Ferrari surpreende, e Alonso desbanca Mercedes e lidera primeiro treino livre para GP de Cingapura

Foi da Ferrari o melhor tempo registrado no primeiro treino livre em Cingapura nesta sexta-feira (19). Já na parte final da sessão, Fernando Alonso superou as Mercedes e cravou 1min49s056. Felipe Massa terminou a atividade apenas em 13º

A Ferrari foi a surpresa da primeira atividade de pista em Marina Bay nesta sexta-feira (19). E quem colocou a equipe italiana em uma posição de liderança na noite asiática foi Fernando Alonso. O espanhol cravou já na parte final do treino livre 1 em Cingapura 1min49s956, superando os velozes carros da Mercedes de Lewis Hamilton, o segundo colocado, e de Nico Rosberg, o terceiro.

A quarta colocação ficou com Sebastian Vettel e seu novo chassi da Red Bull – apesar da novidade, o alemão sofreu uma falha de motor já no instante final da sessão. Aliás, apenas os quatro primeiros andaram na casa de 1min49s neste início de noite na cidade-estado. Daniel Ricciardo comprovou a melhor adaptação do RB10 às ruas asiáticas e terminou a sessão em quinto, à frente de um constante Jean-Éric Vergne. Raikkonen, Button, Kvyat e Pérez completaram a lista dos dez.

A Williams, como de praxe às sextas, andou como coadjuvante. Felipe Massa foi só o 13º, enquanto Bottas concluiu os trabalhos duas posições atrás do brasileiro.

 

Confira como foi o primeiro treino livre da F1 para o GP de Cingapura

 
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O final de tarde em Cingapura nesta sexta-feira (19) marcou também o início das atividades da F1, com o primeiro treino livre do fim de semana. E coube a Max Chilton abrir os trabalhos com a Marussia já no início da noite quente da cidade-estado. Valtteri Bottas, Esteban Guitérrez, Pastor Maldonado, Jean-Éric Vergne e seu excêntrico capacete, Kimi Räikkönen e Daniil Kvyat imediatamente seguiram o inglês.

Um minuto depois, o colega Jules Bianchi puxou um segundo grupo à pista, formando por Romain Grosjean, Jenson Button, Marcus Ericsson, Fernando Alonso, Kevin Magnussen e Sebastian Vettel, que usa nesta etapa um novo chassi. Kamui Kobayashi e Nico Hülkenberg vieram na sequência.

Como de costume, os pilotos neste primeiro momento se dedicaram apenas às voltas de instalação. O líder do campeonato, Nico Rosberg, deixou as garagens da Mercedes com quatro minutos de sessão, acompanhado por Felipe Massa.

Lewis Hamilton demorou um pouco mais. Quando finalmente veio à pista, o inglês pôde aproveitá-la sem ninguém. Todo o resto do grid já havia retornado aos boxes.

Lewis Hamilton (Foto: Getty Images)

Antes disso, porém, o treino viu uma situação inusitada com Rosberg. O piloto reclamava de um problema com o espelho retrovisor direito e acabou deixando o componente na pista. Enquanto voltava aos pits, o colega britânico já fazia o primeiro registro da sessão, com 1min52s748. Hamilton ainda melhoraria para 1min51s934 antes de voltar aos pits.

Ericsson, logo em seguida, marcou 1min57s693 e se colocou em um segundo lugar bem distante do líder. Mas aí a pista se encheu novamente, e a tabela de tempo ficou agitada. Vettel surgiu com 1min51s056 para saltar para segundo, à frente já de Daniel Ricciardo, Bottas, Hülkenberg, Sergio Pérez, Kvyat, Maldonado e Kobayashi.

Tudo mudou novamente quando Rosberg retornou à pista. Sem demora, o alemão cravou 1min51s640 e superou o colega de time. Nico, entretanto, acabou superado por Räikkönen em seguida. O finlandês da Ferrari andou quase 0s4 mais rápido que o alemão. Aí Rosberg deu o troco com 1min51s031, trazendo consigo Alonso, 0s149 atrás.

Enquanto isso, a TV recuperava imagens de Grosjean escapando na curva 1 e Kobayashi rodando na 5. Nos boxes da Sauber, os mecânicos trabalhavam freneticamente no assoalho do carro de Gutiérrez.

Assim, pouco antes do treino atingir a marca de 30 minutos e com todos ainda andando com os pneus macios, a ordem era: Rosberg, Alonso, Vettel, Räikkönen, Ricciardo, Hamilton, Pérez, Hülkenbeg, Magnussen e Massa.

Maldonado também se juntou à lista de pequenos incidentes da sessão e foi visto escapando na curva 7. O colega Grosjean, de novo, teve problemas para se manter na pista de Marina Bay e saiu na curva 2.

Enquanto isso, Vettel, que venceu as últimas três edições do GP de Cingapura, pulava para a liderança do treino 1, já virando tempos na casa de 1min50s411. Quem acompanhou o alemão da Red Bull foi Alonso. O espanhol da Ferrari se pôs em segundo, a 0s267 do tetracampeão.

