Dono da Red Bull reclama de compostos Pirelli e dispara: “Isto é uma competição de gestão de pneus”

Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull, não escondeu sua insatisfação com o resultado do GP da Espanha. Em Barcelona, Sebastian Vettel ficou com o quarto posto, logo à frente de Mark Webber. Austríaco reclamou dos pneus e afirmou que a F1 não se trata mais de uma corrida, mas de uma competição de gestão de pneus

icon_gp A cobertura do GP da Espanha de F1 no GRANDE PRÊMIO
icon_foto As imagens da F1 neste domingo no circuito de Barcelona

A ausência de Sebastian Vettel e/ou Mark Webber no pódio do GP da Espanha, disputado no último domingo (12) em Barcelona, não caiu nada bem na cúpula da Red Bull. Insatisfeita com o desgaste dos pneus desde o início da temporada, a equipe rubro-taurina voltou a afirmar que os compostos limitam o RB9.
 
De acordo com a revista britânica ‘Autosport’, Dietrich Mateschitz, dono da marca dos energéticos, se reuniu com Bernie Ecclestone, o chefão da F1, na noite de domingo para manifestar sua insatisfação com os produtos oferecidos pela Pirelli.
Dono da Red Bull conversou com Bernie Ecclestone sobre situação dos pneus na F1 (Foto: Mark Thompson)

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“Todos sabem o que aconteceu aqui”, disse o dono da Red Bull à publicação inglesa. “Isso não tem mais nada a ver com corrida. Isto é uma competição de gestão de pneus”, disparou o empresário.
 
“Corridas de carro de verdade são diferentes”, continuou. “Nessas circunstâncias, nós não podemos tirar o melhor do nosso carro e nem dos nossos pilotos”, comentou. 
 
Ainda, Mateschitz afirmou que até mesmo a classificação não é mais real, uma vez que os pilotos têm de se preocupar em poupar pneus pensando na corrida. “Não há mais uma classificação real e luta pela pole, já que todos estão poupando pneus para a corrida.”
 
“Se fossemos tirar o melhor do nosso carro, teríamos de parar oito ou dez vezes por corrida, dependendo da pista”, ponderou. 
 
O empresário austríaco entende que pediram a Pirelli para apimentar as corridas com mais pit-stops, mas acredita que isso foi longe demais. “Sim, era a meta ter mais empolgação nas corridas com mais paradas para a troca de pneus, mas não tanto”, defendeu. “Esta é uma situação diferente da intenção inicial.”
 
Helmut Marko, consultor do time, afirmou que a questão dos pneus está até mesmo levantando questões relacionadas a segurança. “Você pode realmente exigir que nós tenhamos de dizer o tempo todo para os nossos dois pilotos top: ‘cuidado, você tem de poupar pneus’?” questionou Marko. 
 
“Nós temos de mudar nosso acerto de uma maneira que os pneus se entendam com ele. Fico pensando em quando as falhas no pneu vão resultar em um acidente sério”, falou. “Estamos em risco de que isso aconteça. Só podemos informar a Pirelli sobre isso”, completou Marko.
 
A empresa italiana, por sua vez, admitiu na noite de domingo que as quatro paradas feitas por muitas equipes no GP da Espanha foram excessivas, e disse considerar novas mudanças nos compostos até o GP da Inglaterra, marcada para o dia 30 de junho.

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