Force India afirma que mudança nos pneus "tirou chance de bater McLaren entre os construtores”

A Force India se disse contente com a campanha feita neste ano na F1 e o sexto lugar nos Mundial de Construtores, mas afirmou que, não fosse a modificação feita pela Pirelli nos pneus, poderia ter terminado 2013 mais à frente

A Force India acredita que, não fosse a alteração promovida pela Pirelli nos pneus para a segunda fase da temporada, teria tido uma maior chance de bater a McLaren no Mundial de Construtores. A equipe indiana completou o campeonato na sexta colocação, 45 pontos atrás da esquadra britânica, que fechou uma posição à frente.

O time de Vijay Mallya possuía 22 pontos de vantagem para os britânicos antes do GP em Silverstone, quando a fornecedora italiana se viu obrigada a mudar os pneus, devido ao enorme desgaste. "Havia a possibilidade de superar a McLaren [sem a troca dos pneus]", disse Bob Fernley, diretor da escuderia verde, laranja e branca.

Force India terminou 2013 com o sexto lugar no Mundial de Construtores (Foto: Carsten Horst/Hyset)

"Nós estávamos significativamente à frente da McLaren na época em tínhamos a performance em nossas mãos, por isso essa situação com os pneus nos afetou muito", completou. "O problema foi que, naquele momento, nós já havíamos introduzido o carro de 2014 no túnel de vento e não tínhamos mais como trabalhar no carro atual, portanto tivemos de fazer tudo com o que tínhamos disponível", acrescentou.

Fernley ainda se mostrou contente com o desempenho da Force India neste ano. "Acho que conseguimos o que queríamos, que era nos consolidar no sexto lugar. Esse foi alvo desde o início do ano", reforçou.

"Foi muito preocupante depois de Silverstone com a troca dos pneus, mas fomos capazes de lutar contra os nossos rivais sem nenhuma atualização, o que acabou sendo um grande resultado para nós", emendou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.