Em manhã caótica e marcada por furo em pneus, Rosberg supera Hamilton no primeiro treino livre na China

O primeiro treino livre do GP da China de F1 foi bem complicado e marcado por furos no pneu traseiro esquerdo de Felipe Massa, em duas vezes, e também de Kevin Magnussen. Nico Rosberg levou a melhor sobre Lewis Hamilton e liderou a sessão, marcada por dois erros do tricampeão do mundo

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Em uma manhã pra lá de caótica em Xangai, o protagonismo ficou com os pneus macios da Pirelli. Felipe Massa, por duas vezes, e Kevin Magnussen tiveram de lidar com furos no pneu traseiro esquerdo, o que causou duas interrupções do primeiro treino livre do GP da China com bandeira vermelha para remoção dos detritos na pista. Na tabela de tempos, quem levou a melhor foi Nico Rosberg, que derrotou Lewis Hamilton no fim do treino usando pneus macios e cravou 1min38s037. Mas nem o tricampeão do mundo escapou dos erros e rodou duas vezes na curva 11, algo incomum para o piloto da Mercedes.

Em meio aos problemas na pista, Sebastian Vettel escapou sem problemas e teve uma manhã tranquila para terminar em terceiro a sessão em Xangai. O alemão ficou 0s5 à frente de Daniel Ricciardo, da Red Bull, que se colocou à frente de Kimi Räikkönen, com a Ferrari #7. Daniil Kvyat mostrou o bom momento dos taurinos e fechou em sexto, sendo seguido por Carlos Sainz Jr, com a melhor Toro Rosso do treino matinal. Jenson Button mostrou bom serviço com a McLaren e foi o oitavo, terminando logo à frente de Nico Hülkenberg. Max Verstappen concluiu o rol dos dez primeiros na China.

Fernando Alonso, que ainda passará por uma avaliação final por parte do corpo médico do GP da China logo após o primeiro treino livre, foi o 12º colocado, atrás de Sergio 'Checo' Pérez e à frente de Valtteri Bottas.

Com tantos problemas, Massa sequer conseguiu ter tempo para registrar uma volta cronometrada, já que a Williams decidiu recolher seu carro para analisar o que de fato estava acontecendo. A Pirelli, por meio do Twitter, disse que, em primeira análise, não se tratava de furos no pneu propriamente ditos, mas indicava perda de pressão devido a problemas técnicos. Felipe Nasr, por sua vez, voltou a ter dificuldades com o C35 da Sauber e não teve condições de melhorar sua marca, ficando em 19º e último dentre os que anotaram tempo pela manhã em Xangai.

Nico Rosberg está rindo à toa com a fase dourada na F1 (Foto: Getty Images)

Saiba como foi o primeiro treino livre do GP da China de F1

Com Fernando Alonso na pista, o primeiro treino livre do GP da China começou com a maior parte dos carros para a execução das primeiras voltas de instalação e checagem dos sistemas dos carros. Em destaque, o novo bico da Williams, disponível nesta sexta-feira apenas para o carro de Valtteri Bottas.

No começo, apenas as Mercedes haviam marcado voltas rápidas. Nico Rosberg foi o primeiro a estabelecer tempo e cravou 1min39s012 com pneus médios. Mas Lewis Hamilton, pouco depois, assinalou 1min38s802, também com os compostos 'brancos'. Durante um outro stint, mas usando pneus médios, Hamilton acabou por cometer um erro ao rodar na curva 11, numa volta que parecia ser muito boa.

Felipe Massa tem pneu furado no primeiro treino livre em Xangai (Foto: Reprodução/F1)

Enquanto Marcus Ericsson completava seu primeiro stint com os pneus médios e Rio Haryanto guiava sua Manor no circuito de Xangai, Felipe Massa, na sua primeira saída à pista usando pneus macios, teve o traseiro esquerdo furado quando vinha pela curva 5, rodando quando entrava na curva 6. O pneu estourou sozinho, sem nenhuma infuência externa, conforme mostrou a transmissão da FOM. "Há alguma coisa errada com o carro", comentou Massa via rádio.

Com pouco mais de 20 minutos de sessão, a direção de prova acionou o safety-car virtual para remover detritos da pista. Pouco depois,  sessão acabou sendo interrompida, com 26 minutos de treino. Tudo para limpar a pista na esteira da rodada de Massa entre as curvas 5 e 6.

