Ex-diretor da BMW responsável pelo motor do título mundial de Piquet em 1983, Paul Rosche morre aos 82 anos

Paul Rosche, que foi diretor-técnico do esporte a motor da BMW entre 1979 e 1996, morreu na última terça-feira (15). Um dos mais condecorados desenvolvedor de motores do automobilismo, Rosche foi o responsável pelo motor que empurrou Nelson Piquet ao título mundial em 1983

 

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O ex-diretor-técnico da BMW, Paul Rosche, morreu na última terça-feira (17) aos 82 anos de idade. A divulgação foi feita pela BMW, mas a causa da morte não foi especificada. O trabalho mais famoso de Rosche na F1 foi o desenvolvimento do motor que empurrou Nelson Piquet ao título mundial de 1983 com a Brabham.

 
Diretor-técnico da BMW entre 1979 e 1996, Rosche foi bem sucedido em carros de turismo e depois projetou o motor de 2 l e 4 cilindradas que foi a marca da F2 por mais de dez anos. Ainda foi o responsável também, mostrando grande versatilidade, pelo M1 de extremo sucesso na Procar entre 1979 e 1980.
 

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Até que em 1980, a BMW entrou numa parceria com a Brabham para o fornecimento de motores na F1. Em 1981, a marca alemã apenas testou seu novo motor enquanto a Brabham ainda usava do motor Ford Cosworth. 1982 foi um ano de aprimoramento, até que, em 1983, vieram vitórias e títulos. Piquet aproveitou o motor turbo de 1,5 l de Rosche e o BT52 de Gordon Murray, venceu três corridas e se tornou campeão mundial pela segunda vez na carreira.

Paul Rosche (Foto: BMW)
Os motores de Rosche continuaram fazendo sucesso mesmo após a saída da BMW da F1, ao final da temporada 1986. O M3 ainda seguiu mantendo o sucesso da marca de Munique nos carros de turismo, enquanto Rosche voltou a se reunir com Murray para desenvolver o primeiro carro da McLaren a vencer em Le Mans, em 1995, com um trio formado por Yannick Dalmas, Masanori Sekiy e JJ Lehto.
 
Aposentado nos últimos anos, Rosche apareceu recentemente para ajudar a alguns ex-colegas na BMW e Brabham a restaurar o modelo guiado por Piquet em 1983 de voltas à condição de pilotar.
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