FIA endurece regras em busca de igualdade entre motores de construtoras e equipes clientes

A FIA segue buscando a igualdade na qualidade dos motores fornecidos pelas construtoras para suas clientes. Agora, as regras ficaram mais rígidas para fiscalizar que isso está mesmo acontecendo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A FIA não quer mais que existam diferenças entre os motores das construtoras e os fornecidos para suas equipes clientes. Assim, a entidade confirmou nesta sexta-feira (23) novos mecanismos para garantir que todas as unidades de potência de uma mesma fabricante fiquem iguais.

 
Até então, as equipes construtoras precisavam apenas apresentar uma documentação que provasse que os motores fornecidos operavam da mesma forma. No entanto, a FIA seguia suspeitando que as fabricantes tinham acesso a modos diferentes de utilização da peça, principalmente na classificação, algo que não acontecia com as clientes.
A FIA quer o fim da diferença entre os motores das construtoras e das clientes (Foto: Haas)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Agora, a entidade quer que absolutamente tudo esteja igual entre fabricantes e clientes, não apenas documentado, mas também no modo de utilização das peças, com especificações iguais de óleo e combustível, operadas do mesmo jeito e pelo mesmo software.

 
Apenas a Ferrari, até o final do ano passado, assumia abertamente que uma de suas clientes usava um motor bastante atrasado. Em 2016, foi a Toro Rosso que recebeu a peça, enquanto que a Sauber foi a escolhida do ano passado. Em 2018, nada disso vai acontecer, tampouco diferenças sutis em um motor do mesmo ano.

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.