Ferrari aproveita manhã difícil da Mercedes e põe Vettel na frente em terceiro treino na Áustria. Rosberg bate
A Ferrari aproveitou uma manhã atípica da Mercedes e liderou o terceiro treino livre do GP da Áustria com Sebastian Vettel. A escuderia prateada dedicou praticamente toda a sessão a avaliar o W07 em ritmo de corrida, mas teve Lewis Hamilton com problemas, enquanto Nico Rosberg bateu forte por conta de uma falha na suspensão
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
A Ferrari aproveitou uma manhã atípica e um tanto difícil para a Mercedes e liderou o terceiro e derradeiro treino livre do GP da Áustria, na manhã deste sábado (2). Coube a Sebastian Vettel, já no fim da sessão, marcar 1min07s098, quebrando o recorde do Red Bull Ring — que era de Nico Rosberg — e consequentemente a melhor marca do fim de semana, se colocar na frente da tabela de tempos. O tetracampeão do mundo foi seguido por Kimi Räikkönen, seu companheiro de equipe.
A melhor Mercedes na pista foi a de Lewis Hamilton. O tricampeão mundial conseguiu registrar o terceiro melhor tempo já no fim da sessão depois de ter enfrentado problemas durante o treino. O fato é que a Mercedes adotou um programa diferente para o terceiro treino, dedicando boa parte da sessão para avaliar o carro em ritmo de corrida. Mas quando foi à pista com tanque vazio, teve de lidar com uma falha no sistema de suspensão com Nico Rosberg, que ao passar pela zebra da curva 2, teve problemas, rodou e bateu, causando a única bandeira vermelha do treino. O alemão vai perder cinco posições no grid de largada por ter de trocar o câmbio do seu carro, assim como seu compatriota, Sebastian Vettel.
Daniel Ricciardo mostrou uma boa performance com a Red Bull e foi o quarto colocado, sendo seguido pelo seu companheiro de equipe, Max Verstappen. Os taurinos superaram a Williams com uma pequena margem. Valtteri Bottas foi o sexto colocado.
Felipe Massa foi o sétimo colocado, enquanto o xará Felipe Nasr novamente teve uma sessão complicada pela falta de desempenho do carro da Sauber e foi só o 21º e penúltimo.
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Saiba como foi o terceiro treino livre do GP da Áustria de F1
A derradeira sessão antes do treino classificatório da F1 em Spielberg começou com ótimo clima, agitada e com os tempos sendo aferidos logo no começo. A primeira marca do sábado foi do sueco Marcus Ericsson, que cravou 1min12s348, sendo seguido de perto por Felipe Nasr. Na volta seguinte, a dupla da equipe suíça baixou suas marcas e andou na casa de 1min10s, sempre com Ericsson à frente.
Mas as equipes mais importantes do grid deixaram os boxes pouco depois. Sebastian Vettel iniciou seu programa nesta manhã usando pneus ultramacios, e facilmente se colocou na ponta da tabela de tempos ao anotar uma grande marca: 1min07s797. Na comparação com o melhor tempo da sexta-feira, aferido na manhã por Nico Rosberg, Seb foi 0s4 mais lento. Kimi Räikkönen, de supermacios, veio na sequência e virou sua volta rápida 0s180 atrás de Vettel. Era só o começo de uma sessão que indicava ser bem movimentada.
Aí, na volta seguinte, Vettel anotou a então melhor volta do fim de semana ao cravar 1min07s307, num claro programa dedicado ao desempenho em ritmo de classificação. Por sua vez, a Mercedes trabalhava na pista com Nico Rosberg e Lewis Hamilton em simulações de corrida. Por isso, as marcas aferidas pela dupla da equipe bicampeã do mundo eram cerca de 4s usando pneus ultramacios.
Com a Mercedes em estratégia diferente para o terceiro treino livre, a Ferrari dava as cartas, com Red Bull e Williams lutando de igual para igual. Max Verstappen aparecia em terceiro lugar na sessão, à frente de Felipe Massa, enquanto Nico Hülkenberg, com a Force India, indicava que sua equipe também estava ali na briga, em quinto lugar após 15 minutos de sessão.
Foi então que, minutos depois, Massa colocou a Williams à frente da Red Bull ao cravar 1min07s831. Mas o brasileiro não ficou muito tempo em terceiro lugar, já que Ricciardo tomou a posição com volta feita em 1min07s798. Os tempos indicavam mesmo uma proximidade entre Red Bull, Williams e, no mesmo nível, a Force India. A Haas aparecia também com destaque, com Esteban Gutiérrez em sétimo e Romain Grosjean em oitavo. Nasr havia caído para 16º.
