Ferrari fica perto, mas Hamilton põe ordem e Mercedes na frente na segunda sessão na China. Massa é 6º

Lewis Hamilton foi o responsável por recolocar a Mercedes na posição de comando na F1. O inglês foi o mais rápido no segundo treino livre desta sexta-feira (18), mas a Ferrari continuou muito perto. Fernando Alonso foi o segundo, apenas 0s141 atrás do líder. Felipe Massa fechou o dia em sexto

Coube a Lewis Hamilton colocar ordem na casa. O inglês da Mercedes, que pouco treinou pela manhã em Xangai devido a um problema de suspensão, voltou forte à tarde e recolocou os prateados na frente. Hamilton liderou a segunda sessão treinos, nesta sexta-feira (18), na China, em um dia em que a Ferrari rondou interessantemente o topo da tabela, na estreia do novo chefe Marco Mattiacci, que substitui Stefano Domenicali.

Fernando Alonso comandou a primeira parte das atividades, mas acabou sendo superado pelo britânico logo depois que todos passaram a andar com os pneus mais macios. O curioso é que a diferença continuou muito pequena, ao contrário do que aconteceu nas últimas etapas. O espanhol ficou a somente 0s141 de Lewis.

A terceira posição foi de Nico Rosberg, provando que a equipe alemã continua ditando o ritmo, apesar dos quatro décimos para o colega de time. A Red Bull também andou flertando com os ponteiros. Daniel Ricciardo terminou em quarto, mais uma vez à frente do companheiro Sebastian Vettel. Felipe Massa fechou o dia chinês com a Williams em sexto.

Lewis Hamilton foi o mais rápido no TL2 (Foto: Getty Images)

Confira como foi o segundo treino livre da F1 em Xangai nesta sexta-feira

Pastor Maldonado e Jules Bianchi foram os primeiros a deixar os boxes assim que a luz verde foi acesa no fim do pit-lane, abrindo os trabalhos da F1 para a segunda sessão de treinos na China. Adrian Sutil, que fora substituído pela manhã por Giedo van der Garde, também se juntou aos dois na sequência. Max Chilton, Daniil Kvyat, Jenson Button, Sergio Pérez e Jean-Éric Vergne logo fizeram companhia ao grupo.

Na tabela, Maldonado surgiu na ponta, mas ficou por lá provisoriamente. Sutil impôs 1min45s104 e já assinalou o nome na frente. Aí Kvyat apareceu com 1min41s279, chamando o treino à realidade. Vergne se posicionou em segundo, mas 0s5 atrás do companheiro de Toro Rosso. Romain Grosjean rapidamente conseguiu o terceiro tempo, ficando à frente de Button, Pérez, Maldonado e Bianchi. Todos calçados ainda com pneus médios, os compostos mais duros para este fim de semana.

 

Enquanto isso, o venezuelano da Lotus já fazia das suas, ao escapar da pista na curva 16. Kevin Magnussen foi outro que decidiu entrar cedo. E não demorou em se colocar em segundo, com 1min41s279. A ordem atrás dos dois novatos era: Button, Grosjean, Vergne, Pérez, Maldonado, Sutil, Bianchi, Kamui Kobayashi, Marcus Ericsson e Chilton.

A Mercedes levou 15 minutos para liberar Nico Rosberg. Já Lewis Hamilton acompanhava ainda fora do carro o trabalho dos mecânicos em torno do seu W05, que teve problemas de suspensão no primeiro treino. Kimi Räikkönen também aguardava o trabalho dos italianos em sua F14T. O finlandês percorreu apenas uma volta durante a manhã de atividade.

A Red Bull, então, veio forte com Sebastian Vettel. Em sua primeira tentativa, o alemão registrou 1min41s987 e saltou para a ponta. Ficou lá por pouco tempo, porém. Felipe Massa foi quem desbancou o tetracampeão. O brasileiro da Williams passou em 1min40s788. Mas também perdeu o posto em seguida.

Isso porque Fernando Alonso surgiu com 1min39s251, quase ao mesmo tempo em que Räikkönen deixava os boxes ferrarista. Rosberg veio na cola do espanhol. E colocou a Mercedes em segundo, à frente de Daniel Ricciardo, repetindo, portanto, o resultado da primeira sessão momentaneamente. Massa ainda era o quarto, seguido por Vettel, Valtteri Bottas, Kvyat, Magnussen, Button e Grosjean. Todos ainda com pneus de risca branca nesta primeira parte das atividades.

