Ferrari aproveita manhã difícil da Mercedes e põe Vettel na frente em terceiro treino na Áustria. Rosberg bate

A Ferrari aproveitou uma manhã atípica da Mercedes e liderou o terceiro treino livre do GP da Áustria com Sebastian Vettel. A escuderia prateada dedicou praticamente toda a sessão a avaliar o W07 em ritmo de corrida, mas teve Lewis Hamilton com problemas, enquanto Nico Rosberg bateu forte por conta de uma falha na suspensão

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A Ferrari aproveitou uma manhã atípica e um tanto difícil para a Mercedes e liderou o terceiro e derradeiro treino livre do GP da Áustria, na manhã deste sábado (2). Coube a Sebastian Vettel, já no fim da sessão, marcar 1min07s098, quebrando o recorde do Red Bull Ring — que era de Nico Rosberg — e consequentemente a melhor marca do fim de semana, se colocar na frente da tabela de tempos. O tetracampeão do mundo foi seguido por Kimi Räikkönen, seu companheiro de equipe.

A melhor Mercedes na pista foi a de Lewis Hamilton. O tricampeão mundial conseguiu registrar o terceiro melhor tempo já no fim da sessão depois de ter enfrentado problemas durante o treino. O fato é que a Mercedes adotou um programa diferente para o terceiro treino, dedicando boa parte da sessão para avaliar o carro em ritmo de corrida. Mas quando foi à pista com tanque vazio, teve de lidar com uma falha no sistema de suspensão com Nico Rosberg, que ao passar pela zebra da curva 2, teve problemas, rodou e bateu, causando a única bandeira vermelha do treino. O alemão vai perder cinco posições no grid de largada por ter de trocar o câmbio do seu carro, assim como seu compatriota, Sebastian Vettel.

Daniel Ricciardo mostrou uma boa performance com a Red Bull e foi o quarto colocado, sendo seguido pelo seu companheiro de equipe, Max Verstappen. Os taurinos superaram a Williams com uma pequena margem. Valtteri Bottas foi o sexto colocado.

Felipe Massa foi o sétimo colocado, enquanto o xará Felipe Nasr novamente teve uma sessão complicada pela falta de desempenho do carro da Sauber e foi só o 21º e penúltimo.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Sebastian Vettel liderou o terceiro treino livre do GP da Áustria (Foto: Ferrari)

Saiba como foi o terceiro treino livre do GP da Áustria de F1

A derradeira sessão antes do treino classificatório da F1 em Spielberg começou com ótimo clima, agitada e com os tempos sendo aferidos logo no começo. A primeira marca do sábado foi do sueco Marcus Ericsson, que cravou 1min12s348, sendo seguido de perto por Felipe Nasr. Na volta seguinte, a dupla da equipe suíça baixou suas marcas e andou na casa de 1min10s, sempre com Ericsson à frente.

Mas as equipes mais importantes do grid deixaram os boxes pouco depois. Sebastian Vettel iniciou seu programa nesta manhã usando pneus ultramacios, e facilmente se colocou na ponta da tabela de tempos ao anotar uma grande marca: 1min07s797. Na comparação com o melhor tempo da sexta-feira, aferido na manhã por Nico Rosberg, Seb foi 0s4 mais lento. Kimi Räikkönen, de supermacios, veio na sequência e virou sua volta rápida 0s180 atrás de Vettel. Era só o começo de uma sessão que indicava ser bem movimentada.

A Sauber se colocou na frente no início do treino deste sábado em Spielberg (Foto: F1/Twitter)

Aí, na volta seguinte, Vettel anotou a então melhor volta do fim de semana ao cravar 1min07s307, num claro programa dedicado ao desempenho em ritmo de classificação. Por sua vez, a Mercedes trabalhava na pista com Nico Rosberg e Lewis Hamilton em simulações de corrida. Por isso, as marcas aferidas pela dupla da equipe bicampeã do mundo eram cerca de 4s usando pneus ultramacios.

Com a Mercedes em estratégia diferente para o terceiro treino livre, a Ferrari dava as cartas, com Red Bull e Williams lutando de igual para igual. Max Verstappen aparecia em terceiro lugar na sessão, à frente de Felipe Massa, enquanto Nico Hülkenberg, com a Force India, indicava que sua equipe também estava ali na briga, em quinto lugar após 15 minutos de sessão.