A sessão foi retomada depois de pouco mais de oito minutos de paralisação. No seu retorno, Vettel anotou 1min39s291 e se colocou em terceiro, com a McLaren aparecendo muito bem, com Jenson Button em quarto e Fernando Alonso em sétimo. Entre os carros da McLaren estava a dupla da Force India, com Nico Hülkenberg em quinto e Sergio Pérez em sexto. Enquanto isso, Hamilton cometia outro erro e rodava de novo na curva 11.

Enquanto o treino livre se desenrolava, a Sauber tinha dois dos três piores tempos quando restavam 40 minutos para o fim da sessão. Felipe Nasr era o 19º e último colocado, com 1min42s980, enquanto Marcus Ericsson aparecia em 17º, com 1min42s939. Três pilotos estavam sem tempo: Kevin Magnussen, Esteban Gutiérrez e Massa. O mexicano, com problemas elétricos no carro da Haas, seguia sua trajetória de azar nesta temporada e sequer sairia pela manhã à pista.

Pneu de Kevin Magnussen também fura no primeiro treino do GP da China (Foto: Reprodução)

Mas, como de praxe, o primeiro treino seguia bem morno em Xangai, mas com a volta de Massa à pista para testar mais um jogo de pneus macios. Mas, estranhamente, o brasileiro teve o mesmo problema e teve de lidar com outro pneu traseiro esquerdo furado. Desta vez, Felipe não rodou e se encaminou lentamente para os boxes do circuito chinês. "Tenho o mesmo problema", comentou o piloto via rádio.

Pior foi ver que, em seguida, Kevin Magnussen enfrentava o mesmo problema e tinha o pneu traseiro esquerdo furado, espalhando um monte de detritos na pista. Sem ninguém entender o que havia acontecido, a direção de prova acionou a bandeira vermelha para limpar a sujeira da pista. A sessão ficou paralisada por um bom tempo, praticamente não dando muitas oportunidades para os pilotos voltarem à pista em busca de tempos melhores.

Com pouco mais de sete minutos, a sessão foi retomada, com muitos carros na pista na busca pela maior quilometragem possível antes da bandeira quadriculada. E aí, Rosberg melhorou bem sua marca e subiu para primeiro ao anotar 1min38s027 usando pneus macios. Antes, Hamilton havia anotado 1min38s183. Mas no fim, no seu giro de regresso aos boxes, Nico queixou-se de probelmas no motor, causando mais uma preocupação para a Mercedes, que teve de trocar o câmbio de Hamilton, que perdeu cinco posições no GP da China.

F1, GP da China, Xangai, primeiro treino livre:

1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:38.037   16
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:38.183 +0.146 16
3 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI   1:38.665 +0.628 12
4 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER   1:39.061 +1.024 13
5 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:39.155 +1.118 11
6 26 DANIIL KVYAT RUS RED BULL TAG HEUER   1:39.625 +1.588 14
7 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI   1:39.676 +1.639 12
8 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA   1:39.974 +1.937 11
9 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   1:40.169 +2.132 13
10 33 MAX VERSTAPPEN HOL TORO ROSSO FERRARI   1:40.232 +2.195 13
11 11 SERGIO PEREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES   1:40.347 +2.310 15
12 47 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA   1:40.538 +2.501 11
13 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:40.828 +2.791 10
14 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI   1:41.358 +3.321 9
15 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI   1:41.393 +3.356 18
16 88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES   1:41.614 +3.577 20
17 30 JOLYON PALMER ING RENAULT   1:41.816 +3.779 16
18 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES   1:42.908 +4.871 14
19 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI   1:42.980 +4.943 8
20 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES       6
21 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI       2
22 20 KEVIN MAGNUSSEN FRA RENAULT       4
    TEMPO 107% TL1     1:44.900 +6.863  
                 
RECORDE MICHAEL SCHUMACHER ALE FERRARI F2004   1:32.238 16/10/2005  
MELHOR VOLTA MICHAEL SCHUMACHER ALE FERRARI F2004   1:32.238 16/10/2005  
 
PADDOCK GP #24 FALA SOBRE F1, MOTOGP, INDY E STOCK

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.