FOTO: Vettel usa primeiro treino livre do GP da Inglaterra para teste de pista do Shield na F1

Nos primeiros minutos do treino livre do GP da Inglaterra, nesta sexta-feira (14), Sebastian Vettel deixou a pista com o Shield instalado em sua Ferrari. O alemão é o primeiro piloto a testar o novo dispositivo que tem como meta ampliar a segurança do piloto dentro do cockpit



google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

E o Shield foi à pista pela primeira vez nesta sexta-feira (14) em Silverstone. Sebastian Vettel aproveitou os primeiros minutos da sessão que abriu as atividades da F1 para o GP da Inglaterra para testar o novo dispositivo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que visa ampliar a segurança do cockpit dos carros do Mundial

 
Assim como já havia acontecido com Halo, a Ferrari novamente foi a equipe escolhida para fazer uma primeira avaliação da peça. A entidade máxima do esporte a motor vem avançando nos estudos para tornar os modelos da F1 mais seguros e o Shield agora parece ser a preferência do órgão, que pretende introduzir o uso do elemento a partir da temporada 2018.

O ferrarista, que atualmente lidera o campeonato, foi o primeiro piloto a ir à pista. Assim que a luz verde autorizou o início do treino livre, a esquadra vermelha já mandou Vettel com o Shield instalado na SF70H #5. Kimi Räikkönen seguiu de perto o companheiro de time, que completou apenas uma volta com o recurso no carro.

O escudo no carro de Vettel (Foto: Reprodução)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O recurso tem como prioridade impedir que objetos lançados na pista acertem os pilotos dentro dos carros, como aconteceu com Felipe Massa, em 2009, quando uma mola solta do carro de Rubens Barrichello atingiu o brasileiro na cabeça. O brasileiro escapou de uma lesão grave e pode se recuperar normalmente. Mas o mesmo não aconteceu com o inglês Justin Wilson, na Indy, que foi acertado por detritos de carro após um acidente e acabou perdendo a vida.

 
Durante boa parte do ano passado, a FIA colocou todos os pilotos do grid para testar o Halo – uma espécie de arco que se fixava em cima do cockpit -, mas o progresso do Shield se mostrou mais veloz do que o esperado, abrindo caminho para um teste neste mês de julho. A proteção vem sendo desenvolvida pela empresa italiana Isoclima, que também trabalha com outros campeonatos do automobilismo mundial.

Pouco depois de Vettel voltar aos boxes, Marc Gené, também piloto da Ferrari, contou à emissora espanhola Movistar + as primeiras impressões do tetracampeão a respeito do Shield. "Ele gostou muito mais que o Halo. Mas Vettel não está totalmente contente. Na sua visão frontal, ele disse que não vê totalmente de forma transparente e que [o Shield] dava uma sensação estranha para focalizar a pista", afirmou o piloto.

"É a primeira versão, e eles vão ter de melhorar. Por ser transparente, não poderia causar essa impressão", acrescentou Gené.

Vettel no carro pouco antes de deixar os boxes com o novo Shield (Foto: Albert Fàbrega/Twitter)
Vettel foi o primeiro piloto da F1 a fazer uso do novo Shield (Foto: Reprodução)

O Shield chega com visual mais belo que o Halo e o Aeroscreen (Foto: Reprodução)

MORBIDELLI VÊ ROSSI COMO INSPIRAÇÃO E DIZ QUE CONSELHO O TORNOU MAIS AGRESSIVO NAS CORRIDAS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.