Embalado por vitória na Áustria, Bottas se põe como ameaça ao reinado de Hamilton em Silverstone

A performance exibida pelas Flechas de Prata nesta sexta-feira indica que a Ferrari corre muito por fora na luta pela pole-position em Silverstone. Além do grande desempenho de Valtteri Bottas — em fase iluminada — e Lewis Hamilton, conta a favor da Mercedes também o retrospecto: a equipe largou na frente na Inglaterra nos últimos quatro anos

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Sem a menor dificuldade, as duas Flechas de Prata completaram 1-2 nos dois treinos desta sexta-feira (14) e surgem como favoritas à pole-position. Valtteri Bottas, embalado pela vitória contundente na Áustria e cada vez com mais moral dentro da equipe, surge como principal candidato a desbancar o reinado do dono da casa, Lewis Hamilton, em Silverstone. Nos últimos quatro anos, a Mercedes sempre largou na frente, com o britânico partindo da posição de honra em 2013, 2015 e 2016. Nico Rosberg partiu na frente em 2014.

 
Em que pese toda a capacidade de Hamilton, o momento é de Bottas, que vai mostrando a cada corrida que merece estar na Mercedes e ter seu contrato renovado para 2018. Com autoridade, o finlandês quebrou o recorde da pista tanto pela manhã como também à tarde. Hamilton teve tudo nas mãos para superar o companheiro de equipe no período da tarde, mas não encaixou a melhor volta com os pneus supermacios. Calçando os macios, Lewis ficou a apenas 0s047 do tempo estabelecido por Bottas. E ficou bem satisfeito.

“Hoje foi um começo muito bom de fim de semana, e é ótimo voltar aqui a Silverstone. Nós trabalhamos ao longo de todas as sessões, ajustando o equilíbrio do carro e acho que nós estamos em uma boa posição nesta fase inicial do fim de semana. Ainda precisamos seguir trabalhando, mas temos uma boa base para avançar”, disse.

Nome do dia, Bottas tem discurso semelhante ao do colega de Mercedes. “Ainda há trabalho a fazer para deixar o carro mais equilibrado e conseguir confiar mais nas curvas de alta. Mas, no geral, acho que foi um bom começo de fim de semana. Nós só temos de trabalhar normalmente e tentar melhorar para amanhã”.

Valtteri Bottas desponta como maior candidato a desafiar o reinado de Lewis Hamilton em Silverstone (Foto: AFP)
Mas não dá para descartar Sebastian Vettel, apesar do dia bastante opaco. Nos dois treinos, o tetracampeão foi superado por Kimi Räikkönen e não chegou a empolgar. Só que é preciso lembrar do que aconteceu semana passada na Áustria: a Mercedes também dominou no primeiro dia de atividades, mas Seb conseguiu reagir e ficou muito perto de tirar a pole de Bottas. O alemão acelerou pela primeira vez com a nova especificação do motor Ferrari, que conta com 15 cv a mais em relação à última versão.

“Deve ajudar, mas não deve fazer uma grande diferença. Esse sempre foi o planejado, mas não deve mudar a hierarquia”, comentou o piloto. “Hoje foi um dia de sensações mistas, de altos e baixos, mas é sempre divertido guiar aqui em Silverstone”, comentou o primeiro a testar o novo Shield na F1. Räikkönen, por sua vez, optou por minimizar a melhora de performance do novo motor e reconheceu: “Eles [a Mercedes] estão um pouco à nossa frente. Mas amanhã vamos tentar melhorar. E vamos ver o que a gente pode alcançar”.

 
A Red Bull está mais perto da Ferrari, mas ainda não dá pinta de que vai lutar pra valer por um pódio em condições normais. Max Verstappen foi o mais rápido dos taurinos, 0s602 mais lento que o tempo de Bottas, enquanto Daniel Ricciardo foi o sexto.

"Não acho que 0s6 seja a diferença. Não estamos rápidos o bastante, então precisamos continuar trabalhando. O equilíbrio do carro não está legal. Foi um pouco melhor no primeiro treino, então precisamos entender o que houve", explicou o holandês. Ricciardo, por sua vez, adotou um discurso mais otimista: "Acho que nós estamos próximos da Ferrari em volta lançada. Definitivamente, podemos melhorar a partir de onde nós estamos. Acho que aprendemos muito. Vamos fazer algumas mudanças durante a noite para termos o carro melhor amanhã", comentou.

Felipe Massa esteve no rol dos dez mais rápidos e aprovou o desempenho do FW40 (Foto: AFP)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Entre os pilotos do pelotão intermediário, quem se destacou foi Nico Hülkenberg, que sempre que pode consegue tirar leite de pedra da Renault; Jolyon Palmer, na marca do pênalti, foi apenas o antepenúltimo. Felipe Massa teve um dia bem decente pela Williams, sem maiores problemas, e Fernando Alonso teve boa performance, encaixando a McLaren no top-10 tanto pela manhã como também à tarde, indicando que a nova atualização do motor Honda, a chamada Especificação 3, deixou o desempenho como um todo bem melhor.


Ao fazer um balanço sobre os trabalhos do dia, Massa revelou satisfação. "Tudo funcionou normalmente e fiquei feliz com o equilíbrio do carro. Também conseguimos fazer os pneus funcionarem bem na primeira volta e tudo pareceu dentro do esperado. O carro parece competitivo da maneira como deve ser, então, no geral, acho que tivemos um bom dia", declarou o veterano.
MORBIDELLI VÊ ROSSI COMO INSPIRAÇÃO E DIZ QUE CONSELHO O TORNOU MAIS AGRESSIVO NAS CORRIDAS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.