Equipes alegam ganho aerodinâmico da Ferrari, e FIA decide proibir instalação de retrovisores no halo

A equipe italiana ainda poderá ancorar os espelhos no halo, mas sem a aleta que levou para o GP da Espanha. Depois de acusações de que a peça tem desempenho aerodinâmico, a FIA baniu o item, mas permitiu que ele ainda fosse utilizado neste fim de semana

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Ferrari já não poderá utilizar a configuração de retrovisores no halo a partir do GP de Mônaco, que acontece no fim do mês. Após ser liberado para Barcelona, Charlie Whiting, diretor de provas da F1, analisou melhor a peça e, diante das reclamações das outras equipes, decidiu proibir o item para as demais etapas.
 
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) havia liberado o uso dos espelhos no halo, e a Ferrari logo anunciou que testaria a nova configuração, depois da declaração do diretor técnico de monopostos, Nikolas Tombazis, no último dia 25 de abril.
 
No entanto, juntamente com a utilização dos retrovisores no halo durante as primeiras atividades em Barcelona, a equipe italiana instalou uma aleta paralela aos espelhos, que direciona o ar direto à asa traseira do carro. O artifício foi percebido pelas outras equipes e logo gerou reclamação aos comissários de prova, alegando ganho aerodinâmico para o time italiano.
Aleta suporte do retrovisor no halo está proibida pela FIA (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Charlie Whiting, então, depois de analisar a configuração trazida pela esquadra de Maranello mais de perto, permitiu que continuassem usando os retrovisores no fim de semana, mas proibiu a solução a partir da etapa em Monte Carlo, sexta corrida da temporada 2018.
 
A FIA declarou ainda que o uso do espelho ancorado ao halo pode acontecer, mas sem o apêndice aerodinâmico trazido no equipamento. Em defesa, a Ferrari alegou que o aparato não tinha a intenção de gerar ganho em alguma forma, mas sim melhorar a estabilidade dos retrovisores. Ainda assim, a Federação classificou a peça como ilegal. 
 
CAMINHO PARA VIRAR LENDA

TRÍPLICE COROA É O QUE SOBROU PARA CARREIRA DE ALONSO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.