Force India revela dificuldade para incorporar Halo ao desenho do novo carro, mas festeja aprovação no crash-test

A Force India é mais uma equipe a anunciar que teve seu novo carro aprovado no crash-test obrigatório da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Contudo, não foi fácil, revela Otmar Szafnauer. O dirigente contou que o grande desafio foi encaixar o Halo ao novo projeto. Mas tudo correu bem, no fim das contas

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Grande novidade para a temporada 2018 do Mundial de F1, o Halo vem dando dor de cabeça às equipes. A Force India, especialmente, revelou que foi um grande desafio encaixar a nova peça, desenvolvida para oferecer maior proteção aos pilotos, no carro que vai à pista nesta temporada. Mas mesmo em meio às dificuldades, o novo modelo da equipe — que vai ter seu novo nome anunciado no próximo dia 25 de fevereiro — foi aprovado no teste de impacto obrigatório exigido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

 
Mas não foi uma jornada fácil para alcançar o êxito logo no primeiro teste. “O mais complicado durante o inverno, para nós, foi encaixar o Halo ao desenho do carro porque ele foi introduzido muito tarde”, ponderou o diretor de operações do time de Silverstone, Otmar Szafnauer, em entrevista à revista norte-americana ‘Racer’.
 
“O que, para uma equipe do nosso tamanho, o novo desenho tornou-se mais difícil. Houve grandes mudanças que tivemos de fazer no desenho para incorporar o Halo”, comentou o dirigente da Force India.
A Force India revelou dificuldade para encaixar o Halo ao novo projeto da temporada 2018 da F1 (Foto: Force India)
Com a introdução do Halo — que vai ser peça mandatória não apenas na F1, mas também em categorias como a Fórmula E e a F2 em 2018 —, o peso mínimo dos carros da principal categoria do automobilismo mundial subiu 6 kg, de 728 para 734 kg. A peça em si pesa cerca de 9 kg, e outros 6 kg são envolvidos na montagem, como explica Szafnauer.
 
“O que encontramos foi um grande desafio. Porque pesa muito, então foi um grande desafio não aumentar muito o peso, mas também fazer com que o Halo fosse suficientemente forte para suportar todas as cargas obrigatórias”, acrescentou.
 

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Mas mesmo com as dificuldades, a Force India venceu seu primeiro grande desafio em 2018. “Temos tudo aprovado. De fato, respeitamos nosso programa, e o que é bom é que ele foi aprovado logo de cara. Se não tivesse sido assim, poderia ter sido um problema”, emendou o engenheiro, que agora está focado nos trabalhos finais para deixar pronto o novo carro até o início dos testes de pré-temporada, em 26 de fevereiro.

 
“O desenvolvimento do carro continua num ritmo rápido, mas isso é relativo. Não sabemos em que ponto nós estamos”, concluiu.
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