F1
03/12/2015 12:31

FIA libera três compostos de pista seca por GP e dá aos pilotos poder de escolha de dez jogos de pneus em 2016

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) também mudou as regras de pneus para a temporada 2016 na F1. Agora, a cada fim de semana, os pilotos terão à disposição três tipos de compostos para pista seca e ainda poderão escolher seus próprios jogos de pneus
Warm Up / Redação GP,  de Curitiba
 Pneus (Foto: Pirelli)
Além das novas regulamentações para os motores e confirmação do calendário do próximo ano, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) também promoveu alterações nas regras dos pneus para a temporada 2016 na F1. Com o objetivo de aumentar a possibilidade de adoção de diferentes estratégias, a entidade máxima do esporte a motor vai permitir que a Pirelli, a fornecedora única do Mundial, disponibilize, ao invés de dois, três tipos distintos de pneus slicks para cada fim de semana de corrida.
 
A empresa italiana também vai indicar duas especificações de compostos para a corrida, sendo que um deles terá de ser usado. Ainda, um jogo de pneus mais macios poderá ser utilizado somente no Q3 — a fase final e decisiva da classificação. Cada piloto também poderá escolher mais dez jogos dentre os três compostos para formar um conjunto de 13 jogos por fim de semana.
Os fãs da F1 escolheram o roxo para identificar o novíssimo pneu ultramacio da F1 em 2016 (Arte: Pirelli)
A nova regra obriga ainda os competidores a utilizar ao menos dois compostos de pneus slicks em corrida, a menos que haja a necessidade de uso dos intermediários. 
 
Também para 2016, a fabricante de Milão vai disponibilizar às equipes os pneus supermacios (vermelhos), os macios (amarelos), os médios (brancos), os duros (laranjas) e agora também os ultramacios, que ganharam a cor roxa. 
 
Confira o comunicado da FIA:
 
As alterações foram aprovadas pelo Conselho Mundial do Esporte e se referem aos pneus usados pelas equipes. O objetivo é o de incentivar diferentes estratégias a partir da temporada 2016. E isto inclui:
 
- O fornecedor de pneus vai agora entregar três comostos para pista seca ao invés de dois.
 
- Dos 13 jogos de pneus para pista seca disponíveis para cada piloto, o fornecedor vai escolher dois para a corrida, sendo que um deles precisa ser usado. Um jogo de pneus mais macios será disponibilizado apenas para o Q3. Cada piloto poderá então escolher seus dez jogos restantes a partir dos três compostos disponíveis.
 
- A menos que os pneus intermediários ou de chuva pesada tenham sido utilizados, cada piloto terá de usar ao menos duas especificações de pneus para pista seca — e pelo menos um deles deve ser o escolhido pela fornecedora de pneus.

 

E se os carros de F1 forem como este que a McLaren desenhou?http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/video-mclaren-apresenta-visao-de-f1-do-futuro-com-revolucionario-modelo-conceitual-mp4-x

Posted by Grande Prêmio on Quinta, 3 de dezembro de 2015
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