F1 cogita pneus de 18 polegadas em novo regulamento para 2021, e Pirelli se diz “aberta” ao desafio

O pacote de mudanças para 2021 na F1 pode incluir, também, o aumento no tamanho dos pneus. A medida discutida é que eles passem a ter 18 polegadas ao invés das 13 atuais, e sejam implantados já a partir do início do novo regulamento, informou o site ‘Motorsport.com’

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Diretor de prova da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a F1, Charlie Whiting confirmou que a mudança dos pneus de 13 para 18 polegadas faz parte das discussões do pacote que está sendo elaborado por por uma equipe de engenheiros comandados por Ross Brawn para 2021 na F1.
 
A Pirelli crê que essa especificação de pneus se aproxima mais do perfil utilizado por carros de rua, e que a alteração no tamanho seria melhor para o marketing da categoria. WEC e a F-E já fazem uso dessa configuração.
 
O que se levantou como contra-argumento foi o grande impacto no projeto de suspensão, o que elevaria os custos para as equipes, ponto que, justamente, o regulamento busca diminuir. Entretanto, parece haver uma tendência positiva para que esse modelo de pneu seja implantado.

Uma mudança já chegou a ser cogitada anos atrás, quando a Lotus chegou a testar um carro calçado com pneus de 18 polegadas em 2014. Mas o projeto não foi adiante.

Paul Hembery, então diretor da Pirelli para a F1, ao lado do pneu de 18 polegadas, testado em 2014 (Foto: Getty Images)
Alguns times sugeriram, inclusive, que o projeto entrasse em vigor já em 2020, mas esperar pelo pacote completo é o mais sensato no momento, por conta da mudança estrutural do carro. Marco Tronchetti Provera, CEO da Pirelli, afirmou que a empresa está pronta para uma eventual modificação nos compostos.
 
"Estamos abertos. Obviamente, eles precisam encontrar o regulamento certo e ter as equipes prontas para adotá-lo. Há uma série de questões de aerodinâmica, de suspensão e assim por diante. Quando as equipes estiverem prontas, estaremos prontos”, declarou.
 
"Para nós, é sempre tecnologia. Estamos felizes com 13 [polegadas], estaremos felizes com 18. Os pneus são mais visíveis, quanto maiores eles forem, melhor. Mas os desafios tecnológicos são diferentes", completou o presidente da fábrica de Milão.
 
O ponto nevrálgico para a Pirelli diz respeito aos testes com carros adaptados a receber essa especificação de pneus.
 
"No momento, ainda não discutimos isso em detalhes porque não são apenas os regulamentos de pneus que estão faltando, mas todos os regulamentos. Dissemos que estamos prontos para fazer o que eles pedirem, com tempo e testes adequados. Essa é a nossa posição”, contou Mario Isola, diretor da Pirelli para a F1, ao site norte-americano ‘Motorsport.com’.
 
"Temos que fazer um plano adequado. No passado, fizemos pneus diferentes, pneus mais largos, estamos sempre tentando seguir quais são os requisitos da F1. Mas vamos precisar de um carro adequado para testar. É uma situação semelhante à de 2016, com os pneus mais largos. Eu acho que 2020 está perto demais para uma mudança tão grande. Não faz muito sentido, considerando que em 2021 teremos outras mudanças, então é melhor para fazer tudo junto”, encerrou.
PADDOCK GP ESPECIAL BAR DO ZÉ #1

AFINAL DE CONTAS, MÔNACO MERECE OU NÃO CONTINUAR NA F1?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.