Fumaça criada por incêndio aumenta nível de poluição e pode ameaçar GP de Cingapura, diz agência ambiental

Incêndio nas florestas da Ilha de Sumatra, na Indonésia, criou fumaça altamente poluente que chegou a Cingapura e já nesta quinta (18) fez índice de poluição chegar a número acima do limite saudável

Os incêndios florestais da Ilha de Sumatra, na Indonésia, podem ameaçar a realização do GP de Cingapura, segundo Agência Nacional Ambiental de Cingapura (NEA, na sigla em inglês). O motivo é o nevoeiro de poluição causado pelo incêndio e que foi direcionado pelos ventos a cidade-estado do sudeste asiático nos últimos dias.
 
De acordo com a NEA, a poluição do ar chegou a níveis perigosos, com o Índice Padrão de Poluição, emitido a cada três horas, passando de 100, número acima do limite da poluição, às 4h (de Brasília) desta quinta (18).
 
A agência também alertou em seu site que as “pessoas saudáveis” deveriam “reduzir atividades físicas extenuantes ou prolongadas em ambientes externos” quando o nível de nevoeiro chega a 100, o que também aconteceu na segunda-feira.
F1 chega a Cingapura (Foto: Getty Images)
“No caso de o nevoeiro atrapalhar a visibilidade, a saúde pública ou a logística, o GP de Cingapura irá manter contato com as agências relevantes antes de tomar quaisquer decisões coletivas em relação ao evento”, declarou um porta-voz da corrida da cidade-estado.
 
Em prévia da prova do próximo domingo, a Williams declarou que o calor, a humidade e a duração da prova de Cingapura são algumas das mais duras em todo o calendário, com pilotos chegando a perder até 3 kg durante o GP.
 
Durante o ano de 2013, as fumaças provenientes dos incêndios chegaram a provocar um índice de poluição de 401 no mês de junho, quando qualquer marcação acima de 300 já pode ser considerada perigosamente nociva.

#GALERIA(5074,81524)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.