do companheiro e líder do Mundial, Nico Rosberg. O alemão, que fechou o dia 0s2 atrás, se disse surpreso com domínio fácil da Mercedes hoje. Nico esperava ver a Red Bull um pouco mais perto, porque a pista magiar exige uma carga aerodinâmica maior, uma das caraterísticas mais fortes do carro austríaco. Não foi o que aconteceu, de fato.

Ao que parece, a Mercedes, como bem disse Felipe Massa, deve comandar mais uma vez o fim de semana, sem ser incomodada. Só que, desta vez, o posto de melhor do resto não será dessa eficientíssima Williams. Excepcionalmente, a esquadra dos energéticos e a Ferrari devem brigar por essa posição. E foi exatamente o que mostrou a tabela do TL2: Sebastian Vettel ficou a 0s6 de Hamilton, em terceiro, enquanto Fernando Alonso foi o quarto, 0s9 pior que o inglês. Aí surgiu uma interessante McLaren com Kevin Magnussen em quinto, já acima de 1s. Mesmo assim, o desempenho do dinamarquês prova que os ingleses de Woking também caminham firme com relação ao desenvolvimento do MP4-29.

Lewis Hamilton liderou a sexta-feira na Hungria (Foto: Getty Images)
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Quem ficou de fora aí foi mesmo a Williams, como era de se esperar. Na quinta-feira, Massa chegou a falar que espera ter um carro competitivo, mas Hungaroring é pior pista para a equipe britânica. “Ainda falta carga aerodinâmica”, disse o brasileiro, que enfrentou problemas com a parte traseira do FW36, o que acabou provocando uma rodada estranha na freada para chicance. Felipe relatou que o carro apresentou um comportamento estranho nas curvas para a direita. E que a razão do problema não foi encontrada durante a atividade.

Por causa disso, o piloto perdeu uma boa parte do treino 2, inclusive a fase das simulações de corrida. Mas nem tudo é noticia ruim pelos lados de Grove. Valtteri Bottas, que parece ileso de infortúnios, conseguiu completar o programa técnico da Williams e, assim como Massa, ficou realmente contente que todas as atualizações introduzidas no carro funcionaram muito bem, sobretudo a nossa asa traseira.

Felipe Massa teve problema com a parte traseira do carro (Foto: Getty Images)

Massa, por causa dos últimos acidentes, não terá algumas peças em seu carro, como o nosso assoalho. Ainda assim, ambos acreditam que a equipe inglesa vai conseguir compensar a pouca adaptação ao traçado magiar. Para Felipe, só neste sábado será possível saber em posição mesmo a Williams vai estar frente às rivais. 

O terceiro treino livre e o treino classificatório acontecem na manhã de sábado, às 6h e às 9h (de Brasília), respectivamente, e contam com acompanhamento AO VIVO, EM TEMPO REAL e NA ÍNTEGRA do GRANDE PRÊMIO.

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Hungria, 11ª etapa do Mundial de F1, com a repórter Evelyn Guimarães. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

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