Esposa de Schumacher vence em primeira instância ação judicial contra revistas alemãs por “invasão de privacidade”

Em primeira instância, a Corte de Munique deu ganho de causa a Corinna Schumacher, que entrou com ação judicial contra três revistas alemãs alegando quebra de privacidade na publicação de notícias após o acidente de esqui sofrido pelo heptacampeão mundial no fim de 2013

Corinna Schumacher, esposa de Michael Schumacher, saiu vitoriosa de uma ação impetrada na justiça alemã contra três revistas ditas de ‘celebridades’ por violação de privacidade em relação a notícias publicadas sobre a recuperação do ex-piloto após o gravíssimo acidente de esqui sofrido em 29 de dezembro de 2013. A mulher do heptacampeão mundial de F1 ingressou na Corte de Munique contra as publicações ‘Bunte’, ‘Freizeit-Revue’ e ‘Freizeit-Spass’ e teve seu pedido aceito pelo juiz responsável pelo caso.

De acordo com o jornal ‘Süddeutsche Zeitung’, as revistas noticiaram que Schumacher “às vezes abria os olhos”, recebia “tratamento especial” de cuidadores e havia balbuciado suas “primeiras palavras” desde o acidente na estação de esqui de Méribel, na França.

Trata-se de uma vitória judicial em primeira instância, cabendo assim recurso. O juiz responsável pelo caso deu ganho de causa a Corinna por entender que as publicações procederam com “clara predominância de amplo voyeurismo”, invasão de privacidade e “especulação”. Assim, “o tribunal proibiu tais reportagens”, informa o periódico alemão.

Corinna Schumacher, mulher de Michael Schumacher, venceu em primeira instância ação contra publicações alemãs (Foto: Reuters)

São poucas as publicações que noticiam informações sobre o atual estado de saúde de Schumacher, o que, segundo a revista italiana ‘Autosprint’ noticiou em maio, tem relação direta com Sabine Khem, empresária e porta-voz do alemão. Segundo a reportagem, a agente do ex-piloto ameaça processar quem publicar informações sobre o estado de saúde de Michael.

“Esse silêncio na mídia na Alemanha e na Suíça é especialmente surpreendente, já que eles teriam fontes mais diretas”, diz a revista. “A explicação está na conduta de Sabine Kehm, agente de Schumacher, que sistematicamente envia cartas judiciais ameaçando processar quando um jornal divulga a menor informação sobre a saúde do piloto germânico”, continuou.

“E a equipe médica que cuida de Schumacher em casa assinou uma série de cláusulas de confidencialidade muito restritas”, afirma a ‘Autosprint’.

A revista italiana ressalta, ainda, que a abordagem da família Schumacher é bastante diferente daquela dos pais de Jules Bianchi, que optaram por falar com a imprensa recentemente “em respeito às pessoas que continuam a mandar belas mensagens de afeição e encorajamento diariamente”.

Bianchi sofreu um grave acidente em Suzuka no ano passado, quando bateu contra um guindaste que estava em uma área de escape para retirar o carro de Adrian Sutil, que tinha rodado na volta anterior.

“Essas pessoas que pensam nele e rezam por ele são uma motivação fabulosa”, declarou o pai de Bianchi, Philippe. “Tenho certeza que o Jules ouve! Hoje eu quero agradecer todos eles novamente e dizer que daremos notícias sejam elas boas ou ruins”, avisou.

VIU ESSA? ALONSO LEVA AMIGOS PARA ANDAR DE KART E DÁ BANHO

determinarTipoPlayer(“15535563”, “2”, “0”);

A recuperação de Schumacher

Depois de quase seis meses internado no Centro Hospitalar Universitário de Grénoble, na França, Michael foi transferido em meados de junho para o Hospital Universitário de Cantão de Vaud, na Suíça, para dar sequência ao seu longo processo de recuperação.

No início de setembro de 2014, Schumacher deixou a clínica suíça e foi levado para a casa. Na nota enviada à imprensa pela assessoria de Michael na época, a transferência não indicava uma melhora significativa em seu quadro. Segundo a imprensa alemã, o maior vencedor da F1 vem sendo tratado por uma equipe especializada de 15 pessoas.

Recentemente, Sabine Kehm veio a público para dizer que o heptacampeão mundial segue se recuperando e apresentando sinais de melhora depois do acidente nos Alpes Franceses. “Estamos felizes por dizer que ele, sim, apresenta melhora, e digo isso sempre levando em conta a gravidade das lesões que ele teve.”

“Mas, é claro, vai levar muito tempo para todos os envolvidos na briga, e estamos felizes por encarar esta batalha”, acrescentou.

#GALERIA(3763)
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.