Rosberg, Räikkönen, Ricciardo, Hamilton, Pérez, Hulkenberg, Magnussen e Massa completavam os dez primeiros. Aí a pista ficou silenciosa, todo mundo voltou aos boxes pouco depois da marca de 30 minutos.

A pausa durou pouco, e Rosberg foi o culpado por quebrar o silêncio. Antes de ganhar a pista, o piloto da Mercedes ainda ensaiou largada no fim dos pits, ainda os pneus macios. Aí decidiu que era hora de andar. Rosberg pulou para primeiro ao ultrapassar a barreira de 1min50s. O alemão surgiu 1min49s205.

Só que a marca foi superada logo na sequência. Hamilton foi capaz de andar em 1min49s178, tomando, assim, a primeira colocação. Curiosamente apenas os dois pilotos da equipe prateada estavam na pista, além do intruso Marcus Ericsson. Nesta fase da sessão, apenas Gutiérrez e Button seguiam sem tempo.

Treinos começam em Cingapura (Foto: Getty Images)

A TV ainda chamou a atenção para um rádio interessante de Rosberg. Quando o engenheiro Tony Ross o chamou para informar a diferença para Hamilton, a resposta do líder do campeonato um simples: "Eu não quero saber". Tudo bem, segue o jogo.

Aí Button finalmente foi à pista com quase 40 minutos de sessão. O inglês abriu uma sequência de voltas e na melhor delas neste início marcou 1min52s359, o tempo o colocou na décima posição da tabela. Enquanto isso, Ricciardo virava 1min50s670 e saltava para quarto.

Räikkönen também se esforçava em um ritmo consistente e fazia tempos na cada de 1min50s783. Ainda assim, não era suficiente para tirá-lo do sexto posto. Quem se aproximou foi Kvyat, que surgiu em sétimo com 1min50s990. Quase ao mesmo tempo, Vettel já andava em 1min49s874, mesmo segundo dos dois carros da Mercedes.


Ainda nessa onde de melhoras, Pérez veio para oitavo, enquanto Maldonado aparecia já em 11º. Mas o salto maior foi de Alonso, que saiu de quinto para primeiro, ao cravar 1min49s056. Vergne e Button pegaram carona e também melhoraram, pulando para a oitava e a sétima colocações respectivamente.  

A Williams, nessa altura, permanecia fora do top-10. Felipe Massa vinha apenas em 13º. Valtteri Bottas estava duas posições atrás.

Então, restando 20 minutos para o fim, a ordem era: Alonso, Hamilton, Rosberg, Vettel, Ricciardo, Vergne, Räikkönen, Button, Kvyat e Pérez.

Na parte final da sessão, enquanto Alonso ainda liderava, Hamilton, segundo, e Rosberg, terceiro, se dedicavam a simulação de ritmo de corrida. A Red Bull fazia o mesmo com seus dois pilotos. A Ferrari, entretanto, permanecia nos boxes.

No fim, Alonso se manteve na frente, seguido por Hamilton, Rosberg e Vettel – o alemão ainda teve um problema de motor no minuto final. O tetracampeão completou a volta final e logo encostou o carro da Red Bull na saída do pit-lane.

Ricciardo, Vergne, Räikkönen, Button, Kvyat e Pérez terminaram nas dez primeiros colocações. Como sempre acontece às sextas-feiras, a Williams andou longe dos ponteiros. Massa fechou mesmo em 13º, enquanto Bottas foi o 15º.

Logo mais, às 10h30 (de Brasília), os pilotos retornam à pista para o segundo treino livre.

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F1, GP de Cingapura, Marina Bay, treino livre 1:

1 14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI 1:49.056   16
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:49.178 +0.122 23
3 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:49.205 +0.149 24
4 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT 1:49.874 +0.818 27
5 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:50.122 +1.066 21
6 25 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT 1:50.539 +1.483 11
7 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:50.783 +1.727 19
8 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES 1:50.922 +1.866 21
9 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT 1:50.990 +1.934 26
10 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:51.131 +2.075 23
11 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES 1:51.217 +2.161 24
12 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:51.604 +2.548 23
13 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:51.953 +2.897 20
14 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT 1:52.125 +3.069 25
15 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:52.146 +3.090 19
16 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI 1:52.237 +3.181 15
17 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI 1:52.439 +3.383 22
18 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT 1:52.906 +3.850 26
19 17 JULES BIANCHI FRA MARUSSIA FERRARI 1:54.113 +5.057 15
20 9 MARCUS ERICSSON SUE CATERHAM RENAULT 1:54.475 +5.419 26
21 10 KAMUI KOBAYASHI JAP CATERHAM RENAULT 1:54.607 +5.551 21
22 4 MAX CHILTON ING MARUSSIA FERRARI 1:55.170 +6.114 17
    TEMPO 107% TL1   1:56.690 +7.634  
               
RECORDE SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT RB9 1:42.841 21/09/2013  
MELHOR VOLTA SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT RB9 1:42.841 21/09/2013  

 

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