Felipe Massa acelera e mantém bom desempenho da Williams na Áustria (Foto: Williams/Twitter)

Foi então que, minutos depois, Massa colocou a Williams à frente da Red Bull ao cravar 1min07s831. Mas o brasileiro não ficou muito tempo em terceiro lugar, já que Ricciardo tomou a posição com volta feita em 1min07s798. Os tempos indicavam mesmo uma proximidade entre Red Bull, Williams e, no mesmo nível, a Force India. A Haas aparecia também com destaque, com Esteban Gutiérrez em sétimo e Romain Grosjean em oitavo. Nasr havia caído para 16º.

A Ferrari abriu um novo stint com os pneus ultramacios, novamente buscando simulações em ritmo de classificação. A Mercedes não aparecia com destaque na tabela de tempos justamente por conta do seu programa distinto, encontrando alto desgaste usando os pneus roxos nesta manhã. Consequências do asfalto novo e também da alta temperatura da pista, na casa dos 45ºC.

Imagem que dá a noção do alto desgaste dos pneus ultramacios na Áustria (Foto: Reprodução/Twitter)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Aí foi a vez de Räikkönen assumir a ponta ao registrar 1min07s234. Pouco antes, Bottas superou Massa na tabela de tempos, mas a dupla da Williams ainda estava atrás da Red Bull de Ricciardo, enquanto Max Verstappen vinha em sexto.

Com metade do treino completada, Räikkönen era o líder, com Vettel em segundo, à frente de Ricciardo, Bottas, Massa, Verstappen, Hülkenberg, Gutiérrez, Grosjean e Fernando Alonso fechando o top-10.

Enquanto Ferrari e Mercedes seguiam nos boxes para as últimas avaliações antes do fim da sessão, a Red Bull aproveitava a pista mais livre e se colocava definitivamente à frente da Williams. Não apenas com Ricciardo, mas também com Verstappen, que superava Bottas e Massa para assumir o quarto lugar.

Suspensão traseira esquerda do carro de Rosberg quebra ao passar por zebra (Foto: Reprodução)

Quando restavam pouco mais de 20 minutos para o fim do treino, Rosberg acelerou para fazer seu primeiro stint com pneus ultramacios visando trabalhar em ritmo de classificação. Mas o alemão, ao sair da curva 2, passou pela zebra e teve a quebra do braço da suspensão traseira esquerda. Nico rodou e acabou batendo, fazendo com que a direção de prova acionasse a bandeira vermelha.

Quando a pista foi novamente liberada, restando 11 minutos para o fim da sessão, Vettel deixou os boxes usando pneus ultramacios novos. E com um grande desempenho, cravou 1min07s098 para retomar a primeira colocação do treino, deixando Räikkönen em segundo. Aí foi a vez de a Mercedes colocar Hamilton na pista. Depois de superar os problemas sofridos mais cedo, Lewis anotou 1min07s754 para subir para a quarta colocação, ficando atrás também de Kimi e Ricciardo.


determinarTipoPlayer(“15915047”, “2”, “0”);

Nos minutos finais, Hamilton melhorou ainda mais sua marca ao registrar 1min07s308 na sequência do seu stint, subindo para terceiro lugar, ficando a apenas 0s210 do tempo de Vettel. Bottas, por sua vez, também rodava, mas sem bater na barreira de proteção. No fim das contas, tudo ficou como antes, ou seja, com a Ferrari na frente com Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen completando o 1-2.

F1, GP da Áustria, Red Bull Ring, treino livre 3: 

1 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI   1:07.098   19
2 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:07.234 +0.136 25
3 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:07.308 +0.210 19
4 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER   1:07.639 +0.541 22
5 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER   1:07.761 +0.663 21
6 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:07.817 +0.719 22
7 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   1:07.831 +0.733 27
8 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   1:08.285 +1.187 23
9 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA   1:08.304 +1.206 18
10 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA   1:08.327 +1.229 17
11 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES   1:08.442 +1.344 25
12 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI   1:08.475 +1.377 22
13 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES   1:08.534 +1.436 28
14 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI   1:08.550 +1.452 21
15 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT   1:08.569 +1.471 31
16 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI   1:08.786 +1.688 32
17 30 JOLYON PALMER ING RENAULT   1:08.939 +1.841 27
18 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI   1:09.008 +1.910 11
19 88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES   1:09.116 +2.018 28
20 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI   1:09.137 +2.039 25
21 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI   1:09.557 +2.459 20
22 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:10.959 +3.861 16
    TEMPO 107% TL2     1:11.795 +4.697  
                 
RECORDE SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI   1:07.098 02/07/2016  
MELHOR VOLTA MICHAEL SCHUMACHER ALE FERRARI   1:08.337 18/05/2003  
PADDOCK GP #35 DEBATE MOTOGP, STOCK CAR E FAZ PRÉVIA DA F1 E FINAL DA F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.