Ferrari fica perto, mas Hamilton põe ordem e Mercedes na frente na segunda sessão na China. Massa é 6º
Lewis Hamilton foi o responsável por recolocar a Mercedes na posição de comando na F1. O inglês foi o mais rápido no segundo treino livre desta sexta-feira (18), mas a Ferrari continuou muito perto. Fernando Alonso foi o segundo, apenas 0s141 atrás do líder. Felipe Massa fechou o dia em sexto
Coube a Lewis Hamilton colocar ordem na casa. O inglês da Mercedes, que pouco treinou pela manhã em Xangai devido a um problema de suspensão, voltou forte à tarde e recolocou os prateados na frente. Hamilton liderou a segunda sessão treinos, nesta sexta-feira (18), na China, em um dia em que a Ferrari rondou interessantemente o topo da tabela, na estreia do novo chefe Marco Mattiacci, que substitui Stefano Domenicali.
Fernando Alonso comandou a primeira parte das atividades, mas acabou sendo superado pelo britânico logo depois que todos passaram a andar com os pneus mais macios. O curioso é que a diferença continuou muito pequena, ao contrário do que aconteceu nas últimas etapas. O espanhol ficou a somente 0s141 de Lewis.
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A terceira posição foi de Nico Rosberg, provando que a equipe alemã continua ditando o ritmo, apesar dos quatro décimos para o colega de time. A Red Bull também andou flertando com os ponteiros. Daniel Ricciardo terminou em quarto, mais uma vez à frente do companheiro Sebastian Vettel. Felipe Massa fechou o dia chinês com a Williams em sexto.
Confira como foi o segundo treino livre da F1 em Xangai nesta sexta-feira
Pastor Maldonado e Jules Bianchi foram os primeiros a deixar os boxes assim que a luz verde foi acesa no fim do pit-lane, abrindo os trabalhos da F1 para a segunda sessão de treinos na China. Adrian Sutil, que fora substituído pela manhã por Giedo van der Garde, também se juntou aos dois na sequência. Max Chilton, Daniil Kvyat, Jenson Button, Sergio Pérez e Jean-Éric Vergne logo fizeram companhia ao grupo.
Na tabela, Maldonado surgiu na ponta, mas ficou por lá provisoriamente. Sutil impôs 1min45s104 e já assinalou o nome na frente. Aí Kvyat apareceu com 1min41s279, chamando o treino à realidade. Vergne se posicionou em segundo, mas 0s5 atrás do companheiro de Toro Rosso. Romain Grosjean rapidamente conseguiu o terceiro tempo, ficando à frente de Button, Pérez, Maldonado e Bianchi. Todos calçados ainda com pneus médios, os compostos mais duros para este fim de semana.
As melhores imagens da F1 em Xangai nesta sexta-feira (18) | |
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Enquanto isso, o venezuelano da Lotus já fazia das suas, ao escapar da pista na curva 16. Kevin Magnussen foi outro que decidiu entrar cedo. E não demorou em se colocar em segundo, com 1min41s279. A ordem atrás dos dois novatos era: Button, Grosjean, Vergne, Pérez, Maldonado, Sutil, Bianchi, Kamui Kobayashi, Marcus Ericsson e Chilton.
A Mercedes levou 15 minutos para liberar Nico Rosberg. Já Lewis Hamilton acompanhava ainda fora do carro o trabalho dos mecânicos em torno do seu W05, que teve problemas de suspensão no primeiro treino. Kimi Räikkönen também aguardava o trabalho dos italianos em sua F14T. O finlandês percorreu apenas uma volta durante a manhã de atividade.
A Red Bull, então, veio forte com Sebastian Vettel. Em sua primeira tentativa, o alemão registrou 1min41s987 e saltou para a ponta. Ficou lá por pouco tempo, porém. Felipe Massa foi quem desbancou o tetracampeão. O brasileiro da Williams passou em 1min40s788. Mas também perdeu o posto em seguida.
Isso porque Fernando Alonso surgiu com 1min39s251, quase ao mesmo tempo em que Räikkönen deixava os boxes ferrarista. Rosberg veio na cola do espanhol. E colocou a Mercedes em segundo, à frente de Daniel Ricciardo, repetindo, portanto, o resultado da primeira sessão momentaneamente. Massa ainda era o quarto, seguido por Vettel, Valtteri Bottas, Kvyat, Magnussen, Button e Grosjean. Todos ainda com pneus de risca branca nesta primeira parte das atividades.
