Em tom de campeão, Wolff explica sucesso da Mercedes, recorda 2013 e afirma: “A base foi construída no ano passado”

Para Toto Wolff, chefe da Mercedes, o sucesso da equipe é apenas fruto de uma conjunção de fatores somados da maneira certa em 2014, mas admite que meta era vencer imediatamente em 2010: "Objetivo era continuar de onde a Brawn terminou"

A temporada 2014 de F1 mal começou e já se compreende que será uma surpresa monumental se o título do ano não ficar nas mãos da Mercedes. Depois de dominar como quis as três primeiras provas com um desempenho muito superior aos rivais, tudo indica que a taça ficará ou com Lewis Hamilton ou com Nico Rosberg.
 
A confiança está tão em alta que Toto Wolff, chefe da equipe, assumiu um tom épico, quase de campeão, ao analisar e explicar as razões do sucesso das ‘Flechas de Prata’, recordando até mesmo a Brawn GP, equipe que em seu ano de estreia foi campeã de Pilotos e Construtores e, em seguida, vendida à montadora alemã.
 
“Quando a Mercedes decidiu entrar na F1 através da Brawn, o objetivo era o de continuar de onde a Brawn terminou”, admitiu Wolff à ‘Press Associated’. “Mas este não foi o caminho certo, pois nessa altura, o acordo de redução de custos, que ainda era uma opção realista, não deu certo do jeito que deveria ter dado”, lembrou.
A Mercedes é a dona da bola em 2014(Foto: Getty Images)

“Quando eu entrei, ficou clara a forma como a equipe foi criada: seus recursos não eram suficientes para que andássemos na frente. Mas eles entenderam que para ser competitivo, para ganhar um campeonato, era preciso investir até o limite.”

 
“No entanto, não é só em relação ao dinheiro: é sobre ter as pessoas certas com as habilidades certas, que são competentes nas áreas em que atuam. É sobre colocar tudo em conjunto: o motor, os pilotos, a administração, os engenheiros, o espírito certo”, disse. “Se você coloca todos esses ingredientes juntos, então o sucesso virá.”
 
“No ano passado, tivemos sucesso no início da temporada, o que não estava previsto, e ao longo do ano nosso desempenho caiu. Mas as bases foram construídas, e com os ingredientes adicionais que desenvolvemos, estamos onde estamos agora”, encerrou Wolff. A Mercedes lidera o Mundial de Construtores com 111 pontos.
 
GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: mostre que você sabe tudo de F1
neste bolão e faça agora suas apostas para o GP da China


Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.