Ecclestone revela que sistema de pontuação dobrada pode deixar regulamento para temporada 2015

Bernie Ecclestone falou em Cingapura nesta quinta-feira (19) e disse que o sistema de pontuação dobrada, idealizado por ele mesmo e que vai caracterizar a última prova da temporada deste ano, deve desaparecer do regulamento para 2015

Muito falante neste fim de semana em Cingapura, Bernie Ecclestone deu a entender também que outro ponto de grande polêmica entre equipes e pilotos deve acabar para 2015. Segundo o chefe supremo da F1, a pontuação dobrada, que neste ano acontece na etapa final em Abu Dhabi, deve desaparecer do regulamento para a próxima temporada.

A regra foi anunciada no início do ano e provocou críticas também entre os torcedores e figuras importantes do paddock, que entenderam a medida como um erro. Apesar dos protestos, Ecclestone sempre se manteve firme com relação ao assunto — a proposta foi idealizada pelo próprio dirigente — e insistia em dizer que o sistema poderia deixar a disputa pelo título aberta até as voltas derradeiras do campeonato.

Fabiana Flosi e Bernie Ecclestone (Foto: Getty Images)

Porém, falando aos jornalistas em Marina Bay nesta quinta-feira (19), o britânico admitiu que a medida provou ser impopular e disse que desistiu da ideia de fazer com as três últimas provas do Mundial também valessem pontos dobrados.

"Eu queria que fossem as três corridas finais e, em seguida, as pessoas iriam acreditar que dava para outro piloto vencer. Mas todos disseram que sou louco, então não vamos fazer mais isso", afirmou.

Ao ser questionado se o sistema de pontuação dobrada será mantido para a corrida final de 2015, Ecclestone respondeu: "Eu não sei. Provavelmente não."

"Mas ainda não conseguimos ver se funciona ou não, então depende. De qualquer forma, esse formato apenas me pareceu um caminho certo para manter o campeonato aberto. Caso contrário, muitos vão correr para cumprir tabela nas últimas três ou quatro corridas", completou.

Uma eventual mudança nas regras para 2015 vai exigir uma aprovação unânime das equipes quando o assunto for apresentado ao Conselho Mundial da FIA, em encontro marcado para o próximo dia 3 de dezembro, no Catar.

#GALERIA(5075)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.