Emissora britânica elege Ayrton Senna como melhor piloto da F1 em todos os tempos. Vettel fica em oitavo

Brasileiro superou o argentino Juan Manuel Fangio e o escocês Jim Clark. Sete vezes campeão, Michael Schumacher ficou em quarto e é o melhor colocado entre os pilotos que ainda estão em atividade. Sebastian Vettel ficou em oitavo e superou Fernando Alonso, décimo, e Lewis Hamilton, 15º

► Por que Michael Schumacher não foi o mesmo? Leia na WARM UP

Poucos dias antes do GP do Brasil, última etapa da temporada da F1, a rede de TV britânica ‘BBC’ divulgou o resultado da eleição dos 20 melhores pilotos da história da categoria. E a primeira colocação ficou com Ayrton Senna, dono de três títulos na história, morto no dia 1º de maio de 1994, no GP de San Marino, em Ímola, em um acidente durante a prova realizada naquele domingo.

“A morte, talvez, inevitavelmente, emprestou a lenda de Ayrton Senna um brilho romantizado. Provavelmente, nenhum piloto da história da F1 se dedicou mais ao esporte e deu mais de si na busca inflexível do sucesso. Senna era forte, uma poderosa combinação de puro talento espetacular e determinação, às vezes aterrorizante”, diz a emissora no início da introdução ao texto do brasileiro.

Ayrton Senna foi eleito o melhor piloto da F1 em todos os tempos (Foto: McLaren)

“Ele teve a aparência de um herói romântico, um carisma que acalmava qualquer um, a eloquência de um poeta e a espiritualidade que milhões se identificaram. Seus olhos escuros eram janelas para uma alma de complexidade e volatilidade. Tudo isso fez dele um semideus em sua terra natal, no Brasil, a admirado em todo mundo que vieram antes ou depois dele”, completou.

A segunda colocação ficou com Juan Manuel Fangio. O argentino conquistou cinco títulos na F1 e foi o primeiro multicampeão da história da categoria. Com quase 40 anos, ele competiu na categoria entra 1950, o primeiro ano, e 1958. Nascido em 1911, ele morreu em 1995 e não viu seu recorde de títulos ser superado por Michael Schumacher.

O terceiro posto ficou com Jim Clark, que disputou as temporadas entre 1960 e 1968. Com dois títulos mundiais, ele só correu pela antiga Lotus na F1. Clark acabou morrendo em um gravíssimo acidente em Hockenheim, na Alemanha, quando bateu nas árvores no entorno da pista e quebrou o pescoço e fraturou o crânio. Ele é sempre apontado como um dos mais talentosos pilotos de seu tempo.

O quarto lugar ficou com Schumacher, o melhor piloto dentre os que ainda estão em atividade. Sete vezes campeão da categoria, o alemão vai se aposentar pela segunda vez neste final de semana, do GP do Brasil, em Interlagos. Dono de quatro títulos, Alain Prost ficou com a quinta colocação na eleição. Stirling Moss, Jackie Stewart fecham os sete melhores da lista elaborada pela 'BBC'.

Atual bicampeão da categoria, Sebastian Vettel superou nomes consagrados, como Niki Lauda, Alberto Ascari e Gilles Villeneuve e ficou com a oitava colocação, à frente de Fernando Alonso, principal concorrente ao título deste ano, que ficou em décimo.

Outro piloto que ainda está na ativa e que foi citado foi Lewis Hamilton. De mudança para a Mercedes, o inglês ficou na 15ª colocação. Nelson Piquet, 16º, e Emerson Fittipaldi, 17º, foram os outros brasileiros citados entre os 20 melhores da história da categoria.

Confira a lista completa:

1 – Ayrton Senna
2 – Juan Manuel Fangio
3 – Jim Clark
4 – Michael Schumacher
5 – Alain Prost
6 – Stirling Moss
7 – Jackie Stewart
8 – Sebastian Vettel
9 – Niki Lauda
10 – Fernando Alonso
11 – Alberto Ascari
12 – Gilles Villeneuve
13 – Nigel Mansell
14 – Mika Hakkinen
15 – Lewis Hamilton
16 – Nelson Piquet
17 – Emerson Fittipaldi
18 – Jack Brabham
19 – Graham Hill
20 – Jochen Rindt

► Grande Prêmio e Revista Warm Up realizam pesquisa de satisfação com internautas. Concorra a prêmios

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.