FIA diz que está monitorando de perto avanço do tufão, mas não fala em mudanças na programação do GP do Japão

A FIA afirmou nesta quinta-feira (2) em Suzuka que está monitorando de perto a aproximação do tufão Phanfone, que deve atingir o Japão nos próximos dias e atrapalhar a programação da F1

A FIA está acompanhando atentamente a evolução dos alertas sobre a aproximação do tufão Phanfone, que pode atingir o Japão bem no dia da corrida em Suzuka, no próximo domingo (5).

O fenômeno vem ganhando força no Oceano Pacífico e, ao longo dos últimos dias, vem provocando ventos fortes e chuvas na região da pista nipônica. Aliás, a quinta-feira (2) foi bastante molhada no circuito que recebe neste fim de semana a 15ª etapa da temporada 2014.

Enquanto os organizadores temem um eventual cancelamento da corrida, ainda há uma enorme incerteza quanto à direção que o tufão pode tomar nas próximas horas. O último boletim meteorólogico apontava, na manhã de hoje, que os ventos formados pelo Phanfone já atingiam uma velocidade de 240 km/h e que chuvas torrenciais vão chegar ao Japão no dia da corrida.

As equipes da F1 entendem que ainda é cedo para considerar qualquer plano de contingência, mas a FIA garantiu que vai continuar monitorando de perto do fenômeno.

Choveu o dia todo em Suzuka nesta quinta-feira (Foto: Getty Images)

Entende-se que existe a possibilidade de alterar o horário da corrida, para evitar problemas. Mas isso ainda não foi discutido entre a entidade, os times e o detentor dos direitos comerciais da F1. A FIA também pretende esperar mais 24 horas para ter informações mais precisas sobre os impactos do tufão, antes de tomar qualquer decisão sobre a programação da etapa japonesa.

Há dez anos, a aproximação de um tufão, o Ma-On, obrigou a organização da F1 a cancelar as atividades do sábado do GP do Japão, jogando a classificação para a manhã do domingo — algo até então inédito na história da categoria.

Em 2010, o vulcão islandês Eyjafjallajökull cobriu a Europa de fumaça e cinzas e chegou a comprometer a viagem de alguns membros da F1 para o GP da Espanha, disputado em maio.

As imagens da F1 no Japão
#GALERIA(5094)

GRANDE PRÊMIO acompanha toda a movimentação do GP do Japão, o 15º da temporada 2014.

Bolão GRANDE PRÊMIO EUROBIKE:
faça suas apostas para o GP do Japão e concorra a uma viagem. É grátis!


Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.