A Ferrari abriu um novo stint com os pneus ultramacios, novamente buscando simulações em ritmo de classificação. A Mercedes não aparecia com destaque na tabela de tempos justamente por conta do seu programa distinto, encontrando alto desgaste usando os pneus roxos nesta manhã. Consequências do asfalto novo e também da alta temperatura da pista, na casa dos 45ºC.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Aí foi a vez de Räikkönen assumir a ponta ao registrar 1min07s234. Pouco antes, Bottas superou Massa na tabela de tempos, mas a dupla da Williams ainda estava atrás da Red Bull de Ricciardo, enquanto Max Verstappen vinha em sexto.
Com metade do treino completada, Räikkönen era o líder, com Vettel em segundo, à frente de Ricciardo, Bottas, Massa, Verstappen, Hülkenberg, Gutiérrez, Grosjean e Fernando Alonso fechando o top-10.
Enquanto Ferrari e Mercedes seguiam nos boxes para as últimas avaliações antes do fim da sessão, a Red Bull aproveitava a pista mais livre e se colocava definitivamente à frente da Williams. Não apenas com Ricciardo, mas também com Verstappen, que superava Bottas e Massa para assumir o quarto lugar.
Quando restavam pouco mais de 20 minutos para o fim do treino, Rosberg acelerou para fazer seu primeiro stint com pneus ultramacios visando trabalhar em ritmo de classificação. Mas o alemão, ao sair da curva 2, passou pela zebra e teve a quebra do braço da suspensão traseira esquerda. Nico rodou e acabou batendo, fazendo com que a direção de prova acionasse a bandeira vermelha.
Quando a pista foi novamente liberada, restando 11 minutos para o fim da sessão, Vettel deixou os boxes usando pneus ultramacios novos. E com um grande desempenho, cravou 1min07s098 para retomar a primeira colocação do treino, deixando Räikkönen em segundo. Aí foi a vez de a Mercedes colocar Hamilton na pista. Depois de superar os problemas sofridos mais cedo, Lewis anotou 1min07s754 para subir para a quarta colocação, ficando atrás também de Kimi e Ricciardo.
determinarTipoPlayer(“15915047”, “2”, “0”);
Nos minutos finais, Hamilton melhorou ainda mais sua marca ao registrar 1min07s308 na sequência do seu stint, subindo para terceiro lugar, ficando a apenas 0s210 do tempo de Vettel. Bottas, por sua vez, também rodava, mas sem bater na barreira de proteção. No fim das contas, tudo ficou como antes, ou seja, com a Ferrari na frente com Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen completando o 1-2.
F1, GP da Áustria, Red Bull Ring, treino livre 3:
1 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:07.098 | 19 | ||
2 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:07.234 | +0.136 | 25 | |
3 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:07.308 | +0.210 | 19 | |
4 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | 1:07.639 | +0.541 | 22 | |
5 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | RED BULL TAG HEUER | 1:07.761 | +0.663 | 21 | |
6 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:07.817 | +0.719 | 22 | |
7 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:07.831 | +0.733 | 27 | |
8 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:08.285 | +1.187 | 23 | |
9 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:08.304 | +1.206 | 18 | |
10 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:08.327 | +1.229 | 17 | |
11 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:08.442 | +1.344 | 25 | |
12 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | HAAS FERRARI | 1:08.475 | +1.377 | 22 | |
13 | 94 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MANOR MERCEDES | 1:08.534 | +1.436 | 28 | |
14 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | HAAS FERRARI | 1:08.550 | +1.452 | 21 | |
15 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | RENAULT | 1:08.569 | +1.471 | 31 | |
16 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO FERRARI | 1:08.786 | +1.688 | 32 | |
17 | 30 | JOLYON PALMER | ING | RENAULT | 1:08.939 | +1.841 | 27 | |
18 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO FERRARI | 1:09.008 | +1.910 | 11 | |
19 | 88 | RIO HARYANTO | INA | MANOR MERCEDES | 1:09.116 | +2.018 | 28 | |
20 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:09.137 | +2.039 | 25 | |
21 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:09.557 | +2.459 | 20 | |
22 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:10.959 | +3.861 | 16 | |
TEMPO 107% | TL2 | 1:11.795 | +4.697 | |||||
RECORDE | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:07.098 | 02/07/2016 | |||
MELHOR VOLTA | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI | 1:08.337 | 18/05/2003 |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);