F1
26/02/2018 04:07

Em Barcelona, Force India revela VJM11 ainda rosa para tentar manter posto de ‘melhor do resto’ na F1

Pouco antes do início da pré-temporada, a Force India mostrou o VJM11 ao mundo. Com o novo carro, a equipe anglo-indiana busca sustentar o quarto lugar no Mundial de Construtores pelo terceiro ano seguido, atrás apenas das gigantes
Warm Up
VITOR FAZIO, de Porto Alegre
FERNANDO SILVA, de Sumaré

Pouco menos de uma hora antes do começo dos testes de pré-temporada, o novo carro da Force India foi oficialmente revelado. Na manhã da segunda-feira (26), a equipe baseada em Silverstone mostrou o VJM11, modelo que vai ter a missão de manter os indianos no respeitável posto de ‘melhor do resto’ na F1, atrás apenas das gigantes Mercedes, Ferrari e Red Bull. Missão das mais difíceis considerando a prevista ascensão de McLaren e também da Renault.
 
O carro segue com o visual rosa, talvez o mais ousado da temporada 2017. A Force India fechou acordo de patrocínio com a companhia austríaca de tratamento hídrico BWT às vésperas do início da temporada passada, então embolsando valor estimado em R$ 63 milhões. O VJM11 também traz mudanças forçadas pelo regulamento, como a introdução do Halo e o fim da barbatana de tubarão em seu formato tradicional. Até o Halo, aliás, é rosa, que neste ano vem em um tom mais metálico que o utilizado no ano passado.
Eis o novo VJM11, apresentado na manhã desta segunda-feira (Foto: Force India)
Os pilotos de 2018 são os mesmos da última temporada. A ótima dupla formada por Sergio Pérez e Esteban Ocon segue após causar boa impressão. A combinação, apesar de explosiva, se mostrou uma das mais fortes da F1. Os pilotos pontuaram em quase todas as corridas, tendo como pontos negativos os acidentes evitáveis nos GPs do Azerbaijão e da Bélgica.
 
O lado ruim, todavia, não foi suficiente para impedir a equipe de voltar a quebrar o recorde de pontos por um tento. Foi assim que, pelo segundo ano seguido, a Force India terminou o Mundial de Construtores em quarto. Para seguir sendo a ‘melhor do resto’, a equipe precisa ficar de olho em rivais como Renault e McLaren, com grande expectativa de crescimento em 2018.

Para isso, o novo VJM11 segue a receita que deu certo no carro do ano passado, ainda que o agora antigo VJM10 não tenha levado a equipe ao pódio, algo que aconteceu com 'Checo' Pérez quatro vezes entre 2014 e 2016. 

“Queremos estar em Barcelona com um carro que nós sabemos que funciona. Deve ser uma boa base para a qual possamos começar a desenvolver com grandes passos”, declarou o diretor-técnico Andy Green à revista alemã 'Auto Motor und Sport'.
Detalhe para o novo visual do bico do carro anglo-indiano, agora com mais detalhes em branco (Foto: Force India)
Na visão do chefe-adjunto Bob Fernley, é fundamental manter uma boa base para ter chances de lutar contra McLaren e Renault, que têm maior orçamento e, portanto, maior potencial de desenvolvimento em relação à Force India. “Elas são uma ameaça significativa, e precisamos levá-las a sério. As três equipes vão travar uma enorme batalha”, previu.

Em meio à apresentação, a Force India confirmou não apenas a manutenção da base no seu novo carro, mas também do nome. A equipe, que cogitou mudanças para atrair mais patrocinadores em nível internacional, voltou atrás. E ainda negou os rumores que apontavam para uma possível venda para uma empresa de bebidas energéticas, a Rich Energy, baseada na Inglaterra.

Assim, com toda a base mantida e a ótima dupla de pilotos, a Force India vai para 2018 com o desafio também de se manter como a melhor do resto, ainda que seja um ano dos mais complicados com a prevista ascensão de McLaren e a Renault, com muito maior poderio financeiro. E mesmo a combalida Williams, com dois jovens pilotos pagantes, também não pode ser descartada.



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