Enquanto Räikkönen rodava pela pista em suas primeiras voltas cronometradas, Rosberg, e Massa tentavam baixar suas marcas. E foi o alemão que cumpriu a missão. Nico alcançou o topo da tabela com 1min38s726.

Aí Maldonado saiu com os pneus macios — foi o primeiro. E logo apareceu em quarto. Pérez seguiu o venezuelano e também foi para as cabeças, se infiltrando em terceiro.

Felipe Massa no cockpit de sua Williams. O brasileiro foi o sexto (Foto: Getty Images)

Pouco tempo depois, Pastor escapou da pista novamente e foi de encontro à barreira de pneus na entrada do pit-lane, dando continuidade ao péssimo dia em Xangai. Logo os ponteiros também aderiram aos compostos mais macios.

E Alonso recuperou a ponta com 1min38s456. Rosberg caía para segundo, à frente de Ricciardo e Vettel. Massa, Grosjean, Kvyat, Hülkenberg, Bottas e Pérez formavam o top-10. Mais atrás, Vergne e Kobayashi escapavam do traçado, evidenciando certa falta de aderência em alguns pontos do circuito.

Já Hamilton finalmente deixava os pits. E na primeira tentativa de volta rápida, colocou ordem na casa. Lewis virou 1min38s315, para superar em 0s141 a marca de Alonso, que andava por fora do traçado para conseguir melhorar sua marca.

Pouco tempo depois, todo mundo iniciou os stints longos. A maioria iniciou esse trabalho calçada com os pneus macios. Por isso, nesse meio tempo, a tabela pouco mudou. Mas foi interessante perceber que, apesar das reclamações, Hamilton andou muito forte com os pneus de risca branca em ritmo de corrida. E mais ainda em desempenho de classificação. O mesmo valeu para Rosberg. Os dois, entretanto, tiveram alguns problemas com desgaste excessivo, algo que parece não ter afetado a Ferrari e a Red Bull nesta parte final da sessão. 

Até por isso o treino viu diversas escapadas nos instantes finais. Só Hamilton saiu ao menos duas vezes do traçado. Chilton também rodou na curva 2. No fim, o campeão de 2008 assegurou a liderança, seguido de muito perto por Alonso e Rosberg.

Ricciardo e Vettel apareceram na sequência, à frente de Massa, também conseguiu se sustentar na sexta posição. Räikkönen ficou com o sétimo tempo, enquanto Button foi o oitavo. Empurrado por um atualizado motor Renault, Grosjean terminou em nono. Kvyat completou o top-10.

Agora, os pilotos retornam à pista chinesa somente neste sábado, para mais um treino livre e a classificação, que vai definir o grid de largada. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo ao vivo e em tempo real.

GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: mostre que você sabe tudo de F1
neste bolão e faça agora suas apostas para o GP da China


F1 2014, GP da China, Xangai, treino livre 2:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:38.315   25
2 14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI 1:38.456 +0.141 28
3 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:38.726 +0.411 30
4 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:38.811 +0.496 30
5 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT 1:39.015 +0.700 31
6 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:39.118 +0.803 25
7 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:39.283 +0.968 25
8 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES 1:39.491 +1.176 29
9 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT 1:39.537 +1.222 36
10 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT 1:39.648 +1.333 26
11 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:39.736 +1.421 30
12 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES 1:39.744 +1.429 29
13 25 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT 1:39.759 +1.444 28
14 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:39.830 +1.515 25
15 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:40.124 +1.809 32
16 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI 1:40.359 +2.044 32
17 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI 1:40.395 +2.080 30
18 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT 1:40.455 +2.140 12
19 17 JULES BIANCHI FRA MARUSSIA FERRARI 1:42.327 +4.012 27
20 4 MAX CHILTON ING MARUSSIA FERRARI 1:43.473 +5.158 30
21 10 KAMUI KOBAYASHI JAP CATERHAM RENAULT 1:43.530 +5.215 32
22 9 MARCUS ERICSSON SUE CATERHAM RENAULT 1:43.679 +5.364 32
    TEMPO 107% TL1   1:45.197 +6.882  
               
RECORDE MICHAEL SCHUMACHER ALE FERRARI F2004 1:32.238 26/09/2004  
MELHOR
VOLTA
MICHAEL SCHUMACHER ALE FERRARI F2004 1:32.238 26/09/2004  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.