Enquanto Räikkönen rodava pela pista em suas primeiras voltas cronometradas, Rosberg, e Massa tentavam baixar suas marcas. E foi o alemão que cumpriu a missão. Nico alcançou o topo da tabela com 1min38s726.
Aí Maldonado saiu com os pneus macios — foi o primeiro. E logo apareceu em quarto. Pérez seguiu o venezuelano e também foi para as cabeças, se infiltrando em terceiro.
Pouco tempo depois, Pastor escapou da pista novamente e foi de encontro à barreira de pneus na entrada do pit-lane, dando continuidade ao péssimo dia em Xangai. Logo os ponteiros também aderiram aos compostos mais macios.
E Alonso recuperou a ponta com 1min38s456. Rosberg caía para segundo, à frente de Ricciardo e Vettel. Massa, Grosjean, Kvyat, Hülkenberg, Bottas e Pérez formavam o top-10. Mais atrás, Vergne e Kobayashi escapavam do traçado, evidenciando certa falta de aderência em alguns pontos do circuito.
Já Hamilton finalmente deixava os pits. E na primeira tentativa de volta rápida, colocou ordem na casa. Lewis virou 1min38s315, para superar em 0s141 a marca de Alonso, que andava por fora do traçado para conseguir melhorar sua marca.
Pouco tempo depois, todo mundo iniciou os stints longos. A maioria iniciou esse trabalho calçada com os pneus macios. Por isso, nesse meio tempo, a tabela pouco mudou. Mas foi interessante perceber que, apesar das reclamações, Hamilton andou muito forte com os pneus de risca branca em ritmo de corrida. E mais ainda em desempenho de classificação. O mesmo valeu para Rosberg. Os dois, entretanto, tiveram alguns problemas com desgaste excessivo, algo que parece não ter afetado a Ferrari e a Red Bull nesta parte final da sessão.
Até por isso o treino viu diversas escapadas nos instantes finais. Só Hamilton saiu ao menos duas vezes do traçado. Chilton também rodou na curva 2. No fim, o campeão de 2008 assegurou a liderança, seguido de muito perto por Alonso e Rosberg.
Ricciardo e Vettel apareceram na sequência, à frente de Massa, também conseguiu se sustentar na sexta posição. Räikkönen ficou com o sétimo tempo, enquanto Button foi o oitavo. Empurrado por um atualizado motor Renault, Grosjean terminou em nono. Kvyat completou o top-10.
Agora, os pilotos retornam à pista chinesa somente neste sábado, para mais um treino livre e a classificação, que vai definir o grid de largada. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo ao vivo e em tempo real.
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F1 2014, GP da China, Xangai, treino livre 2:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:38.315 | 25 | |
2 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:38.456 | +0.141 | 28 |
3 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:38.726 | +0.411 | 30 |
4 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:38.811 | +0.496 | 30 |
5 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 1:39.015 | +0.700 | 31 |
6 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:39.118 | +0.803 | 25 |
7 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:39.283 | +0.968 | 25 |
8 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 1:39.491 | +1.176 | 29 |
9 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 1:39.537 | +1.222 | 36 |
10 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:39.648 | +1.333 | 26 |
11 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:39.736 | +1.421 | 30 |
12 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 1:39.744 | +1.429 | 29 |
13 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 1:39.759 | +1.444 | 28 |
14 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:39.830 | +1.515 | 25 |
15 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:40.124 | +1.809 | 32 |
16 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 1:40.359 | +2.044 | 32 |
17 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 1:40.395 | +2.080 | 30 |
18 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | 1:40.455 | +2.140 | 12 |
19 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | 1:42.327 | +4.012 | 27 |
20 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | 1:43.473 | +5.158 | 30 |
21 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | 1:43.530 | +5.215 | 32 |
22 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | 1:43.679 | +5.364 | 32 |
TEMPO 107% | TL1 | 1:45.197 | +6.882 | ||||
RECORDE | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI F2004 | 1:32.238 | 26/09/2004 | ||
MELHOR VOLTA | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI F2004 | 1:32.238 | 26/09/2004 |