Em casa, Rosberg se impõe perante Hamilton e comanda primeiro treino livre do GP da Alemanha

Não há lugar melhor para buscar a reação do que dentro de casa. E foi desta forma que Nico Rosberg começou o fim de semana do GP da Alemanha. Disposto a recuperar terreno na luta com Lewis Hamilton pelo título, o piloto não teve dificuldades para liderar o primeiro treino livre do fim de semana numa Hockenheim que teve a Ferrari como segunda força e a McLaren andando muito bem

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Pouco menos de uma semana depois de ser superado por Lewis Hamilton no Mundial de Pilotos e cair para a vice-liderança do campeonato, Nico Rosberg iniciou sua cruzada para retomar a ponta da temporada 2016. De volta a Hockenheim, onde venceu na última vez em que o GP da Alemanha foi disputado, há dois anos, o piloto da Mercedes começou da melhor forma o fim de semana que marca o retorno do país ao calendário do Mundial e não teve maiores dificuldades para liderar o primeiro treino livre, realizado na manhã desta sexta-feira (29). Desde o começo, Rosberg se impôs perante o rival, tanto com pneus macios como também com os supermacios. 

No fim das contas, a Mercedes voltou a dominar, como já era esperado. Rosberg cravou 1min15s517 em sua melhor passagem, superando de longe o tempo da pole-position da corrida de 2014, que também foi de Nico: 1min16s540. Hamilton não chegou a representar uma ameaça ao seu companheiro de equipe e sempre ficou atrás na sessão desta manhã, termianndo 0s326 atrás do alemão.

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Nico Rosberg liderou com folga o primeiro treino livre do fim de semana na Alemanha (Foto: Getty Images)

Quem também tem a chance de acelerar novamente em casa neste fim de semana é Sebastian Vettel. Pela primeira vez correndo na Alemanha com a Ferrari, o tetracampeão do mundo posicionou a Ferrari neste início de atividades de pista em Hockenheim como a segunda força e garantiu o terceiro melhor tempo, mas distante 1s150 atrás da Mercedes de Rosberg, um abismo. Kimi Räikkönen apareceu na sequência e deixou para trás os carros da Red Bull: Max Verstappen foi o quinto, terminando à frente de Daniel Ricciardo.

Destaque para o ótimo desempenho da McLaren. Assim como aconteceu na Hungria, na última etapa, os MP4-31 de Fernando Alonso e Jenson Button fizeram bonito e inclusive não tiveram dificuldades para superar as Williams. Fernando Alonso assegurou o sétimo lugar, terminando à frente do companheiro de equipe. Até a Toro Rosso foi melhor que a Williams, com Daniil Kvyat fechando em nono e Carlos Sainz completando o rol dos dez primeiros colocados.

A grande surpresa da sessão foi a presença de Marcus Ericsson, da Sauber, em 11º lugar. O sueco, assim como Felipe Nasr, guia o C35 neste fim de semana com a nova asa traseira projetada pela equipe suíça. O brasileiro, contudo, terminou bem mais atrás, em 19º. Felipe Massa também teve um desempenho bastante discreto. Em má fase e sem pontuar há três corridas, o veterano colocou a Williams #19 apenas em 13º.

Saiba como foi o primeiro treino livre do GP da Alemanha de F1

Pontualmente às 10h locais, os pilotos da F1 deixaram os boxes em busca das primeiras voltas de instalação e checagem das condições dos carros e da pista em Hockenheim. A Pirelli tinha em mente que a execução dos treinos livres era fundamental para entender o comportamento dos novos pneus no retorno ao circuito, uma vez que o traçado não recebeu a F1 no ano passado. Duas eram as novidades: Esteban Ocon guiava o carro da Renault no lugar de Jolyon Palmer, enquanto a Haas colocava novamente o monegasco Charles Leclerc no cockpit em substituição a Esteban Gutiérrez.

Aniversariante do dia, Fernando Aonso foi o primeiro a marcar tempo. Agora com 35 anos, o piloto da McLaren registrou 1min18s817 em sua primeira passagem usando pneus supermacios, mas logo o espanhol regressou aos boxes, como todos os outros pilotos.

Fernando Alonso foi o primeiro piloto a marcar tempo nesta sexta-feira (Foto: Getty Images)

Por algum tempo, a marca de Alonso foi a melhor da sessão, já que pilotos como Max Verstappen e Daniel Ricciardo, que chega ao seu 100º GP neste fim de semana, abriram seus stints usando pneus macios. As atenções, então, estavam para a equipe da casa. A Mercedes. Sem dificuldades e sem forçar tanto, Lewis Hamilton completou sua primeira volta rápida em 1min17s947, assumindo a liderança da sessão.

Mas Hamilton não duraria muito tempo na frente. Em seguida, Kimi Räikkönen completou boa volta e registrou 1min17s627 — usando pneus supermacios —, com Ricciardo marcando 1min17s698 em seguida, fazendo o britânico cair para terceiro. Em seguida, os alemães das equipes de ponta confirmavam seus primeiros tempos. Em boa forma, Sebastian Vettel chegou a assumir a liderança, também usando os supermacios, com 1min17s409. Mas em seguida, veio Nico Rosberg para anotar 1min17s136 para tomar a dianteira da sessão.

Pouco depois, Hamilton melhorou seu tempo. Ainda com os pneus macios, o novo líder do campeonato ficou 0s414 atrás de Rosberg e subiu para terceiro lugar antes de recolher para os boxes. Enquanto isso, com quase 30 minutos percorridos de sessão, a McLaren voltava a mostrar bom desempenho e se colocava à frente da Williams com seus dois carros: Jenson Button vinha em sétimo e Alonso era o oitavo, enquanto Valtteri Bottas e Felipe Massa ocupavam a nona e décima colocações, respectivamente.

Em seguida, Rosberg ampliava sua vantagem na liderança depois de cravar 1min17s030. A tabela de tempos mostrava, naquele momento, a Mercedes bem à frente e a Ferrari como segunda força, ainda que Räikkönen tenha reclamado de um problema na embreagem. A Red Bull vinha logo atrás, enquanto a McLaren surpreendia e se colocava à frente da Williams. Felipe Nasr aparecia em boa forma na comparação com Marcus Ericsson e era o melhor piloto da Sauber na sessão, em 16º.

Sebastian Vettel volta a correr em casa neste fim de semana (Foto: Getty Images)

Durante o treino, Max Verstappen se queixava de um desgaste excessivo dos pneus macios traseiros: "Não tenho mais os pneus traseiros, depois de uma volta eles já acabaram", disse o holandês via rádio.

Ao fim dos 40 minutos de treino, quando os pilotos tinham de voltar aos boxes para a devolução de um jogo de pneus à Pirelli, Rosberg liderava, seguido por Vettel, Hamilton, Räikkönen, Ricciardo, Alonso em sexto lugar, Verstappen, Carlos Sainz Jr., Button e Bottas. Massa estava em 11º, três posições à frente de Nasr.

Rosberg quebrou o breve silêncio na pista ao deixar os boxes usando pneus supermacios. E logo o alemão reforçou sua presença como o melhor colocado do treino ao registrar 1min15s517, batendo de longe o tempo da pole estabelecia por ele próprio em 2014: 1min16s540. Restava saber o que Hamilton poderia fazer quando retornasse à pista usando os supermacios. Mas o britânico foi incapaz de superar o rival, ficando 0s326 atrás.

Lewis Hamilton começou o primeiro treino livre atrás de Nico Rosberg (Foto: Getty Images)

Nos minutos seguintes, Vettel foi um dos que conseguiu melhorar seu tempo, reforçando o terceiro lugar na sessão ao cravar 1min16s667. Em seguida, foi a vez de Verstappen melhorar e subir para o quarto posto, quase 0s3 mais lento que o tetracampeão.

Destaque, mais uma vez, para a ótima performance da McLaren, sempre de forma consistente e mais rápida que a Williams, por exemplo. Alonso seguia ali em sexto lugar, seguido por Button. Felipe Massa voltava a ter um desempenho discreto e tinha apenas o 12º tempo, enquanto Nasr havia caído para 20º. O brasiliense conseguia melhorar sua volta pouco depois, mas quem evoluiu bem na tabela de tempos foi justamente seu companheiro de equipe, que pulou de 21º para 11º lugar.

Por fim, Räikkönen conseguiu estabelecer a Ferrari como segunda força com seus dois carros logo atrás da dupla da Mercedes. Com uma boa sequência de voltas no fim, o 'Homem de Gelo' se colocou em quarto lugar, deixando a Red Bull em quinto e sexto com Verstappen e Ricciardo, respectivamente. Mas ninguém foi capaz de tirar de Rosberg a liderança do primeiro treino do GP da Alemanha.

F1, GP da Alemanha, Hockenheim, primeiro treino livre:

1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:15.517   32
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:15.843 +0.326 30
3 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI   1:16.667 +1.150 29
4 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:16.852 +1.335 23
5 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER   1:16.927 +1.410 29
6 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER   1:17.089 +1.572 30
7 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA   1:17.183 +1.666 18
8 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA   1:17.612 +2.095 15
9 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI   1:18.008 +2.491 25
10 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI   1:18.044 +2.527 22
11 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI   1:18.198 +2.681 28
12 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:18.210 +2.693 37
13 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   1:18.322 +2.805 33
14 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI   1:18.589 +3.072 20
15 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   1:18.591 +3.074 35
16 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES   1:18.628 +3.111 29
17 50 CHARLES LECLERC MON HAAS FERRARI   1:18.882 +3.365 32
18 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT   1:18.933 +3.416 35
19 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI   1:18.961 +3.444 22
20 45 ESTEBAN OCON FRA RENAULT   1:18.981 +3.464 30
21 88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES   1:19.167 +3.650 34
22 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES   1:19.975 +4.458 33
    TEMPO 107% TL1     1:20.803 +5.286  
                 
RECORDE MICHAEL SCHUMACHER ALE FERRARI   1:13.306 24/06/2004  
MELHOR VOLTA KIMI RÄIKKÖNEN FIN McLAREN MERCEDES   1:13.780 25/06/2004  
 
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